Deb Haaland. Joe Biden deve escolher primeira mulher nativa-americana para secretária do Interior

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, planeia nomear a congressista Deb Haaland para o cargo de secretária do Interior, o que a vai tornar a primeira nativa presente na mesa das decisões.

A escolha de Haaland, eleita pelo Estado do Novo México, informação obtida pela AP junto de duas fontes e avançada também por vários meios locais, vai torná-la na primeira nativa a liderar a agência federal que controla as tribos dos Estados Unidos.

Líderes tribais e ativistas, bem como personalidades dos democratas, elogiaram a escolha de Haaland, depois de, nas últimas semanas, terem defendido a sua escolha.

Com a nomeação de Haaland, os povos indígenas vão ter pela primeira vez um nativo americano na mesa onde as principais decisões são tomadas, disse O. J. Semans, um Rosebud Sioux. “Torna evidente que ainda existem índios”, acrescentou.

Haaland, 60 anos, integra o Laguna Pueblo e, como gosta de dizer, é a residente no Novo México de uma 35.ª geração.

O cargo de secretária do Interior vai colocá-la a dirigir um Departamento que tem uma influência muito grande sobre as 574 tribos reconhecidas ao nível federal e muitas das terras públicas, cursos de água, vida selvagem, parques nacionais e riquezas minerais dos Estados Unidos.

A sua escolha quebra um registo de 245 anos de dirigentes não-nativos, homens na sua maioria, na direção dos assuntos dos índios americanos. O governo federal trabalhou com frequência para lhes retirar terras e, até há pouco, para os integrar na cultura dos brancos.

O Departamento do Interior, que gere um quinto do território dos Estados Unidos, vai ter um papel fundamental no cumprimento da promessa de Biden de lutar contra as alterações climáticas, uma das suas prioridades.

O presidente da Nação Navajo, Jonathan Nez, descreveu-se como “muito satisfeito” e, em comunicado, afirmou: “É verdadeiramente um dia histórico e inédito para o povo indígena”.

A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, tinha dito na quarta-feira que Haaland seria uma “excelente escolha” para o cargo e que “era dos mais respeitados e dos melhores membros do Congresso” com quem tinha trabalhado.

Haaland é vice-presidente da comissão dos Recursos Naturais da Câmara dos Representantes. Antes dirigiu o Partido Democrata no Novo México, foi administradora tribal e administradora de uma organização que trabalhava com adultos com problemas de desenvolvimento.

Filha de ex-militares, Haaland descreve-se como uma mãe solteira, que chegou a depender de senhas de alimentação. Também já disse que ainda está a pagar dívidas que contraiu para estudar e fazer o curso de Direito, no seu caso, e estudos pré-universitários, no da sua filha.

O Departamento do Interior tem um largo raio de ação, com a sua autoridade a incluir a gestão das relações federais com as tribos, a administração de dezenas de milhões de hectares e direitos minerais detidos por conta dos nativos americanos e do Alasca, a gestão dos parques nacionais e tomar decisões que afetam milhões de quilómetros quadrados dos Estados Unidos, incluindo as licenças das indústrias do petróleo, gás e mineração.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …

Para eliminar "veneração do Ocidente", China quer retirar livros de Bill Gates e Steve Jobs das listas de leitura

Este mês, as autoridades chinesas ordenaram que os livros "que veneram as ideias ocidentais" e "abraçam todas as coisas estrangeiras" fossem removidos das listas de leitura e das bibliotecas nas escolas primárias e secundárias.  De acordo …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …