“Birdman” conquista quatro Óscares incluindo Melhor Filme

Fox Searchlight Pictures

Michael Keaton em "Birdman", de Alejandro G. Iñárritu

Michael Keaton em “Birdman”, de Alejandro G. Iñárritu. Melhor Filme, Melhor Realizador

“Birdman” foi o grande vencedor da noite dos Óscares, conquistando quatro estatuetas, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Realizador.

Grand Budapest Hotel” conseguiu também quatro prémios de categorias mais técnicas, enquanto o drama musical “Whiplash” conquistou três, incluindo o de Melhor Ator Secundário para J.K. Simmons.

O galardão de Melhor Ator foi para o britânico Eddie Redmayne pela sua interpretação do astrofísico Stephen Hawking em “A teoria de tudo“, enquanto Julianne Moore conquistou a estatueta para Melhor Atriz pelo seu papel em “O meu nome é Alice“.

Nicolas Genin / Wikimedia

Julianne Moore, Óscar para Melhor Actriz à quarta nomeação

Julianne Moore, Óscar para Melhor Actriz à quarta nomeação

Jake Chessum / Wikimedia

Eddie Redmayne

Eddie Redmayne, Óscar para Melhor Actor interpretando Stephen Hawking

Alejandro González Iñárritu, com “Birdman, é o segundo mexicano a vencer consecutivamente o Óscar para Melhor Realizador, depois de Alfonso Cuaron com “Gravity” no ano passado. Iñárritu dedicou o prémio aos seus compatriotas, desejando que sejam tratados com “dignidade e respeito” nos Estados Unidos.

Apesar de favorito, “Boyhood“, um filme realizado ao longo de 11 anos e que acompanha o crescimento da personagem principal da infância até à idade adulta, só conquistou um dos seis prémios para que estava nomeado, o de Melhor Atriz Secundária, entregue a Patricia Arquette.

Big Hero 6 – Os novos heróis“, de Don Hall e Chris Williams, venceu o Óscar para Melhor Longa-metragem de Animação, com a primeira adaptação animada da Disney para o grande ecrã sobre as bandas desenhadas da Marvel.

Citizenfour“, da jornalista Laura Poitras, sobre as denúncias de Edward Snowden, conquistou o Óscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem, uma categoria também disputada pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado com “O sal da terra”.

O filme polaco “Ida“, sobre uma jovem freira que descobre um segredo de família que remonta ao tempo da ocupação nazi, venceu o prémio de Melhor Filme Estrangeiro.

Os Óscares foram apresentados pelo ator Neil Patrick Harris, numa cerimónia marcada pelos comentários políticos. Patricia Arquette apelou à igualdade salarial para mulheres e homens nos Estados Unidos e o músico John Legend, que recebeu um prémio pela canção “Glory” do filme “Selma”, criticou a descriminação racial no país.

Lista completa de premiados:

Melhor filme: Birdman
Melhor realizador: Alejandro González Iñárritu (Birdman)
Melhor actor: Eddie Redmayne (The Theory Of Everything)
Melhor actriz: Julianne Moore (Still Alice)
Melhor actor secundário: J.K. Simmons (Whiplash)
Melhor actriz secundária: Patricia Arquette (Boyhood)
Melhor animação: Big Hero 6
Melhor argumento adaptado: The Imitation Game
Melhor argumento original: Birdman
Melhor filme estrangeiro: Ida (Polónia)
Melhor banda-sonora original: The Grand Budapest Hotel
Melhor canção: “Glory” John Legend and Common (Selma)
Melhor documentário: Citizenfour
Melhor curta-metragem documental: Crisis Hotline: Veterans Press 1
Montagem: Whiplash
Caracterização: The Grand Budapest Hotel
Melhor curta-metragem: The Phone Call
Melhor curta-metragem animada: Feast
Design de produção: The Grand Budapest Hotel
Som (Edição): Interstellar
Som (Mistura): Whiplash
Efeitos visuaisInterstellar
Fotografia: Emmanuel Lubezki (Birdman)
Guarda-roupa: The Grand Budapest Hotel

ZAP / Lusa / Arte/Factos

PARTILHAR

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …