Novo super-iate luxuoso e amigo do ambiente vai de Portugal ao Brasil sem reabastecer

O Aqua é o conceito para um novo super-iate movido a hidrogénio, que consegue viajar de Portugal ao Brasil sem reabastecer. A embarcação de 112 metros de comprimento viaja a uma velocidade de 31 km/h.

Carros mais amigos do ambiente são uma constante nos dias de hoje, mas até agora, pouco se tinha feito no que toca a barcos — muito menos em iates. Como tal, a empresa holandesa Sinot anunciou recentemente no Mónaco um protótipo para o Aqua, um super-iate de luxo movido a hidrogénio líquido.

O Aqua terá uma autonomia de 3.750 milhas náuticas, o equivalente a quase 7 mil quilómetros, que permite viajar de Portugal ao Brasil sem reabastecer. E atinge uma velocidade máxima de 17 nós, algo como 31 quilómetros por hora.

O barco será movido inteiramente a hidrogénio e, para encontrar os tanques que o armazenam, é necessário descer ao último dos seus cinco “andares”. A visão promete ser fascinante, já que estes dois tanques de 28 toneladas, isolados a vácuo, brilham com uma intensa luz azul, conta o New Atlas.

Para além de serem esteticamente impressionantes, têm também uma potência significativa, conseguindo fornecer energia até 4 megawatts e alimentando dois motores elétricos de 1 megawatt e dois propulsores de proa de 300 kilowatts. O navio terá ainda uma bateria que fornece a eletricidade e é carregada pela célula de combustível.

O seu exterior também mostra ser imponente, muito graças aos seus 112 metros de comprimento. A embarcação é adornada por uma mini-cascata e uma piscina, que lhe acrescenta (ainda mais) um tom luxuoso.

As espreguiçadeiras do lounge deverão ser rotativas, permitindo uma visão de 360º do oceano, mantendo sempre o mesmo conforto. Há ainda um heliporto, permitindo entrar e sair do iate de helicóptero.

O protótipo de apenas três metros do Aqua foi apresentado pela Sinot no Monaco Yacht Show, naquela que é a maior exibição de iates na Europa. Ainda não foi definida uma data para a produção deste super-iate, mas desde que haja interessados que consigam pagar por esta embarcação luxuosa e amiga do ambiente, certamente não tardará a surgir no mercado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. na área do software costuma-se chamar a isto vaporware, simplesmente pq não existe.

    é mais um se…. dos #ecocolectivistas

RESPONDER

Contrariando as autoridades, Hong Kong assinala aniversário de Tiananmen. "Podem reprimir as nossas atividades mas não o nosso espírito"

Evocando razões de saúde pública devido à pandemia, as autoridades de Hong Kong proibiram a vigília de quinta-feira que visava assinalar o 31.º aniversário do massacre de Tiananmen. As aglomerações com mais de oito pessoas …

Governo pondera criar nova contribuição sobre a banca para financiar Segurança Social

O Governo de António Costa está a estudar a criação de uma contribuição adicional de solideriedade sobre o setor bancário para ajudar a financiar a Segurança Social e fazer face aos custos de resposta à …

Arqueólogos encontram rara ferramenta de caça com 300 mil anos

Arqueólogos encontraram uma ferramenta de madeira utilizada na caça há 300 mil anos. É muito raro encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira, realça o autor do estudo. Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen e …

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …