Bolsonaro critica silêncio de Macron sobre incêndios na Austrália

O presidente Jair Bolsonaro e seu chefe de gabinete, Onyx Lorenzoni, criticaram esta quinta-feira o silêncio do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre os incêndios que assolam parte da Austrália.

“Macron falou alguma coisa (sobre os incêndios na Austrália) até agora?”, perguntou o presidente na sua transmissão semanal no Facebook.

Falou em colocar em dúvida a soberania da Austrália?“, acrescentou, em relação às críticas feitas pelo presidente francês durante os incêndios na Amazónia em agosto e setembro de 2019. Estes incêndios, causados em grande parte pela desflorestação, causaram uma disputa entre Brasil e França que ainda não foi resolvida.

Bolsonaro acusou a França de “colonialismo” e reafirmou repetidamente a soberania do Brasil sobre a Amazónia, depois de Macron criticar a falta de resposta do Brasil à destruição de vastas áreas da maior floresta tropical do mundo.

Antes da transmissão, o chefe de gabinete, Onyx Lorenzoni, publicou no Twitter uma série de críticas em francês e português contra o silêncio de Macron.

“O mundo lamenta a tragédia dos incêndios na Austrália e as vidas perdidas, e o silêncio de Macron e dos verdes europeus é a prova de que nunca se tratou de preservação ambiental, e sim de ideologia e mentiras“, escreveu.

“Macron e os verdes atacaram o Brasil com fake news apenas porque o Presidente é Jair Bolsonaro, o líder que não se dobra à agenda esquerdista”, acrescentou

Na sua transmissão em direto no Facebook, Bolsonaro perguntou ainda se a jovem ativista sueca Greta Thunberg, que este descreveu recentemente como “pirralha”, se referiu aos incêndios. Bolsonaro ofereceu ajuda à Austrália para combater os incêndios que deixaram vários mortos, sem dar detalhes.

Diante da grande reação da comunidade internacional, o Brasil tentou em agosto minimizar a escalada de incêndios na Amazónia, e Bolsonaro acusou inclusivamente as ONGs de serem responsáveis pelos mesmos.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta imitação do Trump, não tem mesmo noção das figurinhas que faz!…
    Que idade mental terá?
    Parece a minha sobrinha de 6 anos a fazer queixinhas!…

  2. Grande Bolsonaro, o incompetente Macro fez julgamento errado e vai continuar a ser ridicularizado pelo melhor Presidente da actualidade…

RESPONDER

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …