/

Bolsonaro critica silêncio de Macron sobre incêndios na Austrália

3

O presidente Jair Bolsonaro e seu chefe de gabinete, Onyx Lorenzoni, criticaram esta quinta-feira o silêncio do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre os incêndios que assolam parte da Austrália.

“Macron falou alguma coisa (sobre os incêndios na Austrália) até agora?”, perguntou o presidente na sua transmissão semanal no Facebook.

Falou em colocar em dúvida a soberania da Austrália?“, acrescentou, em relação às críticas feitas pelo presidente francês durante os incêndios na Amazónia em agosto e setembro de 2019. Estes incêndios, causados em grande parte pela desflorestação, causaram uma disputa entre Brasil e França que ainda não foi resolvida.

Bolsonaro acusou a França de “colonialismo” e reafirmou repetidamente a soberania do Brasil sobre a Amazónia, depois de Macron criticar a falta de resposta do Brasil à destruição de vastas áreas da maior floresta tropical do mundo.

Antes da transmissão, o chefe de gabinete, Onyx Lorenzoni, publicou no Twitter uma série de críticas em francês e português contra o silêncio de Macron.

“O mundo lamenta a tragédia dos incêndios na Austrália e as vidas perdidas, e o silêncio de Macron e dos verdes europeus é a prova de que nunca se tratou de preservação ambiental, e sim de ideologia e mentiras“, escreveu.

“Macron e os verdes atacaram o Brasil com fake news apenas porque o Presidente é Jair Bolsonaro, o líder que não se dobra à agenda esquerdista”, acrescentou

Na sua transmissão em direto no Facebook, Bolsonaro perguntou ainda se a jovem ativista sueca Greta Thunberg, que este descreveu recentemente como “pirralha”, se referiu aos incêndios. Bolsonaro ofereceu ajuda à Austrália para combater os incêndios que deixaram vários mortos, sem dar detalhes.

Diante da grande reação da comunidade internacional, o Brasil tentou em agosto minimizar a escalada de incêndios na Amazónia, e Bolsonaro acusou inclusivamente as ONGs de serem responsáveis pelos mesmos.

// Lusa

3 Comments

  1. Esta imitação do Trump, não tem mesmo noção das figurinhas que faz!…
    Que idade mental terá?
    Parece a minha sobrinha de 6 anos a fazer queixinhas!…

  2. Grande Bolsonaro, o incompetente Macro fez julgamento errado e vai continuar a ser ridicularizado pelo melhor Presidente da actualidade…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.