Bill Gates quer transformar fezes humanas em energia limpa

thegatesnotes / YouTube

Bill Gates bebe água de dejectos humanos

Bill Gates bebe água de dejectos humanos

O fundador da Microsoft está a investir numa nova sanita que consegue transformar fezes em energia limpa, um projeto liderado por investigadores britânicos.

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, já dizia o químico Lavoisier e, pelos vistos, também Bill Gates acredita nessa máxima.

O fundador da Microsoft tem vindo a aplicar a sua fortuna em novos projetos e a sustentabilidade é uma das principais áreas de interesse quando chega a hora de investir.

Por isso, e depois de apoiar uma iniciativa semelhante que transforma as fezes humanas em água, o empresário milionário quer dar o salto e encontrou uma sanita que pode ser revolucionária.

O projeto, batizado de Nano Membrane Toilet, é uma sanita criada por investigadores da Universidade de Cranfield, no Reino Unido.

Esta sanita inovadora possui uma membrana nano-tecnológica que separa os vários componentes dos dejetos das pessoas.

O processo de “reciclagem” acontece a partir do momento em que o seu utilizador fecha a tampa, começando então a sanita a separar os resíduos.

A parte líquida é purificada e pode ser utilizada para regar ou então nas tarefas de limpeza e os elementos sólidos são incinerados.

A energia proveniente do calor pode ser, por sua vez, utilizada no reabastecimento do sistema da sanita ou até para carregar dispositivos móveis.

Esta tecnologia também poderá vir a ser uma solução para países em desenvolvimento, já que a Nano Membrane Toilet não precisa de estar ligada a uma rede de esgotos.

Uma boa notícia para as cerca de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo que não têm um sistema de esgotos adequado.

A nova sanita está a ser apoiada pela Fundação Bill e Melinda Gates, a instituição criada pelo empresário e pela mulher em 2000.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Isso também é interessante, mas urgente mesmo é pôr a Microsoft a pagar os devidos impostos na Europa (e no resto do mundo) é que era de valor Sr Gates!!

  2. AH AH já o Atílio do casarão tinha uma banheira de merda que passava o dia a mexer na esperança que se transformasse em ouro

RESPONDER

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …

Irão pediu vistos aos EUA para ir à Assembleia Geral da ONU "há meses", mas nenhum foi entregue

O Presidente do Irão ainda não recebeu visto de entrada nos EUA, podendo estar em risco a participação de Hassan Rohani na Assembleia Geral das Nações Unidas, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias estatal …