Bill Gates volta a liderar lista dos mais ricos do mundo

O norte-americano Bill Gates voltou a ser em 2014 o homem mais rico do mundo, recuperando o título que nos últimos quatro anos tinha sido do mexicano Carlos Slim, anunciou hoje a revista Forbes.

O empresário espanhol Amâncio Ortega, fundador do grupo têxtil Inditex e da cadeia de lojas Zara, mantém-se como a terceira fortuna do planeta, ampliando a sua vantagem em relação ao investidor norte-americano Warren Buffett.

Gates, que liderou este ranking em 15 dos últimos 20 anos, viu a sua fortuna crescer 9 mil milhões de dólares nos últimos 12 meses, atingindo 76 mil milhões, enquanto Slim perdeu mil milhões e desceu para o segundo lugar.

O mexicano, afetado pela desvalorização das ações da empresa mineira Frisco e da América Móvil, é o único dos dez homens mais ricos do mundo cuja fortuna caiu no último ano, ficando em 72 mil milhões de dólares.

Gates continuou no último ano muito envolvido em projetos humanitários, através da sua fundação e, com Buffett, tem sido um dos impulsionadores da iniciativa que pretende que os detentores das maiores fortunas destinem parte do seu património a fins filantrópicos.

Ortega tem uma fortuna calculada em 64 mil milhões de dólares. A Forbes assinala que o empresário espanhol, que tem cerca de 60% das ações da Inditex, aproveitou a queda dos preços durante a crise financeira para aumentar o seu património imobiliário.

A revista norte-americana refere que o empresário espanhol tem edifícios no valor de 5 mil milhões de dólares, com destaque para as propriedades em Madrid, Nova Iorque e Londres.

Os 1.645 milionários

Na lista dos mais ricos seguem-se Warren Buffet, Larry Ellison, os irmãos Charles e David Koch e o magnata dos casinos Sheldon Adelson, que volta a entrar no top ten depois de ter aumentado em 11.500 milhões de dólares a sua fortuna.

Cristy Walton, herdeira da cadeia de lojas Walmart é a mulher mais rica do mundo, seguida de perto pela francesa Liliane Bettencourt, uma das principais acionistas da L’Oréal.

Os maiores ganhos do ano foram registados pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que viu a sua fortuna aumentar em 15.200 milhões de dólares, ficando em 28.500 milhões, o que não lhe permitiu ainda entrar nos primeiros 20 da lista, todos com mais de 30 mil milhões.

A Forbes contabilizou um total de 1.645 pessoas com mais de mil milhões de dólares.

O primeiro português da lista é Américo Amorim, em 267º lugar, com 5,3 mil milhões de dólares, seguindo-se no lugar 609º a família Alexandre Soares dos Santos (2,8 mil milhões) e em 687º Belmiro de Azevedo (2,5 mil milhões).

Os Estados Unidos têm 492 fortunas na lista, seguindo-se a China com 152 e a Rússia com 111.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …

Caos na Síria. Bombardeamentos turcos levam à fuga de centenas de militantes do Daesh presos

Cerca de 800 militantes do Daesh fugiram neste domingo da prisão de Ain Issa, de acordo com a administração autónoma curda, que acusa a Turquia de ter dado “cobertura aérea” para que a fuga fosse …

Supremo Tribunal espanhol reativa mandado de detenção europeu contra Puigdemont

Um juiz do Supremo Tribunal de Justiça espanhol, Pablo Llarena, aceitou o pedido do Ministério Público e reativou o mandado de detenção europeu para a extradição de Carles Puigdemont. O ex-Presidente do governo regional da Catalunha …

A partir de agora, os saldos têm mesmo que ser saldos

Já estão em vigor as alterações à lei relativa aos saldos e promoções. As novas normas definem que um produto vendido em saldo ou promoção não pode ter um preço mais alto do que o …

Marcelo Rebelo de Sousa critica "instrumentalização do medo" pelo poder

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje haver demasiados poderes com medo que o medo acabe, considerando a "instrumentalização do medo" para acorrentar os outros como um problema na ordem do dia. “Há …

CGTP ameaça Costa: “Ou dá resposta às reivindicações ou conta com contestação” nas ruas

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, defendeu a alteração das leis laborais e o aumento do salários na próxima legislatura, avisando que caso estas reivindicações não sejam atendida, o Governo terá forte contestação nas ruas. Arménio …

Das eleições resultou um "Governo instável" e Marcelo foi "o grande ganhador sem ter participado"

Para Luís Marques Mendes, o PS teve mais votos, mas tem piores condições para governar. Além disso, na opinião do comentador político, foi Marcelo quem ganhou estas eleições, por não ter havido maioria absoluta. O Partido …

"Querem que pique a bolha?" Conselheiros do Banco de Portugal compararam Montepio ao caso BES

Numa "discussão acesa" no Banco de Portugal, conselheiros da entidade de supervisão compararam a situação do Banco Montepio ao caso BES, com referências a um "esquema de Ponzi", em pirâmide, e a ideia de que …

CGD e Novo Banco vão atrás da fortuna de Paulo Maló

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Novo Banco vão tentar executar o património pessoal de Paulo Maló, médico e empresário que fundou a Malo Clinic, empresa especializada em medicina dentária, escreve o Jornal …

Comandante que desviou dinheiro da Proteção Civil recebe avença do Estado

Gil Martins foi condenado de desviar mais de cem mil euros da Proteção Civil. Ainda assim, o antigo comandante recebe uma avença de mil euros brutos por mês. O ex-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência …