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Bill Gates compra primeiro iate do mundo movido a hidrogénio por 588 milhões de euros

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Bill Gates comprou um presente para si mesmo: o Sinot Aqua, um luxuoso iate movido totalmente a hidrogénio, com capacidade para 14 convidados e 31 tripulantes.

O cofundador da Microsoft comprou um iate movido a hidrogénio, o primeiro do mundo com recurso a esta forma de propulsão. Com cerca de 112 metros de comprimento, o iate tem um preço de 644 milhões de dólares, cerca de 588 milhões de euros.

O iate foi apresentado o ano passado na feira de iates do Mónaco, pela empresa holandesa Sinot. Movido a hidrogénio, este meio de transporte consegue atingir velocidades de 17 nós, o equivalente a 32 quilómetros por hora, e percorrer cerca de 6.000 quilómetros – o suficiente para fazer uma viagem de Londres a Nova Iorque sem ser preciso reabastecer.

Entretanto, esta terça-feira, a empresa holandesa responsável pela criação do protótipo apresentado durante a Monaco Yacht Show 2019 emitiu uma nota a negar o facto de o milionário ter comprado o iate de luxo. Contactado pela BBC e pelo Futurism, Bill Gates ainda não se pronunciou sobre o caso.

O eventual investimento do milionário era indicativo do seu interesse por combustíveis alternativos, além de um esforço para contribuir para a redução da pegada ecológica, uma vez que veículos movidos a hidrogénio são muito menos prejudiciais ao meio ambiente, destaca o CanalTech.

O navio tem capacidade para receber 14 convidados e 31 tripulantes, e irá contar com cinco decks, heliporto, spa, ginásio e piscina. Segundo o The Telegraph, é pouco provável que o navio chegue aos mares antes de 2024.

“Para o desenvolvimento do Aqua, inspirámo-nos no estilo de vida de um proprietário perspicaz e prospetivo, na versatilidade fluida da água e na tecnologia de ponta, para combiná-lo num super iate com recursos verdadeiramente inovadores”, explicou Sander Sinot, designer do iate de luxo.

Bill Gates é atualmente a segunda pessoa mais rica do mundo. De acordo com a Forbes, a sua fortuna é estimada e 96,5 mil milhões de dólares.

ZAP //

1 Comment

  1. Se efetivamente pretende contribuir para a redução da pegada nem sequer deveria comprar o iate.
    deve-se analisar o ciclo de vida do produto e não apenas uma fase.
    Não consome combustiveis fosseis mas o que se gastou ou se poluiu para a construção do iate?

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