/

Bolsonaro diz que foi alvo de troça em Portugal por defesa de fármacos sem eficácia

7

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse esta quinta-feira que foi alvo de troça em Portugal pelo facto de o seu Governo defender o uso de fármacos sem comprovação científica contra a covid-19.

A declaração de Bolsonaro deu-se durante a sua habitual transmissão em vídeo nas redes sociais, em que, entre outros temas, voltou a defender aquilo a que chama de “tratamento precoce” contra a covid-19, um conjunto de fármacos sem eficácia contra a doença, como cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e nitazoxanida.

“Eu vi um deboche [troça] de uma televisão portuguesa em cima da gente. Não sei viram esse filme aí. O repórter falando que entrevistou o [Hamilton] Mourão [vice-presidente do Brasil]. Perguntaram o que é que o Mourão tomou [quando esteve infetado] e ele falou ‘tomei isso'”, começou por contar Bolsonaro.

“Daí, a repórter brasileira pergunta: ‘tomou isso? mas não tem comprovação científica contra a covid-19!’ e o Mourão respondeu: ‘mas eu estou vivo’. Piada em Portugal. Piada!“, criticou o mandatário brasileiro.

Após ser diagnosticado com covid-19 em dezembro do ano passado, Hamilton Mourão fez uso de hidroxicloroquina, azitromicina e nitazoxanida, segundo informou a própria assessoria da vice-presidência na ocasião.

Segundo o chefe do Estado, os que falam contra o “tratamento precoce” “tremem” e “falam fino” quando recebem um diagnóstico positivo da doença e passam a “tomar qualquer” coisa.

Bolsonaro aconselhou os brasileiros infetados com o novo coronavírus a procurar um profissional de saúde, assegurando que a “maioria dos médicos” com quem tem conversado receita esses fármacos aos seus pacientes.

O líder brasileiro insinuou ainda que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que cumpre quarentena nos Estados Unidos da América (EUA) após ter sido infetado na sua deslocação à Assembleia Geral das Nações Unidas, possa ter usado medicamentos ineficazes contra a covid-19.

“Quero que a imprensa, quando o Queiroga voltar ao Brasil… Vocês não vão ter coragem de perguntar, mas vai ter repórter que vai. ‘Senhor Marcelo Queiroga, o senhor está vacinado com as duas doses, é um homem que nunca foi visto sem máscara no Brasil e contraiu o vírus’. Ninguém quer dizer que a vacina não serve para nada. Perguntem para ele, se fez algum tratamento inicial nos EUA”, disse.

Jair Bolsonaro, um dos chefes de Estado mais céticos em relação à gravidade da pandemia em todo o mundo, voltou na quinta-feira a questionar a eficácia das vacinas, sugerindo que as farmacêuticas teriam algum “interesse comercial” com a terceira dose contra a doença.

“Porquê essa pressão por vacina? Há interesse comercial? Ora, pessoal, não era suficiente uma ou duas doses? As empresas não diziam que era assim? Pois, se tem a terceira dose, tem que ser de graça, ou não é? Não é direito do consumidor?”, questionou o mandatário.

Bolsonaro, que recusa o rótulo de “negacionista”, disse ainda que a vacina “não é recomendável” para quem já foi infetado porque, segundo o Presidente, quem contraiu o coronavírus “tem mais anticorpos do que qualquer vacina”, argumento usado pelo próprio para justificar o facto de ainda não ter recebido o imunizante.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo ao totalizar 596.749 óbitos e 21,4 milhões de infeções pelo novo coronavírus.

A covid-19 provocou pelo menos 4.771.320 mortes em todo o mundo, entre 233,23 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

// Lusa

7 Comments

  1. O Sr Presidente do Brasil está correto. O número de mortes alto deveu-se à proibição pelos órgãos de Justica do uso de tratamentos adequados na fase inicial (agora já mais do que reconhecidos como eficazes, basta ler as publicações científicas). A grande mídia continua falando contra, mas os médicos estudiosos e corajosos, sem vinculação política, estão prescrevendo os necessários tratamento iniciais e salvando vidas.

    • Que estudos defendem que a hidroxicloroquina é eficaz no tratamento do covid, pode citá-los? Os que conheço demonstram exatamente o contrário, e se quiser posso citá-los. Informe-se por favor.

  2. Oh coitadinho… o Bolsonaro andava leste da realidade mas alguém o devia avisar que, cada vez que ele abre a boca (e raramente não é para sair disparate) é alvo de troça em Portugal (e em todo o mundo civilizado)!!
    E o Brasil é que fica mal visto…

  3. Nisso tem razão. Se concluíram que afinal são precisas 3 doses, tem de ser gratuita porque os estados compraram uma vacina e não 2/3 de uma vacina.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.