Homens não identificados raptaram uma das líderes da oposição na Bielorrússia

Tatiana Zenkovich / EPA

Maria Kolesnikova (E), Olga Kovalkova (C) e Maxim Znak (D).

Maria Kolesnikova foi raptada por um grupo de homens não identificados na capital bielorrussa. Na semana passada, Kolesnikova tinha anunciado a criação de um novo partido.

Maria Kolesnikova, aliada de Svetlana Tikhanouskaia, é uma das líderes da oposição na Bielorrússia e tinha anunciado recentemente a criação de um novo partido político. Esta segunda-feira, foi raptada em Minsk e levada numa carrinha por homens não identificados.

A detenção foi, entretanto, confirmada pelo Conselho de Coordenação, o órgão político da oposição que concorreu contra Aleksander Lukashenko nas eleições do passado dia 9 de agosto. De acordo com o jornal Público, que cita o portal de notícias Tut.by, a polícia bielorrussa garante que não deteve Kolesnikova e diz que está a investigar o caso.

A jornalista bielorrussa Hanna Liubakova difundiu a informação através da rede social Twitter, acrescentando ainda que o porta-voz do Conselho de Coordenação também não responde às chamadas.

Kolesnikova foi gestora da campanha de Viktor Babariko, com quem anunciou a criação de um novo partido na semana passada. Antes de ser detido em julho, Babariko disse que o futuro partido teria como objetivo uma reforma constitucional no país.

Ainda este domingo, 100 mil pessoas voltaram a sair às ruas de Minsk pelo quarto fim de semana consecutivo para contestar as eleições que deram a vitória a Lukashenko. Os bielorrussos pedem eleições livres e transparentes. O Governo anunciou que 633 pessoas foram detidas.

“Apesar da chuva e da pressão das autoridades, apesar da repressão, muito mais pessoas apareceram em Minsk do que no domingo passado”, disse aos repórteres Maria Kolesnikova. “Estou convencida de que os protestos vão continuar até ganharmos”.

Os bielorrussos mostraram ainda empatia com a situação vivida na Rússia, onde se diz que o opositor Alexei Navalny foi envenenado com Novichok numa chávena de chá.

“Sasha, toma um pouco de chá. É oferta de Putin”, cantaram alguns manifestantes, referindo-se a Lukashenko.

A Rússia disse que responderá a quaisquer tentativas ocidentais de “influenciar a situação” e Putin levantou a possibilidade de enviar apoio militar para a Bielorrússia.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A Russia mais uma vez envolvida no apoio a ditaduras, apoio a paises que não respeitam os direitos humanos. Um pais que pelos vistos tal como a Bielorussia assassina os seus opositores.
    São estes os amigos/ exemplos de democracias da nossa esquerda em Portugal. Bloco de Esquerda e Partido Comunista deviam ter vergonha de defender regimes assim.

  2. O BE defende o quê??
    Em que “filme” viste isso?
    Em Portugal, o mais parecido com o partido Rússia Unida do Putin (que controla o fantoche da Bielorrússia) e, de longe, o Chega!!

  3. Vai masé para o avante que estás bem é calado a ouvir apoiantes de assassinos em massa , acusar o chega disso?? Vê se mesmo que ou és um ignorante extremo em política ou então és um anti-chega ignorante na mesma porque não faz sentido o teu comentário

  4. Não querendo o comunismo, pois não há muito por defender. Isto não é comunismo, é ditadura e terrorismo, o que será na falta de melhor palavra Tirania. Temos um povo escravizado pela vontade de um homem que controla as forças policiais e armadas. Bem haja o povo da Bielorrússia e que encontre a paz dentro ou fora do seu país.

RESPONDER

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …