//

Bill Gates bebe água feita de dejetos humanos

Depois de deixar o cargo de CEO da Microsoft, Bill Gates decidiu virar a sua atenção para os grandes problemas de saúde no mundo.

Um projeto promissor, de nome Omniprocessor, que consiste numa máquina que converte dejetos humanos em água potável, cinzas e energia eléctrica, chamou a atenção de Bill Gates, fazendo-o visitar uma das instalações, provando a água resultante da conversão.

A máquina, construída pela empresa Janicki Bioenergy, pode vir a reformular o tratamento de esgoto até agora conhecido, proporcionando o acesso a água limpa em países em desenvolvimento.

O Omniprocessor submete os dejetos a uma elevada temperatura, eliminando todo o odor e qualquer micro-organismo que possa ser prejudicial para a saúde.

Seguidamente, o calor gera alta pressão para fazer com que o vapor das elevadas temperaturas se torne líquido novamente, sendo até capaz de devolver energia, que pode ser usada sob a forma de elctricidade na região em que a Omniprocessor estiver instalado.

O processo tem uma duração de apenas cinco minutos, e o potencial da máquina é enorme.

Segundo o fabricante, o Omniprocessor pode beneficiar cerca de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo, evitando ainda que os dejetos contaminem a água de diversas regiões.

Em declarações no seu blog oficial, Bill Gates descreve a água que bebeu como “tão boa como a encontrada em garrafas”.

Daniel Godinho, tecnologia.com.pt

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.