Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Joédson Alves / EPA

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União.

A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de se colocar uma sinalização sobre o uso de máscaras em estabelecimentos que atendem o público.

Bolsonaro já havia vetado a obrigatoriedade do uso de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas quando sancionou parte da lei sobre o uso das máscaras aprovada no Congresso do país em junho.

Estas decisões do Presidente brasileiro ainda poderão ser revistas pelos parlamentares, que têm o poder de derrubar em votação vetos presidenciais sobre as leis aprovadas no Congresso.

Enquanto Bolsonaro trabalha para enfraquecer a adesão à lei que regulamentou o uso de máscaras no país durante a pandemia, artistas brasileiros fizeram um contraponto à política do líder do governo e lançaram uma campanha denominada “Por amor à vida, use máscara”.

A campanha conta com um vídeo, divulgado nesta segunda-feira, e é liderada pela atriz Fernanda Montenegro. Além da atriz, o projeto contou com a adesão de outros nomes de peso da cultura e da sociedade brasileira como os cantores Gilberto Gil, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Emicida e Elba Ramalho, a atriz Glória Pires e ativistas como o indígena Ailton Krenak, entre outros.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de 1,6 milhões de casos e 64.867 óbitos), depois dos Estados Unidos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 534 mil mortos e infetou mais de 11,47 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo começa hoje a ouvir os partidos. IL, Chega, Os Verdes e PAN são os primeiros

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começa esta segunda-feira a receber os partidos políticos com assento parlamentar em encontros que se estendem até quarta-feira. Os primeiros partidos a serem recebidos por Marcelo Rebelo de …

"Muito estúpida": ciclista festeja ouro (mas não sabia que era prata)

Anna Kiesenhofer foi histórica para a Áustria nos Jogos Olímpicos. Mas Anniemiek van Vleuten também ficará na história de Tóquio 2020, por outro motivo. A prova feminina de ciclismo de estrada poderá ser uma das mais …

Marcelo está esperançoso em relação à evolução da pandemia em Portugal

Índices de transmissão e a incidência a diminuir, assim como a pressão sobre o SNS, são os motivos apresentados pelo Presidente da República para o otimismo. Marcelo Rebelo de Sousa também aproveitou para reiterar o …

"Dei tudo que tinha". Telma Monteiro eliminada nos oitavos de final

A judoca portuguesa Telma Monteiro foi eliminada na segunda ronda da categoria de -57 kg dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao perder com a polaca Julia Kowalczyk, em combate disputado no Nippon Budokan. Telma Monteiro, medalha de …

Tiago Barbosa Ribeiro compara o Porto a "um donut" (e refere que quer inverter a perda de habitantes na cidade)

Tiago Barbosa Ribeiro (PS) apresentou este domingo a candidatura à Câmara do Porto, cidade que comparou a um “donut” por ser “vazia por dentro”, pela perda de 20 mil habitantes, e anunciou a deputada Rosário …

Descoberta de túmulos da dinastia Yuan dá nova luz sobre as cerimónias fúnebres da época

Um equipa de arqueólogos descobriu, em Jinan, no leste da China, vários túmulos da dinastia de Yuan, sendo que alguns apresentavam impressionantes murais bem preservados. As descobertas surgiram no seguimento de um trabalho de escavação iniciado …

Mortes por gripe caem para zero nos últimos meses. Atividade gripal no inverno pode ser mais complicada

O uso de máscara, o distanciamento social e a higiene das mãos fizeram cair para zero a mortalidade por gripe entre outubro e maio. Os especialistas alertam para perda de imunidade e maior risco no …

Ramalho desculpabiliza Vítor Fernandes e nega "relação especial" com Vieira

António Ramalho diz que as decisões sobre o crédito da Imosteps foram tomadas de forma colegial, descartando influência direta de Vítor Fernandes. Numa carta enviada aos deputados da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, António …

Ao contrário do que se pensava, os cães sabem quando mentimos

Um novo estudo revela que, contrariamente ao que acontece com as crianças, os cães tendem a ignorar afirmações de pessoas que estão a mentir. Estas conclusões trazem uma nova luz sobre a forma como os …

Marques Mendes revela que especialistas vão propor fim das restrições horárias

No seu comentário semanal habitual, Luís Marques Mendes, deixou um alerta aos líderes políticos do país e fez uma revelação sobre o processo de desconfinamento - que deverá ganhar novas proporções esta semana. No Jornal da …