Bill Gates volta a liderar lista dos mais ricos do mundo

O norte-americano Bill Gates voltou a ser em 2014 o homem mais rico do mundo, recuperando o título que nos últimos quatro anos tinha sido do mexicano Carlos Slim, anunciou hoje a revista Forbes.

O empresário espanhol Amâncio Ortega, fundador do grupo têxtil Inditex e da cadeia de lojas Zara, mantém-se como a terceira fortuna do planeta, ampliando a sua vantagem em relação ao investidor norte-americano Warren Buffett.

Gates, que liderou este ranking em 15 dos últimos 20 anos, viu a sua fortuna crescer 9 mil milhões de dólares nos últimos 12 meses, atingindo 76 mil milhões, enquanto Slim perdeu mil milhões e desceu para o segundo lugar.

O mexicano, afetado pela desvalorização das ações da empresa mineira Frisco e da América Móvil, é o único dos dez homens mais ricos do mundo cuja fortuna caiu no último ano, ficando em 72 mil milhões de dólares.

Gates continuou no último ano muito envolvido em projetos humanitários, através da sua fundação e, com Buffett, tem sido um dos impulsionadores da iniciativa que pretende que os detentores das maiores fortunas destinem parte do seu património a fins filantrópicos.

Ortega tem uma fortuna calculada em 64 mil milhões de dólares. A Forbes assinala que o empresário espanhol, que tem cerca de 60% das ações da Inditex, aproveitou a queda dos preços durante a crise financeira para aumentar o seu património imobiliário.

A revista norte-americana refere que o empresário espanhol tem edifícios no valor de 5 mil milhões de dólares, com destaque para as propriedades em Madrid, Nova Iorque e Londres.

Os 1.645 milionários

Na lista dos mais ricos seguem-se Warren Buffet, Larry Ellison, os irmãos Charles e David Koch e o magnata dos casinos Sheldon Adelson, que volta a entrar no top ten depois de ter aumentado em 11.500 milhões de dólares a sua fortuna.

Cristy Walton, herdeira da cadeia de lojas Walmart é a mulher mais rica do mundo, seguida de perto pela francesa Liliane Bettencourt, uma das principais acionistas da L’Oréal.

Os maiores ganhos do ano foram registados pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que viu a sua fortuna aumentar em 15.200 milhões de dólares, ficando em 28.500 milhões, o que não lhe permitiu ainda entrar nos primeiros 20 da lista, todos com mais de 30 mil milhões.

A Forbes contabilizou um total de 1.645 pessoas com mais de mil milhões de dólares.

O primeiro português da lista é Américo Amorim, em 267º lugar, com 5,3 mil milhões de dólares, seguindo-se no lugar 609º a família Alexandre Soares dos Santos (2,8 mil milhões) e em 687º Belmiro de Azevedo (2,5 mil milhões).

Os Estados Unidos têm 492 fortunas na lista, seguindo-se a China com 152 e a Rússia com 111.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …