Bloco e comunistas querem reestruturar a dívida e ameaçam não aprovar OE

O PCP vai apresentar uma proposta para a renegociação da dívida. Uma revelação feita pelo deputado comunista Paulo Sá quando o Bloco de Esquerda também avisa que “dificilmente” aprovará o Orçamento se a dívida não for reestruturada.

“Em breve, o PCP apresentará na Assembleia da República uma iniciativa legislativa no sentido de renegociar a dívida, que é uma necessidade urgente do país para que este se possa desenvolver e libertar-se deste fado, e possa seguir o seu caminho de recuperação de rendimentos e melhoria da condição de vida dos portugueses”, disse o deputado Paulo Sá, do PCP, durante o Fórum da TSF, nesta sexta-feira de manhã.

Esta proposta dos comunistas deverá ser apresentada “nos próximos dias, ainda durante o Orçamento”, refere o mesmo deputado.

A proposta de Orçamento do Estado para 2016 vai ser discutida na especialidade entre 24 de Fevereiro e 4 de Março, devendo a votação final ocorrer a 16 de Março.

Comunistas e bloquistas já tinham deixado críticas a várias das medidas negociadas com a Comissão Europeia e prometem encostar Costa às cordas, na tentativa de amenizar a austeridade.

A revelação de Paulo Sá e a resolução saída do plenário nacional da tendência Plataforma Unitária, do Bloco de Esquerda, do passado dia 13 de Fevereiro, reafirma aquela ideia.

Esta Plataforma, que agrega figuras como Francisco Louçã, Catarina Martins e Mariana Mortágua, assume sem papas na língua que “o Novo Banco e a dívida são, a curto prazo, pontos de divergência e potencial conflito com o PS e o Governo“, cita o jornal i.

Neste texto de 14 pontos, a Plataforma bloquista frisa que a dívida constitui um “brutal constrangimento à política económica, ao investimento público, às políticas de emprego e ao financiamento do Estado Social”, defendendo assim a sua reestruturação.

“Sem outra política para a dívida, muito dificilmente o Orçamento do Estado para 2017 continuará o sentido de mudança que, mesmo mitigada, encontramos no OE deste ano.

A reestruturação da dívida continua no centro da nossa alternativa”, salienta-se no mesmo texto.

“Não travamos essa disputa para fragilizar o Governo nem como pretexto para romper o acordo com o PS, mas não aceitamos que a UE seja usada pelo PS como álibi dos seus recuos e cedências“, constata também o documento.

O deputado Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda, referiu no Fórum da TSF que está previsto no acordo com o PS “um grupo de trabalho para avaliar a sustentabilidade da dívida externa”.

E do PS, o deputado João Paulo Correia referiu no mesmo fórum que a reestruturação da dívida “não é um tema proibitivo” e que “hoje é possível colocar em cima da mesa a hipótese de Portugal negociar com Bruxelas, tendo em conta que, pela primeira vez nos últimos anos, o país tem um Orçamento que foi negociado com a União Europeia e Eurogrupo”.

Todavia, João Paulo Correia alerta que é uma “matéria complexa e será altamente demorada”.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Tenho a impressão que este governo está cada vez mais parecido com um golfinho: vem cá acima, faz umas graçolas e volta para o fundo. Gostaria de estar enganado mas, para mim, isto vai de mal a pior.

  2. O PCP + BE acabarão por viabilizar o Orçamento para não caírem nas ruas da amargura, quanto à reestruturação da dívida não será assunto que estará apenas nas mãos do governo que eles próprios ajudaram a montar, bem longe disso, pois o aval teria de vir dos credores, será aconselhável no entanto que antes de concretizarem uma dívida que tenham a noção se terão ou não a possibilidade de a pagar no mais curto espaço de tempo possível mas aqui a esquerda nunca é esquerda a pedir depois para pagar é que já não é bem assim, pela mesma óptica também os credores poderão discutir se deverão ou não continuar a emprestar dinheiro a Portugal.

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …