Bloco quer reconverter trabalhadores do turismo para a área social

João Relvas / Lusa

Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda quer levar, à ronda de reuniões com o primeiro-ministro na segunda e terça-feira, um plano de longo prazo que consiste em reconverter trabalhadores do turismo para a área social.

As reuniões que António Costa vai ter com os partidos no início da semana vão servir para delinear o Plano de estabilizaão Económico e Social, que estará integrado no orçamento suplementar que será apesentado em junho.

De acordo com o semanário Expresso, a ideia dos bloquistas passa por construir um plano de reconversão de empregos da área do turismo – onde se verifica uma quebra e a natureza precária de grande parte dos contratos -, para que estes profissionais passem a dedicar-se ao setor social.

“É uma estratégia para a reconversão produtiva e profissional de setores que já perderam muitos postos de trabalho, que podem não ser recuperáveis e não queremos que o sejam no mesmo paradigma”, explicou o deputado José Soeiro, em declarações ao Expresso.

O Bloco de Esquerda pretende que estes trabalhadores recebam formação para prestar cuidados a idosos, dependentes ou pessoas com deficiência em diversas áreas – saúde, higiene, distribuição de comida ou acesso à cultura.

Além disso, o partido liderado por Catarina Martins tem como objetivo que estes trabalhadores assinem contratos estáveis, de forma a não se voltar a formar a “mancha de trabalho muito precarizada” que existe no turismo.

Segundo o semanário, o plano pode abranger “milhares” de trabalhadores e servir ainda para reconverter equipamentos e imóveis desocupados.

O Governo vai lançar o Plano de Estabilização Económico e Social (PEES), que estará assente em quatro pilares: redução da burocracia; plano de apoio às microempresas; apoio à manutenção do emprego; e um reforço do SNS e da educação (ensino à distância para todos os alunos).

Para estabelecer este programa, António Costa quer o consenso de todos os partidos e parceiros sociais que têm até este domingo para para fazer chegar as propostas ao primeiro-ministro.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui está o “Cerebro de Animal”, a falta de qualquer respeito/consideração pelos Seres Humanos, a menina IMPOE e DECIDE por Decreto o que as pessoas querem fazer das suas vidas!
    Horrivel, terrivel, medonho, sinistro, essa gentalha das Botas de Esterco

RESPONDER

Netflix vai cancelar automaticamente contas inativas

A Netflix decidiu cancelar, de forma automática, todas as contas de clientes inativos há mais de um ano. A decisão foi exposta num comunicado publicado esta quinta-feira pela multinacional. De forma a concretizar esta resolução, a …

Engenheiros imprimiram o núcleo de um reator nuclear numa impressora 3D

Uma equipa de engenheiros e físicos nucleares tem um plano fora do comum para revolucionar o setor de energia nuclear: imprimir em 3D um reator funcional. Desenvolver uma nova peça para um reator nuclear é um …

Estão a surgir algas na Antártida devido às alterações climáticas

As chamadas "algas da neve" já são conhecidas há algumas décadas no Ártico, mas não se sabia muito bem qual era a sua distribuição na Antártida. Por isso, como explica ao site New Scientist Andrew Gray, investigador …

Pegadas pré-históricas pintam um raro retrato do comportamento de humanos em grupo

Centenas de pegadas pré-históricas encontradas na Tanzânia pintam um raro retrato do comportamento de humanos antigos em grupo. As pegadas ficaram gravadas no solo pelas cinzas vulcânicas. Quando se trata de reconstruir como é que as …

Há uma praia escondida no meio do Pacífico (e só se pode lá chegar através de um túnel)

A Praia Escondida, também conhecida como Praia do Amor, está localizada nas Ilhas Marietas, no Pacífico, no interior de uma formação rochosa de origem natural, que a torna num verdadeiro espetáculo da natureza. O arquipélago mexicano …

Lyndsay não sabia quem era Elon Musk (até receber chamadas e mensagens para ele)

Lyndsay Tucker, consultora de cuidados da pele de 25 anos, não sabia quem era Elon Musk até há alguns anos, quando começou a receber chamadas e mensagens no seu telemóvel destinadas ao famoso empresário norte-americano. De …

"De cabeça erguida" em tribunal, Netanyahu considera "ridículas" acusações contra ele

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse este domingo apresentar-se "de cabeça erguida", no início do seu julgamento por corrupção, em Jerusalém, considerando "ridículas" as acusações feitas pelos promotores públicos. "Apresento-me de costas e de cabeça erguidas", …

Startup japonesa quer substituir astronautas por robôs

Enviar uma pessoa para o Espaço é extremamente arriscado. Consciente disso, uma startup japonesa quer enviar robôs humanóides em vez de astronautas. E se robôs humanóides fossem enviados para o Espaço no lugar dos astronautas? Segundo …

"Emoções voltam aos solavancos". Príncipe William fala de traumas (e da mãe) em documentário da BBC

Num novo documentário da emissora britânica BBC, o príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono, falou sobre os traumas do seu passado, incluindo sobre a morte da sua mãe, a princesa Diana. Em declarações …

Homem invade museu na Austrália para tirar selfies com dinossauros

Talvez numa tentativa de quebrar a rotina da quarentena, um alemão de 25 anos a estudar na Austrália decidiu invadir o Museu Australiano, em Sidney, durante a noite para tirar fotografias com os dinossauros. O relógio …