Bloco afasta deputada municipal por alegado apoio a discurso de Ventura

*Bloco / Flickr

O Bloco de Esquerda (BE) comunicou o afastamento de Marta Jorge do seu grupo na Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém, por, alegadamente, ter manifestado “envolvimento e simpatia por posições políticas incompatíveis” com o programa do partido.

O afastamento foi divulgado num comunicado emitido na semana passada pela Comissão Coordenadora Concelhia de Salvaterra de Magos (no distrito de Santarém) do BE, tendo Marta Jorge, que, como independente, foi cabeça de lista à Assembleia Municipal por este partido nas eleições de 2017, dito esta terça-feira à agência Lusa que a nota está “cheia de inverdades e não corresponde à realidade”.

No comunicado, a concelhia do Bloco afirma que, “nos últimos tempos”, a deputada municipal “tem vindo a revelar publicamente, nomeadamente nas redes sociais, envolvimento e simpatia por posições políticas incompatíveis com os ideais do 25 de Abril e com o programa eleitoral do Bloco, pelo qual foi eleita e que constituía o seu compromisso com o BE e com os eleitores de Salvaterra de Magos”.

“Tendo sido quebrado de forma grave e reiterada, por parte de Marta Jorge, esse laço de confiança, a Comissão Coordenadora Concelhia de Salvaterra de Magos do Bloco de Esquerda decidiu, por unanimidade, afastar Marta Jorge do seu Grupo Municipal”.

A advogada admitiu a existência de divergências com o partido pelo qual foi eleita, o que atribuiu ao afastamento do BE em relação ao projeto que foi liderado pela então candidata a presidente da câmara, Ana Cristina Ribeiro, e no qual se revia.

Marta Jorge nega tomada de posição

Marta Jorge nega ter tomado qualquer posição de apoio ao discurso de André Ventura na cerimónia do 25 de Abril numa página do Facebook de um militante do Chega, como alude o comunicado do BE. “Apenas coloquei um comentário básico em relação a uma declaração concreta e que tinha a ver com a corrupção” da classe política, disse a ex-deputada bloquista, considerando que tem direito à opinião.

Marta Jorge disse discordar da postura que o BE tem vindo a adotar na Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos (onde, com o seu afastamento, passou de quatro para três eleitos), criticando a assunção de posições nacionais que nada têm a ver com a realidade do concelho e defendendo o exercício de uma “oposição crítica, mas construtiva”.

Luís Gomes, vereador no executivo municipal de Salvaterra de Magos e coordenador distrital do Bloco de Esquerda, disse à agência Lusa que Marta Jorge sempre agiu em conformidade com as posições do partido, com algumas exceções pontuais, tendo sido o teor de um post sobre o discurso de André Ventura colocado na página de um amigo que esteve na origem do afastamento.

Com uma população de 22.053 habitantes (censos de 2011) e quatro freguesias, o concelho de Salvaterra de Magos é liderado pelo Partido Socialista, que detém cinco dos sete lugares do executivo municipal (os outros dois são do BE) e 14 dos 25 eleitos da Assembleia Municipal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …