“O Brasil não pode parar”. Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Joedson Alves / EPA

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote “O Brasil Não Pode Parar”. O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19.

Face à pandemia de covid-19, o Governo brasileiro gastou 4,8 milhões de reais, o equivalente a 800 mil euros, numa campanha publicitária que defende a flexibilização do isolamento social, escreve o DN. A ideia é que apenas idosos e pessoas com historial de doenças fiquem em casa durante a quarentena.

No Brasil, há vários empresários que se mostram contra a quarentena e são a favor de abandonar a prática de isolamento social recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

“O brasileiro quer trabalhar, isso do confinamento tem que acabar, temos que voltar às nossas rotinas. Deixem os pais, os velhinhos, os avós em casa e vamos trabalhar”, disse o chefe de Estado brasileiro. “Haverá algumas mortes, mas acontece, paciência“.

De acordo com a imprensa brasileira, o contrato foi assinado pelo secretário de comunicação da presidência, Fábio Wajngarten, que está a cumprir quarentena após ter testado positivo para o novo coronavírus. Wajngarten realça que ainda é prematuro e irresponsável falar na campanha, uma vez que ainda não está em vigor.

As contas feitas pelo portal UOL mostram que o dinheiro gasto por Bolsonaro nesta campanha daria para comprar 70 ventiladores para os hospitais brasileiros.

Entretanto, Bolsonaro continua a desvalorizar a pandemia de covid-19 e, ainda na terça-feira, disse que é apenas “uma gripezinha”. Os brasileiros “saltam em esgotos e não são contaminados com nada”, disse ainda Bolsonaro.

Até sexta-feira, o Brasil contava com 3.000 casos positivos, entre os quais 92 mortes.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Esse presidente deveria ser proibido de se manifestar de forma tão irresponsável. Deveria também pagar pelos estragos que causar à nação.

  2. Dois dias após divulgar essa campanha a nível mundial, sua excelência (ele mesmo) declarou que tal campanha nunca existiu. Não é a primeira nem a segunda nem a terceira (etc.) vez que tal acontece. Ele fala uma coisa e depois afirma que nunca havia dito, ou que é intriga da imprensa. Como nossos irmãos brasileiros “não têm memória política”, prevalece a declaração mais recente.

RESPONDER

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …

Turismo de Portugal tem 10 milhões para apoiar campanhas de empresas que promovam o país

O Turismo de Portugal tem dez milhões de euros, que vão servir para financiar iniciativas “de valorização, inovação e promoção do destino Portugal” até 2025. A dotação de dez milhões de euros, aprovada por despacho de …