Bloco estreia-se, PC volta e Portas cede lugar no Conselho de Estado

Ricardo Perna / Flickr

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

A lista do Partido Socialista ao Conselho de Estado será liderada por Manuel Alegre, contando com o Bloco de Esquerda e com o PCP. Os líderes de PSD e CDS deverão ficar de fora.

A recondução de Alegre, o histórico socialista já no Conselho de Estado nos últimos quatro anos, foi revelada este domingo por Marques Mendes, durante o seu espaço de comentário na SIC.

A eleição parlamentar de cinco personalidades para o Conselho de Estado (CE) está marcada para esta sexta-feira, dia 18. O Diário de Notícias refere que está certa a apresentação de pelo menos duas listas – uma da coligação PSD-CDS e outra da esquerda -, e a previsão, tendo em conta que o método de apuramento de eleitos é o de Hondt, é que haja dois eleitos à direita e três à esquerda.

Na lista da esquerda, encabeçada por Manuel Alegre, o Bloco – que nunca fez parte do órgão – inclina-se para Francisco Louçã e o PCP para Jerónimo de Sousa – num regresso ao Conselho de Estado, onde os comunistas deixaram de ter assento desde a eleição de Cavaco Silva.

O nome indicado pelo BE será oficialmente discutido na terça-feira na Comissão Política do partido, e o DN refere que Catarina Martins, a porta-voz do partido, não quer ser escolhida. Da parte do PC, o nome não foi ainda revelado, mas quando tiveram assento no Conselho de Estado, os comunistas sempre se fizeram representar pelo seu líder: primeiro Álvaro Cunhal e depois Carlos Carvalhas.

De acordo com o Sol, o PSD, além de Pinto Balsemão, deverá indicar uma figura do CDS que poderá não ser o líder, Paulo Portas, mas sim uma figura ou “um senador do CDS”, de acordo com Marques Mendes.

O DN reproduz as três alternativas a Paulo Portas: Adriano Moreira, António Lobo Xavier ou Bagão Félix – que, por sua vez, já está no CE, designado pelo Presidente da República na quota pessoal de cinco personalidades.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É de notar que o representante comunista no Conselho de Estado foi substituido pelo grande patriota e empresario Dias Loureiro, por indicação do Srº Silva.
    Boa escolha, lolololololol, um trafulha de primeira.

RESPONDER

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …

Explosão causou incêndio nas instalações onde a Rússia armazena a varíola e a ébola

Esta segunda-feira, uma explosão causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Rússia. Estas instalações são dos poucos sítios onde a varíola e a ébola estão armazenadas. Uma explosão num tanque …