Anthony Fauci prevê “explosão” de casos nos EUA após Dia de Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou este domingo para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação de Graças, marcado pelo movimento de milhões de pessoas em todo o país.

“Em duas ou três semanas, poderemos assistir a uma explosão de casos” de novas contaminações por coronavírus, alertou o diretor do instituto norte-americano de Alergias e Doenças Infeciosas, Anthony Fauci, em declarações ao canal de televisão ABC.

Segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), pelo menos 1,1 milhões de pessoas voaram para os Estados Unidos na véspera do feriado de Ação de Graças, um recorde desde que a pandemia chegou ao país em março, de acordo com dados da agência TSA, responsável pelas verificações de segurança nos aeroportos.

“Este fim de semana, com todas aquelas viagens, é realmente preocupante para nós“, disse o secretário adjunto da Saúde, Brett Giroir, em declarações à CNN.

“As hospitalizações estão, atualmente, a chegar a um pico de quase 95.000. Cerca de 20% dos pacientes nos hospitais têm covid-19, então é um momento muito perigoso“, acrescentou o responsável.

As hospitalizações devido à covid-19 aumentaram em 46 estados americanos, como Nevada, Ohio e Pensilvânia, segundo dados do Washington Post.

O país, que conta o maior número mortos causados pelo novo coronavírus (266.074), ultrapassou o limiar dos 13 milhões de casos na sexta-feira, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins, que é a referência.

Neste contexto, Anthony Fauci explicou que não está a considerar um relaxamento das recomendações para não viajar ou das restrições antes do Natal.

Na Califórnia, foram impostas novas restrições, face ao aumento de casos: foi declarado um recolher obrigatório em São Francisco e, em Los Angeles, foi proibida a maioria das reuniões públicas e privadas, a partir de segunda-feira.

“Fechem os bares e mantenham as escolas abertas”, aconselhou Anthony Fauci.

O imunologista procurou, porém, tranquilizar os cidadãos, lembrando que, em dezembro, deverá estar disponível uma vacina para as pessoas com maior risco de desenvolver uma forma grave da doença.

“As pessoas precisam de saber que o processo de desenvolvimento desta vacina foi feito com rigor científico e a segurança não foi comprometida“, insistiu.

As primeiras doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech já chegaram aos Estados Unidos, importadas da Bélgica. A Pfizer/BioNTech afirma que a sua vacina é 95% eficaz contra o vírus.

“É uma vacina capaz de salvar vidas”, disse Brett Giroir. “É assim que vamos vencer a pandemia. É a luz ao fundo do túnel”, acrescentou.

NY abre escolas, Canadá mantém fronteiras fechadas

O presidente da câmara de Nova Iorque, o democrata Bill de Blasio, anunciou este domingo a reabertura das escolas a partir de 7 de dezembro, primeiro no pré-escolar e primária, e a partir de 10 de dezembro para os alunos com necessidades educativas especiais. Já o ensino superior continuará com aulas não presenciais.

As escolas de Nova Iorque encerraram a 19 de novembro para tentar travar o aumento de casos de covid-19. A decisão foi muito contestada, nomeadamente pelo governador do Estado, Andrew Cuomo, dado que restaurantes, centros comerciais ou ginásios se mantiveram abertos.

Agora, as escolas vão manter-se abertas. Os alunos ficam sujeitos a testes semanais para despiste da covid-19.

Já o Canadá anunciou um novo prolongamento do encerramento das fronteiras a estrangeiros cuja presença não é considerada essencial até 21 de janeiro de 2021.

Desde março deste ano, os viajantes que chegam ao Canadá, canadianos ou não, têm sido sujeitos a uma quarentena obrigatória de 14 dias.

A fronteira do Canadá com os Estados Unidos permanece fechada até 21 de dezembro, ao abrigo de um acordo bilateral com Washington. Só é permitido o comércio de bens e mercadorias e viagens consideradas essenciais.

O encerramento da fronteira terrestre mais longa do mundo foi decidido em março.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …

"Não somos heróis". Há quartéis que podem fechar se não houver vacinas para os bombeiros

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse que se o número de bombeiros infetados com covid-19 continuar a este ritmo muitos quartéis podem ter de encerrar. "As carrinhas de transporte de …

Mayan ouve lesados da pandemia e diz que "limitações têm de vir acompanhadas do cheque"

Tiago Mayan Gonçalves ouviu as lamentações de uma série de empresários algarvios afetados pela pandemia. O candidato aponta o dedo ao Governo, argumentando que "limitações severas têm de vir acompanhadas do cheque". Esta segunda-feira, Tiago Mayan …

Itália: Da crise pandémica à crise política. Conte tem agora o voto de confiança dos deputados

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, obteve ontem a confiança dos deputados para se manter no governo, depois da demissão de duas ministras do partido Itália Viva (IV) ter aberto uma crise política, deixando o governante …

Hospitais do Centro no limite. Em Lisboa, vão abrir dois hospitais de campanha

Várias unidades hospitalares têm dado conta nos últimos dias de uma situação de rutura nos serviços, devido à pressão de doentes internados com covid-19. Pela primeira vez, este domingo, os óbitos associados à covid-19 no Centro …