Homens não identificados raptaram uma das líderes da oposição na Bielorrússia

Tatiana Zenkovich / EPA

Maria Kolesnikova (E), Olga Kovalkova (C) e Maxim Znak (D).

Maria Kolesnikova foi raptada por um grupo de homens não identificados na capital bielorrussa. Na semana passada, Kolesnikova tinha anunciado a criação de um novo partido.

Maria Kolesnikova, aliada de Svetlana Tikhanouskaia, é uma das líderes da oposição na Bielorrússia e tinha anunciado recentemente a criação de um novo partido político. Esta segunda-feira, foi raptada em Minsk e levada numa carrinha por homens não identificados.

A detenção foi, entretanto, confirmada pelo Conselho de Coordenação, o órgão político da oposição que concorreu contra Aleksander Lukashenko nas eleições do passado dia 9 de agosto. De acordo com o jornal Público, que cita o portal de notícias Tut.by, a polícia bielorrussa garante que não deteve Kolesnikova e diz que está a investigar o caso.

A jornalista bielorrussa Hanna Liubakova difundiu a informação através da rede social Twitter, acrescentando ainda que o porta-voz do Conselho de Coordenação também não responde às chamadas.

Kolesnikova foi gestora da campanha de Viktor Babariko, com quem anunciou a criação de um novo partido na semana passada. Antes de ser detido em julho, Babariko disse que o futuro partido teria como objetivo uma reforma constitucional no país.

Ainda este domingo, 100 mil pessoas voltaram a sair às ruas de Minsk pelo quarto fim de semana consecutivo para contestar as eleições que deram a vitória a Lukashenko. Os bielorrussos pedem eleições livres e transparentes. O Governo anunciou que 633 pessoas foram detidas.

“Apesar da chuva e da pressão das autoridades, apesar da repressão, muito mais pessoas apareceram em Minsk do que no domingo passado”, disse aos repórteres Maria Kolesnikova. “Estou convencida de que os protestos vão continuar até ganharmos”.

Os bielorrussos mostraram ainda empatia com a situação vivida na Rússia, onde se diz que o opositor Alexei Navalny foi envenenado com Novichok numa chávena de chá.

“Sasha, toma um pouco de chá. É oferta de Putin”, cantaram alguns manifestantes, referindo-se a Lukashenko.

A Rússia disse que responderá a quaisquer tentativas ocidentais de “influenciar a situação” e Putin levantou a possibilidade de enviar apoio militar para a Bielorrússia.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A Russia mais uma vez envolvida no apoio a ditaduras, apoio a paises que não respeitam os direitos humanos. Um pais que pelos vistos tal como a Bielorussia assassina os seus opositores.
    São estes os amigos/ exemplos de democracias da nossa esquerda em Portugal. Bloco de Esquerda e Partido Comunista deviam ter vergonha de defender regimes assim.

  2. O BE defende o quê??
    Em que “filme” viste isso?
    Em Portugal, o mais parecido com o partido Rússia Unida do Putin (que controla o fantoche da Bielorrússia) e, de longe, o Chega!!

  3. Vai masé para o avante que estás bem é calado a ouvir apoiantes de assassinos em massa , acusar o chega disso?? Vê se mesmo que ou és um ignorante extremo em política ou então és um anti-chega ignorante na mesma porque não faz sentido o teu comentário

  4. Não querendo o comunismo, pois não há muito por defender. Isto não é comunismo, é ditadura e terrorismo, o que será na falta de melhor palavra Tirania. Temos um povo escravizado pela vontade de um homem que controla as forças policiais e armadas. Bem haja o povo da Bielorrússia e que encontre a paz dentro ou fora do seu país.

RESPONDER

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …