Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país.

“Vou pedir às pessoas que usem máscara durante 100 dias. Apenas durante 100 dias, não para sempre”, disse Biden, que no primeiro dia do seu mandato vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação do novo coronavírus, em entrevista à CNN.

Biden, cuja abordagem à pandemia contrasta fortemente com a de Trump, disse ainda planeia usar a autoridade governamental quando necessário para emitir uma “ordem permanente” para o uso de máscaras em prédios federais, bem como no transporte interestadual, inclusive em aviões e autocarros.

De acordo com o Diário de Notícias, o presidente eleito disse também que estava disposto a ser vacinado em público, para aumentar a confiança nas vacinas após a aprovação.

Além disso, Biden revelou que pediu ao principal especialista em doenças infecciosas do governo americano, Anthony Fauci, que permaneça no cargo e se junte à nova administração.

“Pedi-lhe que permaneça exatamente no mesmo papel”, declarou o novo presidente, referindo-se ao especialista ameaçado de demissão pelo presidente cessante, Donald Trump.

“Eu também lhe pedi que fosse o meu principal assessor médico e fizesse parte da minha equipa para a covid”, completou o democrata.

Os Estados Unidos, refira-se, são o país que tem o maior número de mortes e casos confirmados em todo o mundo – ultrapassaram já as 14 milhões de infeções e 275 mil mortes por covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Garcia de Orta alerta para risco de pré-catástrofe. Hospital de Loures com doentes ventilados na urgência

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tinha este sábado um total de 169 doentes com covid-19 internados, dos quais 18 em cuidados intensivos. A unidade hospitalar admitiu um "cenário de pré-catástrofe", caso a …

Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano. A Samsung levantou um …

Cientistas desenvolveram mini-cérebros (quase) humanos

Cientistas norte-americanos enviaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) aglomerados de células nervosas, chamadas de mini-cérebros, que estão, agora, a desenvolver-se de formas que os investigadores não imaginavam ser possível. Os organóides foram criados a partir …

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …