Biden propõe estímulo de 1,9 biliões. Republicana promete processo de destituição após tomada de posse

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente eleito norte-americano Joe Biden pretende aplicar 1,9 biliões de dólares, cerca de 1,57 biliões de euros, em medidas de aceleração da vacinação para a covid-19 e assistência financeira a indivíduos e empresas.

Biden, cuja tomada de posse está marcada para 20 de Janeiro, irá apresentar no seu Estado natal do Delaware na noite de quinta-feira o “Plano de Resgate Americano”, que será posteriormente sujeito a aprovação no Congresso.

O plano contempla pagamentos adicionais de 1.400 dólares para a maioria dos norte-americanos, que juntamente com outros de 600 dólares já aprovados pelo Congresso elevam a ajuda financeira total a 2.000 dólares por pessoa.

O Congresso norte-americano aprovou no final de 2020 um outro pacote de estímulo financeiro de 900 mil milhões de dólares, que incluiu pagamentos diretos de 600 dólares a todos os norte-americanos com um rendimento anual inferior a 75.000 dólares.

Em linha com uma antiga pretensão de responsáveis do partido democrata, o plano de Biden prevê que o salário mínimo seja aumentado para 15 dólares por hora, e expandido o acesso a dispensas laborais remuneradas.

De acordo com responsáveis da equipa de Biden, outra medida prevista é o aumento temporário do subsídio de desemprego e uma moratória, até setembro, nos despejos e execução de hipotecas de habitação.

As medidas serão financiadas com recurso a endividamento do Estado, somando-se a biliões já aplicados em medidas de estímulo e aquisição de vacinas para a covid-19.

Responsáveis da equipa de Biden defenderam à AP que as atuais baixas taxas de juro tornam gerível o endividamento adicional

O plano de Biden, que o líder democrata no Senado Chuck Schumer disse que será o primeiro na ordem de trabalhos do Congresso após a investidura do novo presidente, contempla no total 1,5 biliões para apoio financeiro e assistência aos Estados e localidades e ainda 400 mil milhões para o combate à pandemia.

Em relação à vacinação, o objetivo é atingir 100 milhões de vacinas nos primeiros 100 dias da nova administração, de forma a permitir reabrir a maioria das escolas até à Primavera, estando inscritos no plano 130 mil milhões para apoiar o acesso seguro de pessoal escolar aos estabelecimentos de ensino.

Para a vacinação, estão previstos 20 mil milhões de dólares, que se somam a 8 mil milhões de dólares já aprovados no Congresso.

Entre as medidas já propostas por Biden está a criação de centros de vacinação em massa e de unidades móveis a ser enviadas para os locais de mais difícil acesso. O plano de Biden prevê ainda o aumento do pessoal médico em 100 mil pessoas e dos testes de despistagem de covid-19, para o que estão reservados cerca de 50 mil milhões de dólares.

Outra proposta é o aumento do sequenciamento genético, para apoiar a deteção de novas estirpes de covid-19, incluindo as mais contagiosas identificadas no Reino Unido e África do Sul.

Republicana promete processo de destituição a Biden

A congressista republicana da Georgia Marjorie Taylor Greene prometeu dificultar a vida à próxima administração dos Estados Unidos, de acordo com a imprensa norte-americana.

Greene anunciou que está a reunir todos os artigos necessários para lançar um processo de destituição ao Presidente eleito Joe Biden mal tome posse.

No Twitter, a congressista especificou que o lançamento dos artigos para destituição será feito logo a 21 de janeiro, no dia a seguir à tomada de posse do novo Presidente.

https://twitter.com/mtgreenee/status/1349519602888355840

Esta semana, a Câmara dos Representantes aprovou o processo de impeachmente de Donald Trump, acusado de “incitamento à insurreição” na sequência do ataque ao Capitólio pelos seus apoiantes na semana passada.

A tomada de posse de Joe Biden está marcada para dia 20 de janeiro. Será a cantora Lady Gaga a interpretar o hino nacional na investidura do Presidente eleito dos Estados Unidos.

Maria Campos Maria Campos, ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho que esse Inglês não está correto.
    Trillion de acordo com o Google-Translatur é trilhão o que nas m/contas é Mil Biliões.

  2. Zap, publiquei um post a indicar que deveriam corrigir o título, não percebo porque foi removido. O título está errado. O apoio proposto por Biden é de “1.9 trillion dollars”, no original Inglês. Em Português são 1.9 biliões de dólares (1.9 milhões de milhões). 1.9 mil milhões como está no título são trocos, sendo que o Congresso aprovou em Dezembro um pacote de 900 mil milhões.

RESPONDER

Estatísticas no futebol: "Os coletes até evitam lesões"

O presente e o futuro dos números, na perspetiva de Hernâni Ribeiro. Em Portugal ainda não há uma utilização massiva dos dados estatísticos no futebol. Daqui a 10 ou 15 anos, cada clube vai ter alguém …

Empresário brasileiro nega ter tido acesso ao avião apreendido com 500 quilos de cocaína

O empresário brasileiro Rowles Magalhães Silva negou ter tido acesso à chave do avião privado apreendido em Salvador, Brasil, com mais de 500 quilogramas de cocaína a bordo e que tinha como destino o aeródromo …

UE quer 78% da população empregada até 2030. 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano

Um estudo publicado recentemente mostra que 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano. A Comissão Europeia vai propor uma meta de ter 78% da população da União Europeia (UE) empregada até 2030. De …

Príncipe Filipe “melhorou ligeiramente”, mas já há protocolo em caso de óbito real

Numa altura em que está prestes a completar 100 anos de idade, o marido da Rainha Isabel II encontra-se internado desde 16 de Fevereiro. Esta semana o duque de Edimburgo foi transferido de hospital devido …

Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região. “[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de …

Nova Zelândia atingida por sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou, esta quinta-feira, a costa nordeste da Nova Zelândia. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos habitantes que se afastassem da costa, que …

Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung. De acordo com o Expresso, …

Caso BES está parado há 8 meses (por causa de uma tradução para francês)

O caso BES está parado há oito meses. O atraso deve-se a uma tradução para francês das quatro mil páginas do processo, necessária para notificar três arguidos suíços. De acordo com o Jornal de Notícias, que …

Lopetegui continua interessado em Corona

O treinador dos espanhóis do Sevilha, Julen Lopetegui, continua interessado na contratação de Tecatito Corona, que alinha pelo FC Porto.  De acordo com o jornal La Razón, o treinador espanhol continua interessado na contratação do jogador mexicano …

Tem de haver "solidariedade estratégica" na pervensão de fogos. Costa oferece bonsai a Marcelo

O Presidente da República foi convidado especial do último Conselho de Ministros do seu primeiro mandato, dedicado às florestas, onde se discutiu o Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais. …