Bolsa de Nova Iorque tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Stacey Cunningham / Twitter

Stacey Cunningham, a nova diretora executiva da Bolsa de Valores de Nova Iorque

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova Iorque nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos EUA.

Formada em Engenharia Industrial, Stacey Cunningham será a primeira mulher em 226 anos a presidir à Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), assumindo o lugar até agora ocupado por Thomas Farley.

“Desde o primeiro momento em que pisei a sala de negociações, há mais de 20 anos, que a Bolsa de Nova Iorque (NYSE) ocupa um lugar especial no meu coração. É uma honra ter a oportunidade de liderar esta organização”, escreveu a nova diretora executiva no Twitter.

Até então, Cunningham, de 43 anos, era diretora de operações da NYSE. O percurso na maior bolsa de valores dos EUA começou em 1994, quando iniciou um estágio de verão. Chegou a abandonar o posto para trabalhar num restaurante e, em 2007, voltou ao mundo alucinante das ações na NASDAQ. Acabaria por regressar à Bolsa de Valores em 2012.

A NASDAQ, igualmente sediada em Nova Iorque, também está a ser dirigida por uma mulher: Adena Friedman, de 49 anos, que assumiu o cargo no ano passado.

Criada em 1792, a Bolsa de Valores de Nova Iorque está localizada em Manhattan, mais concretamente em Wall Street, o coração financeiro da cidade. Na bolsa, são feitas as grandes negociações de ações de empresas norte-americanas.

Cunningham assume o comando da Bolsa de Valores de Nova Iorque meio século depois da conquista de Muriel Sibert, a primeira mulher a ser admitida na mesma instituição.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois eu também já tinha lido algures que vinha aí a maior crise financeira de sempre…

    MAs agora fora de brincadeiras, uma notícia destas no fundo é profundamente sexista. Porque é que isto havia de ser sequer notícia? Se as mulheres achassem natural ter o mesmo direito e a mesma competência, deveriam achar isto uma consequência natural de cada vez mais haver até mais mulheres do que homens a sair das universidades. Mas não… Apesar disso, isto parece que continua a ser motivo de admiração.

    É quase como quem noticía: “tetraplégico ganha concurso de dança!..” – quase se trata as mulheres como deficientes, ao fazer disto uma notícia.

RESPONDER

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …