Bielorrússia. Mais um dirigente da oposição detido por “homens encapuzados”

Tatyana Zenkovich / EPA

Maxim Znak, dirigente da oposição bielorrussa

Depois de Maria Kolesnikova, o político e advogado bielorrusso Maxim Znak foi detido, esta quarta-feira de manhã, por “homens encapuzados”.

Um dos membros do Conselho de Coordenação na Bielorrússia, o advogado Maxim Znak, foi detido, esta manhã, por homens com a cara tapada e vestidos à paisana. A notícia, avançada pelo Público, refere que a detenção surge dois dias depois de Maria Kolesnikova, líder da oposição a viver na Bielorrússia, ter sido raptada por homens mascarados.

Os principais membros do Conselho de Coordenação, formado pela oposição, têm sido interrogados e detidos pela polícia do país desde a sua criação, acusando-os de tentarem tomar o poder ilegalmente.

Maxim Znak era um dos últimos membros do Conselho de Coordenação da oposição na Bielorrússia que ainda estava em liberdade. Fontes próximas do advogado disseram que este não compareceu para uma videoconferência esta quarta-feira de manhã.

“Maxim Znak era esperado no gabinete para participar numa videoconferência, mas não apareceu. Só conseguiu enviar a mensagem: ‘mascarados’“, adiantou o serviço de imprensa do grupo da oposição a que pertence através do  Telegram, numa mensagem que incluía uma fotografia do advogado no momento da detenção.

O advogado de Maxim Znak disse que, depois de ter sido levado por homens mascarados, o apartamento do seu cliente foi revistado pelas autoridades, que também fizeram buscas na sede de campanha de Viktor Babariko, um banqueiro que tentou concorrer contra Lukashenko, mas que foi preso em junho e impedido de concorrer.

A única figura dos sete membros da direcção que ainda não foi detida é Svetlana Alexievich. No entanto, foi interrogada há algumas semanas pelas autoridades.

Maxim Znak é um dos sete membros da direção do Conselho de Coordenação, um organismo formado para preparar “a transição do poder” na Bielorrússia. Era um dos poucos dirigentes que se encontrava ainda em liberdade porque os restantes elementos do conselho foram presos ou obrigados a fugir do país.

A detenção acontece um mês após o início do movimento de contestação sem precedentes na Bielorússia e que denuncia fraudes nas eleições presidenciais que renovaram o mandato de Alexander Lukashenko.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …