Bolsonaro abre nova guerra com militares

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Depois da demissão do ministro da Educação em abril, o conflito dentro do próprio Governo brasileiro entre a ala mais extremista e religiosa e o setor ligado aos militares está de novo ao rubro.

Muitos analistas interrogam-se sobre até que ponto irá durar a paciência dos generais quanto às repetidas investidas do filósofo de extrema-direita, apoiadas pelos próprios filhos do Presidente.

O Presidente brasileiro disse nesta terça-feira esperar que o desentendimento público entre Olavo de Carvalho e os militares “seja uma página virada por ambas as partes”. Bolsonaro quebrou o silêncio para vir defender o seu mentor ideológico, que desde este domingo se desdobra em ataques a um dos seus colaboradores mais próximos e companheiro de juventude, o ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz.

No Twitter, o capitão reformado elogiou o trabalho de Olavo de Carvalho “contra a ideologia insana que matou milhões no mundo e retirou a liberdade de outras centenas de milhões”, e o empenho no campanha que o levou à Presidência, segundo a Reuters.

Reforçado pelo apoio presidencial, o ideólogo de extrema-direita voltou a atacar os militares e em particular o ministro Santos Cruz, que tutela também a Secretaria Especial para a Comunicação Social.

“Os generais, para voltar a merecer o respeito popular, só têm de fazer o seguinte: arrepender-se, pedir desculpas e passar a obedecer ao presidente sem tentar mudar o curso dos planos dele. É simples”, disse Carvalho, citado pela Reuters.

Tem sido a ala militar do Governo, em particular o vice-presidente, general Hamilton Mourão, que de algum modo tem travado os ímpetos de Bolsonaro a respeito da mudança da embaixada de Telavive para Jerusalém ou quanto a uma possível intervenção militar na Venezuela, por exemplo.

Quanto ao ministro da Secretaria de Governo, a quem acusa de querer travar a ação presidencial, Olavo de Carvalho disse que “é politicamente analfabeto, não sabe nem mesmo a distinção entre governo e Estado. Quem governa é o presidente sim, Santos Cruz. O Legislativo legisla e o Judiciário julga. Governar, só o Executivo governa”, acrescentou Olavo de Carvalho.

A resposta mais dura por parte dos militares veio do general Eduardo Villas Boas, que comandou o Exército brasileiro até ao inicio de 2019. Na reserva, Villa Boas que é o atual assessor especial do ministro da Segurança Interna, comparou Olavo de Carvalho a um “Trotsky de direita”, sem quaisquer “princípios básicos de educação e respeito” e como alguém cuja atuação pretende “acentuar as divergências nacionais”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que bando de loucos!…
    E isto num país que é 2x maior do que a União Europeia!…
    Quando se mistura religião (ignorância) com coisas sérias, já se sabe que o resultado nunca é bom…
    O Olavo de Carvalho é um filosofo autodidata de meia-tigela (tipo pastor!) que passou de militante comunista para a extrema-direira e o Bolsonaro não é “capitão reformado”; é um capitão fracassado e expulso!!

RESPONDER

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …