“Birdman” conquista quatro Óscares incluindo Melhor Filme

Fox Searchlight Pictures

Michael Keaton em "Birdman", de Alejandro G. Iñárritu

Michael Keaton em “Birdman”, de Alejandro G. Iñárritu. Melhor Filme, Melhor Realizador

“Birdman” foi o grande vencedor da noite dos Óscares, conquistando quatro estatuetas, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Realizador.

Grand Budapest Hotel” conseguiu também quatro prémios de categorias mais técnicas, enquanto o drama musical “Whiplash” conquistou três, incluindo o de Melhor Ator Secundário para J.K. Simmons.

O galardão de Melhor Ator foi para o britânico Eddie Redmayne pela sua interpretação do astrofísico Stephen Hawking em “A teoria de tudo“, enquanto Julianne Moore conquistou a estatueta para Melhor Atriz pelo seu papel em “O meu nome é Alice“.

Nicolas Genin / Wikimedia

Julianne Moore, Óscar para Melhor Actriz à quarta nomeação

Julianne Moore, Óscar para Melhor Actriz à quarta nomeação

Jake Chessum / Wikimedia

Eddie Redmayne

Eddie Redmayne, Óscar para Melhor Actor interpretando Stephen Hawking

Alejandro González Iñárritu, com “Birdman, é o segundo mexicano a vencer consecutivamente o Óscar para Melhor Realizador, depois de Alfonso Cuaron com “Gravity” no ano passado. Iñárritu dedicou o prémio aos seus compatriotas, desejando que sejam tratados com “dignidade e respeito” nos Estados Unidos.

Apesar de favorito, “Boyhood“, um filme realizado ao longo de 11 anos e que acompanha o crescimento da personagem principal da infância até à idade adulta, só conquistou um dos seis prémios para que estava nomeado, o de Melhor Atriz Secundária, entregue a Patricia Arquette.

Big Hero 6 – Os novos heróis“, de Don Hall e Chris Williams, venceu o Óscar para Melhor Longa-metragem de Animação, com a primeira adaptação animada da Disney para o grande ecrã sobre as bandas desenhadas da Marvel.

Citizenfour“, da jornalista Laura Poitras, sobre as denúncias de Edward Snowden, conquistou o Óscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem, uma categoria também disputada pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado com “O sal da terra”.

O filme polaco “Ida“, sobre uma jovem freira que descobre um segredo de família que remonta ao tempo da ocupação nazi, venceu o prémio de Melhor Filme Estrangeiro.

Os Óscares foram apresentados pelo ator Neil Patrick Harris, numa cerimónia marcada pelos comentários políticos. Patricia Arquette apelou à igualdade salarial para mulheres e homens nos Estados Unidos e o músico John Legend, que recebeu um prémio pela canção “Glory” do filme “Selma”, criticou a descriminação racial no país.

Lista completa de premiados:

Melhor filme: Birdman
Melhor realizador: Alejandro González Iñárritu (Birdman)
Melhor actor: Eddie Redmayne (The Theory Of Everything)
Melhor actriz: Julianne Moore (Still Alice)
Melhor actor secundário: J.K. Simmons (Whiplash)
Melhor actriz secundária: Patricia Arquette (Boyhood)
Melhor animação: Big Hero 6
Melhor argumento adaptado: The Imitation Game
Melhor argumento original: Birdman
Melhor filme estrangeiro: Ida (Polónia)
Melhor banda-sonora original: The Grand Budapest Hotel
Melhor canção: “Glory” John Legend and Common (Selma)
Melhor documentário: Citizenfour
Melhor curta-metragem documental: Crisis Hotline: Veterans Press 1
Montagem: Whiplash
Caracterização: The Grand Budapest Hotel
Melhor curta-metragem: The Phone Call
Melhor curta-metragem animada: Feast
Design de produção: The Grand Budapest Hotel
Som (Edição): Interstellar
Som (Mistura): Whiplash
Efeitos visuaisInterstellar
Fotografia: Emmanuel Lubezki (Birdman)
Guarda-roupa: The Grand Budapest Hotel

ZAP / Lusa / Arte/Factos

PARTILHAR

RESPONDER

IP diz que "situação técnica complexa" impediu instalação de sistema CONVEL

A Infraestruturas de Portugal justificou, esta segunda-feira, a não instalação do sistema de controlo automático de velocidade nos veículos de conservação de catenária (VCC) com "uma situação muitíssimo complexa do ponto de vista técnico" que …

Bruno Fernandes eleito jogador do mês de julho em Inglaterra

O médio do Manchester United foi eleito pela Associação de Futebolistas Profissionais (PFA) o melhor jogador da Liga inglesa em julho, prémio que o internacional português já tinha arrecadado em junho. Bruno Fernandes, que chegou aos …

MP acusa Agostinho Branquinho de aceitar suborno de 225 mil euros

O Ministério Público (MP) acusa o antigo deputado social-democrata de receber "pelo menos 225 mil euros" para influenciar decisores da Câmara de Valongo a aceitarem a violação de normas urbanísticas na obra de um hospital …

Mário Silva é o novo treinador do Rio Ave

O Rio Ave oficializou, esta segunda-feira, a contratação do treinador Mário Silva, que assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas. Mário Silva, de 43 anos, que estava nos espanhóis do Almería, regressa a Portugal …

Governo assegura que diminuição dos casos não decorre de menos testes

O secretário de Estado da Saúde assegurou, esta segunda-feira, que a diminuição dos novos casos de infeção, registada nos últimos dias, não decorre de uma quebra no número de testes realizados. "Na semana que findou, Portugal …

Dívida pública desceu em junho para 259,8 mil milhões de euros

A dívida pública fixou-se em 259,8 mil milhões de euros em junho, menos 4,6 mil milhões de euros do que em maio e mais 8317 milhões de euros face a junho de 2019, segundo o …

Vox quer Armada Espanhola a controlar embarcações de imigrantes

O partido espanhol de extrema-direita Vox pediu esta segunda-feira ao Governo que mobilize a Armada Naval para fazer face ao aumento do número de embarcações com imigrantes que chegam à costa espanhola. Segundo a agência EFE, citada …

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …