/

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

9

José Sena Goulão / Lusa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso.

Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de OE2021, mas os avanços do Governo não parecem ter convencido os bloquistas.

O Executivo liderado por António Costa mostrou-se disponível a deixar cair uma das condições de acesso ao novo apoio social – uma das bandeiras do Bloco de Esquerda neste OE -, permitindo assim que mais pessoas conseguissem beneficiar da prestação.

Mas o Bloco quis ir mais longe, questionando se esta medida – que sem esta condição poderá vir a custar mais 150 milhões de euros a juntar aos 450 milhões já previstos – seria ou não aplicada aos trabalhares independentes, os chamados recibos verdes.

O Governo hesitou sem avançar com mais esclarecimento durante três dias.

Ao fim deste período de tempo, que terminou na terça-feira, o Governo respondeu ao bloco de Esquerda, mas parece não ter esclarecido as dúvidas do partido.

Por tudo isto, e não havendo nenhuma alteração de última hora, o Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o documento na generalidade, pois o partido acredita que o Governo poderia ter ido mais longe.

A decisão final dos bloquistas será anunciada oficialmente este domingo.

A abstenção do PCP

A decisão oficial do Bloco de Esquerda vai ser anunciada já depois de o PCP, que é também antigo parceiro do Governo, ter anunciado que se vai abster na votação na generalidade.

O anúncio do PCP deixa o Bloco de Esquerda mais “solto”: o partido pode agora votar contra sem desencadear uma crise política, uma vez que com a abstenção dos comunistas o Governo de António Costa precisa apenas a duas abstenções – PAN e Verdes – para viabilizar a proposta do Governo.

Por outro lado, frisa ainda o Expresso, o voto contra do Bloco pode tornar o partido menos relevante nas contas finais da Orçamento, isto é, na votação final global do documento. O mesmo voto contra pode também arrefecer a relação entre bloquistas e Governo, que já se encontra “deteriorada”, segundo uma fonte ouvida pelo semanário.

 

PS só salva OE se Costa pedir desculpa

À direita, o PSD já anunciou que votará contra a proposta do OE2021, defendendo que este é o único sentido de voto coerente do partido.

Contudo, em declarações ao Expresso, o líder parlamentar do PSD, Adão Silva, admitiu que o partido pode até vir a salvar o documento, evitando uma eventual crise, mas para isso é necessário que o primeiro-ministro se retrate das declarações prestadas em entrevista ao mesmo semanário, durante a qual afirmou que no dia em que a sobrevivência do Governo depende do PSD, o Governo acabou.

“O primeiro-ministro foi muito arrogante quando disse que no dia em que precisasse do PSD para sobreviver o Governo caía. Ou ele se contradiz, pede desculpas e diz que não era assim — e aí talvez as coisas pudessem ser reequacionadas — ou, como ele não vai pedir desculpas, se é assim o jogo, se é assim a terminação, temos uma linha vermelha”, disse.

Rui Rio anunciou esta semana o voto contra o OE2021 na generalidade, mas não deu detalhes sobre a posição do partido caso esteja em causa uma crise política.

O jornal Observador escreve este sábado que a aprovação do Orçamento na generalidade está quase garantida, uma vez que após a abstenção do PCP faltam apenas duas abstenções para o documento ser viabilizado.

Ainda assim, frisa, as negociações com o Bloco de Esquerda continuam.

ZAP //

9 Comments

  1. Ficamos a saber que o PPD vota contra por birra e não pelo tal patriotismo que o Rui Rio há tempos falava, tanto o PS ficou mal na fotografia por O primeiro-ministro foi muito arrogante quando disse que no dia em que precisasse do PSD para sobreviver o Governo caía, como fica mal também o PPD e a sua direcção, já li tanto do PS,PPD,CDS, PCP e BE tanta coisa que não deveriam ter dito, agora vem o PPD armado é sério e honesto, isso não é fazer politiza é brincar com o povo e continuarem a rir da nossa cara, dom PCP e do BE só tenho uma coisa a dizer para eles é o quanto pior melhor, cada vez tenho mais desprezo por esta classe política.

    • O PSD não vota contra por birra, há inúmeras razões para votar contra o Orçamento de Estado para 2021, mas como deve ter estado distraído não viu/ouviu o discurso do Dr. Rui Rio nas jornadas parlamentares do PSD.
      Sobre a classe política, enquanto não for aprovado na AR o enriquecimento ilícito dos titulares de cargos públicos, concordo consigo.

  2. É tudo conversa fiada. É tudo medido ao milímetro para ganharem votos e receberem o apoio dos papalvos no dia das eleições. O que lhes interessa é manter os tachos e irem vivendo, à grande e à francesa, à custas dos nossos impostos. A conversa deles para mim vale 0 (ZERO)!!

  3. O PSD bateu no fundo !
    Então aprovar ou chumbar um Orçamento não tem a ver com o conteúdo do mesmo, mas tem a ver com a possibilidade de receber um pedido de desculpas ??!
    Ah Rui Rio que estás a passar a certidão de óbito ao partido.
    Muda de nome para “Rui Muleta”.

  4. Que o Rui Rio tem razão para votar contra o orçamento lá isso tem quanto mais não seja apenas pela arrogância do senhor Costa que sempre tem demonstrado pouco respeito, seja por quem for mesmo por colegas de partido, vir com esta conversa do pedido de desculpa, demonstra um pouco a cumplicidade que vai entre partidos e falta talvez de convicção política.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.