Bloco quer taxa contra especulação imobiliária

António Pedro Santos / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

O Bloco de Esquerda está a negociar com o Governo a criação de um taxa de IRS contra a especulação imobiliária. 

Este domingo, Catarina Martins disse aos jornalistas, numa visita à Feira do Relógio, em Lisboa, que o Bloco de Esquerda está a negociar com o Governo a criação de uma taxa de IRS penalizadora para combater a especulação imobiliária.

Segundo o Observador, o objetivo passa por fazer com que “quem compra e vende num curto período de tempo com muito lucro” pague “uma taxa de IRS particular penalizadora”. Esta é uma das propostas que está a ser discutida no quadro da preparação do Orçamento do Estado para 2019.

Um dos maiores problemas que o país enfrenta atualmente é “o preço da habitação” que “está neste momento a sofrer a pressão de um bolha especulativa”, referiu a líder do Bloco. A medida está a ser negociada com o Governo desde maio, mas Catarina Martins não revelou qual o prazo em que a taxa é aplicada e qual o valor da taxa.

Para a coordenadora bloquista, a aplicação de uma taxa de IRS especial terá três efeitos positivos: “por um lado, trava a bolha especulativa, por outro lado angaria receitas para o Estado e em terceiro lugar ajuda a controlar os preços da habitação“.

“É preciso mesmo penalizar quem compra imobiliário para vender pouco tempo depois com muito lucro porque é a única forma de travar a bolha especulativa”, afirmou, sublinhando: “Não podemos fazer de conta que não existe uma bolha especulativa em Portugal”.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. E irá já apanhar o Robles? Ou é só para os futuros especuladores ?

    E o BE não vai criar nenhum imposto, para quem quer sair da Europa e critica o Euro, mas que se aproveitou do mesmo para criar alojamento local? Como foi o caso da D. Catarina ao ter o subsidio dos Fundos Comunitários para fazer a Empresa de que era sócia com o marido?

  2. Depois do caso Robles, uma medida desta natureza contra a especulação imobiliária é o mesmo que Hitler querer fazer uma Lei que prendesse quem matava Judeus. Será que esta gente não tem vergonha na cara ?

    • Totalmente de acordo. Logo a começar pelo António Bosta e o macaco da CML. É tudo a gamar. E agora se mudam a PGR é que vai ser a gamar a sério novamente.

      • E o caso da PGR que não deu conta das crianças que foram levadas pela IURD?
        Ah! Nessa altura era só magistrada, quando passou a PGR é que começou a abrir os olhos. Pois -…. pois….
        Ah! Você é do Partido do saque, por isso é tão bem educado e sabe quem anda a “gamar”

        • Bem sei o que o senhor quer. Como vê pelo espelho a PGR sempre à perna está com os seus amiguinhos a tentar por todos os meios criar condições para manter o saque, mandando a PGR dar uma vota. O Pinto Monteiro e a Cândida de Almeida é que eram bons!!!
          Em grande medida o PS está transformado num partido de ladrões. O Seguro bem que tentou mudar isso mas, como o amigo sabe, despacharam-no logo.
          Quanto à história da IURD é muito linda mas contaram-lha mal. Procure informar-se melhor e terá surpresas. Tal como no caso dos submarinos. Se vir atentamente as datas vai perceber que mais uma vez o crime deu-se no governo do António Guterres quando ainda se pensava em comprar não dois mas quatro submarinos. Veja porque é que o processo prescreveu quando prescreveu. Conte para trás dez anos e chegará à conclusão da data do hipotético crime. Os anos áureos da desgovernação guterrista em que os funcionários públicos quase que dobraram os salários em meia dúzia de meses. E não se esqueça do Bosta e dos Kamov e do Siresp entre outros. E também não esqueça que foi número 2 do 44. Acha mesmo que não viu nada do que se passou por lá?! Eu nem nunca entrei em nenhum governo e estava farto de ouvir histórias do pinóquio. E ele ali ao lado e nunca as ouviu?
          O amigo sabe muito, mas como diz o outro, não caça ratos. Agora que anda com medo de ser apanhado pelo gato… ai isso anda…

          • Como é gato/a está muito bem informado, deve andar a apanhar os restos…….Será só os restos que apanha ou come por cima da mesa?

            Eu tb lhe posso contar a história real e não esta fantasia que está para aqui a miar.

            A PGR apoiou o alargamento do mandato para ser único, mas agora o “tacho” é tão bom que já quer lá ficar.

            • Vocês andam mesmo desesperados. Quem tem a consciência tranquila não deve temer a continuidade da atual PGR. Deixe ficar a mulher ou tem medo de algo?

      • O presidente da Câmara Municipal de Lisboa chegou a propor uma redução de 50% do valor dos passes em Lisboa, e o resto do país não tem os mesmos direitos? e com que dinheiro se faz essa redução? com o dinheiro de todos os contribuintes ou apenas os de Lisboa? Esta gente faz de tudo para se manter no poder e com acesso a “tachos”. Quem criou todo o tipo de “taxas e taxinhas” para se pagar indo ao ridículo de criar, aplicar e receber durante anos uma taxa ilegal para a protecção civil, vem agora com esta “benesse”. Para esta gente o povo é burro e tudo esquece.

  3. esta sra que como alguém muito bem já escreveu, não gosta da UE mas adora os seus euros, bem como a corja toda do partido (deste e dos outros pq são todos farinha do mesmo colectivismo) deveria era ter vergonha na cara.

  4. O que ela quer é mais impostos! Se de facto a especulação é um mal coisa que os políticos até parecem adorar a verdade é que haveria outras soluções mais justas para acabar com ela, mas como vai o governo resolver isso se o próprio vive do mesmo?

  5. Ironia e cinismo do Bloco de Esquerda !
    Depois do seu militante Robles ter feito especulação imobiliária, vem o BE tentar mostrar que condena esses procedimentos. Talvez para contrariar as sondagens que atiram o BE para baixo do CDS.
    Temos um Bloco de Estrume !

  6. recebi uma mensagem assinada por paulo coelho via internet em que afirma ” quando um politico de esquerda afirma que acabará com a pobreza…esta a referir se à sua!.
    esta marota… deve querer este novo imposto mas que entre em vigor depois do camarada robles acabar com o seu negociozinho particular… ele e outros que a gente nem sabe nem sonha!!!!.. mas deduzimos, desde as vendas de patrimonio publico do tempo do socrates costa!!!.
    ela quer mais uns milhoes para a geringonça… mas os jornais e a tv a que temos direito continuam a dizer que os impostos nao amentaram..bla bla bla…..

  7. Os parasitas no poder. Arrogantes saloios com mania de intelectuais nem a Quim Barriros chegam … Estes vivem à babugem e a três gerações. Pobre país que troca Champalimaut por Mortáguas

  8. Não seria mais rentável TAXAR AS MAIS VALIAS remuneratórias obtidas pelos políticos e POLITIQUEIROS (aqueles que querem sempre sacar dos outros e auto isentar-se).

RESPONDER

Benfica vs AEK | Grimaldo de luxo no adeus à Champions

O Benfica fechou a sua participação no Grupo E da Liga dos Campeões com uma vitória, a segunda da temporada no adeus à prova, e frente ao mesmo adversário com que alcançara o primeiro triunfo, …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …