Bill Gates volta a liderar lista dos mais ricos do mundo

O norte-americano Bill Gates voltou a ser em 2014 o homem mais rico do mundo, recuperando o título que nos últimos quatro anos tinha sido do mexicano Carlos Slim, anunciou hoje a revista Forbes.

O empresário espanhol Amâncio Ortega, fundador do grupo têxtil Inditex e da cadeia de lojas Zara, mantém-se como a terceira fortuna do planeta, ampliando a sua vantagem em relação ao investidor norte-americano Warren Buffett.

Gates, que liderou este ranking em 15 dos últimos 20 anos, viu a sua fortuna crescer 9 mil milhões de dólares nos últimos 12 meses, atingindo 76 mil milhões, enquanto Slim perdeu mil milhões e desceu para o segundo lugar.

O mexicano, afetado pela desvalorização das ações da empresa mineira Frisco e da América Móvil, é o único dos dez homens mais ricos do mundo cuja fortuna caiu no último ano, ficando em 72 mil milhões de dólares.

Gates continuou no último ano muito envolvido em projetos humanitários, através da sua fundação e, com Buffett, tem sido um dos impulsionadores da iniciativa que pretende que os detentores das maiores fortunas destinem parte do seu património a fins filantrópicos.

Ortega tem uma fortuna calculada em 64 mil milhões de dólares. A Forbes assinala que o empresário espanhol, que tem cerca de 60% das ações da Inditex, aproveitou a queda dos preços durante a crise financeira para aumentar o seu património imobiliário.

A revista norte-americana refere que o empresário espanhol tem edifícios no valor de 5 mil milhões de dólares, com destaque para as propriedades em Madrid, Nova Iorque e Londres.

Os 1.645 milionários

Na lista dos mais ricos seguem-se Warren Buffet, Larry Ellison, os irmãos Charles e David Koch e o magnata dos casinos Sheldon Adelson, que volta a entrar no top ten depois de ter aumentado em 11.500 milhões de dólares a sua fortuna.

Cristy Walton, herdeira da cadeia de lojas Walmart é a mulher mais rica do mundo, seguida de perto pela francesa Liliane Bettencourt, uma das principais acionistas da L’Oréal.

Os maiores ganhos do ano foram registados pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que viu a sua fortuna aumentar em 15.200 milhões de dólares, ficando em 28.500 milhões, o que não lhe permitiu ainda entrar nos primeiros 20 da lista, todos com mais de 30 mil milhões.

A Forbes contabilizou um total de 1.645 pessoas com mais de mil milhões de dólares.

O primeiro português da lista é Américo Amorim, em 267º lugar, com 5,3 mil milhões de dólares, seguindo-se no lugar 609º a família Alexandre Soares dos Santos (2,8 mil milhões) e em 687º Belmiro de Azevedo (2,5 mil milhões).

Os Estados Unidos têm 492 fortunas na lista, seguindo-se a China com 152 e a Rússia com 111.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Meteoritos desconhecidos podem estar a "bombardear" a atmosfera da Terra à velocidade da luz

Não é segredo que a Terra ocasionalmente recebe rochas do Espaço que explodem na atmosfera ou causam impacto na superfície. A Terra também vê chuvas de meteoros regularmente sempre que passa por nuvens de detritos …

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …