/

Bloco estreia-se, PC volta e Portas cede lugar no Conselho de Estado

3

Ricardo Perna / Flickr

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

A lista do Partido Socialista ao Conselho de Estado será liderada por Manuel Alegre, contando com o Bloco de Esquerda e com o PCP. Os líderes de PSD e CDS deverão ficar de fora.

A recondução de Alegre, o histórico socialista já no Conselho de Estado nos últimos quatro anos, foi revelada este domingo por Marques Mendes, durante o seu espaço de comentário na SIC.

A eleição parlamentar de cinco personalidades para o Conselho de Estado (CE) está marcada para esta sexta-feira, dia 18. O Diário de Notícias refere que está certa a apresentação de pelo menos duas listas – uma da coligação PSD-CDS e outra da esquerda -, e a previsão, tendo em conta que o método de apuramento de eleitos é o de Hondt, é que haja dois eleitos à direita e três à esquerda.

Na lista da esquerda, encabeçada por Manuel Alegre, o Bloco – que nunca fez parte do órgão – inclina-se para Francisco Louçã e o PCP para Jerónimo de Sousa – num regresso ao Conselho de Estado, onde os comunistas deixaram de ter assento desde a eleição de Cavaco Silva.

O nome indicado pelo BE será oficialmente discutido na terça-feira na Comissão Política do partido, e o DN refere que Catarina Martins, a porta-voz do partido, não quer ser escolhida. Da parte do PC, o nome não foi ainda revelado, mas quando tiveram assento no Conselho de Estado, os comunistas sempre se fizeram representar pelo seu líder: primeiro Álvaro Cunhal e depois Carlos Carvalhas.

De acordo com o Sol, o PSD, além de Pinto Balsemão, deverá indicar uma figura do CDS que poderá não ser o líder, Paulo Portas, mas sim uma figura ou “um senador do CDS”, de acordo com Marques Mendes.

O DN reproduz as três alternativas a Paulo Portas: Adriano Moreira, António Lobo Xavier ou Bagão Félix – que, por sua vez, já está no CE, designado pelo Presidente da República na quota pessoal de cinco personalidades.

ZAP

3 Comments

  1. É de notar que o representante comunista no Conselho de Estado foi substituido pelo grande patriota e empresario Dias Loureiro, por indicação do Srº Silva.
    Boa escolha, lolololololol, um trafulha de primeira.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.