Bill Gates quer transformar fezes humanas em energia limpa

thegatesnotes / YouTube

Bill Gates bebe água de dejectos humanos

Bill Gates bebe água de dejectos humanos

O fundador da Microsoft está a investir numa nova sanita que consegue transformar fezes em energia limpa, um projeto liderado por investigadores britânicos.

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, já dizia o químico Lavoisier e, pelos vistos, também Bill Gates acredita nessa máxima.

O fundador da Microsoft tem vindo a aplicar a sua fortuna em novos projetos e a sustentabilidade é uma das principais áreas de interesse quando chega a hora de investir.

Por isso, e depois de apoiar uma iniciativa semelhante que transforma as fezes humanas em água, o empresário milionário quer dar o salto e encontrou uma sanita que pode ser revolucionária.

O projeto, batizado de Nano Membrane Toilet, é uma sanita criada por investigadores da Universidade de Cranfield, no Reino Unido.

Esta sanita inovadora possui uma membrana nano-tecnológica que separa os vários componentes dos dejetos das pessoas.

O processo de “reciclagem” acontece a partir do momento em que o seu utilizador fecha a tampa, começando então a sanita a separar os resíduos.

A parte líquida é purificada e pode ser utilizada para regar ou então nas tarefas de limpeza e os elementos sólidos são incinerados.

A energia proveniente do calor pode ser, por sua vez, utilizada no reabastecimento do sistema da sanita ou até para carregar dispositivos móveis.

Esta tecnologia também poderá vir a ser uma solução para países em desenvolvimento, já que a Nano Membrane Toilet não precisa de estar ligada a uma rede de esgotos.

Uma boa notícia para as cerca de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo que não têm um sistema de esgotos adequado.

A nova sanita está a ser apoiada pela Fundação Bill e Melinda Gates, a instituição criada pelo empresário e pela mulher em 2000.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Isso também é interessante, mas urgente mesmo é pôr a Microsoft a pagar os devidos impostos na Europa (e no resto do mundo) é que era de valor Sr Gates!!

  2. AH AH já o Atílio do casarão tinha uma banheira de merda que passava o dia a mexer na esperança que se transformasse em ouro

RESPONDER

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …

Sudão. Crimes contra a humanidade em ataques que mataram 120 manifestantes

Os ataques que em junho mataram pelo menos 120 manifestantes no Sudão podem configurar crimes contra a humanidade, revelou um relatório divulgado pela organização Human Rights Watch (HRW), que pede justiça para as vítimas e …