Bolsonaro abre nova guerra com militares

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Depois da demissão do ministro da Educação em abril, o conflito dentro do próprio Governo brasileiro entre a ala mais extremista e religiosa e o setor ligado aos militares está de novo ao rubro.

Muitos analistas interrogam-se sobre até que ponto irá durar a paciência dos generais quanto às repetidas investidas do filósofo de extrema-direita, apoiadas pelos próprios filhos do Presidente.

O Presidente brasileiro disse nesta terça-feira esperar que o desentendimento público entre Olavo de Carvalho e os militares “seja uma página virada por ambas as partes”. Bolsonaro quebrou o silêncio para vir defender o seu mentor ideológico, que desde este domingo se desdobra em ataques a um dos seus colaboradores mais próximos e companheiro de juventude, o ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz.

No Twitter, o capitão reformado elogiou o trabalho de Olavo de Carvalho “contra a ideologia insana que matou milhões no mundo e retirou a liberdade de outras centenas de milhões”, e o empenho no campanha que o levou à Presidência, segundo a Reuters.

Reforçado pelo apoio presidencial, o ideólogo de extrema-direita voltou a atacar os militares e em particular o ministro Santos Cruz, que tutela também a Secretaria Especial para a Comunicação Social.

“Os generais, para voltar a merecer o respeito popular, só têm de fazer o seguinte: arrepender-se, pedir desculpas e passar a obedecer ao presidente sem tentar mudar o curso dos planos dele. É simples”, disse Carvalho, citado pela Reuters.

Tem sido a ala militar do Governo, em particular o vice-presidente, general Hamilton Mourão, que de algum modo tem travado os ímpetos de Bolsonaro a respeito da mudança da embaixada de Telavive para Jerusalém ou quanto a uma possível intervenção militar na Venezuela, por exemplo.

Quanto ao ministro da Secretaria de Governo, a quem acusa de querer travar a ação presidencial, Olavo de Carvalho disse que “é politicamente analfabeto, não sabe nem mesmo a distinção entre governo e Estado. Quem governa é o presidente sim, Santos Cruz. O Legislativo legisla e o Judiciário julga. Governar, só o Executivo governa”, acrescentou Olavo de Carvalho.

A resposta mais dura por parte dos militares veio do general Eduardo Villas Boas, que comandou o Exército brasileiro até ao inicio de 2019. Na reserva, Villa Boas que é o atual assessor especial do ministro da Segurança Interna, comparou Olavo de Carvalho a um “Trotsky de direita”, sem quaisquer “princípios básicos de educação e respeito” e como alguém cuja atuação pretende “acentuar as divergências nacionais”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que bando de loucos!…
    E isto num país que é 2x maior do que a União Europeia!…
    Quando se mistura religião (ignorância) com coisas sérias, já se sabe que o resultado nunca é bom…
    O Olavo de Carvalho é um filosofo autodidata de meia-tigela (tipo pastor!) que passou de militante comunista para a extrema-direira e o Bolsonaro não é “capitão reformado”; é um capitão fracassado e expulso!!

RESPONDER

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …

Irão diz que avião ucraniano foi abatido devido a erro humano

Um erro humano relacionado com um mau ajuste do radar militar foi a causa do acidente com o boeing ucraniano abatido em 8 de janeiro perto de Teerão, Irão, provocando 176 mortos, concluiu o relatório …