Bicicletas elétricas da Uber vão rodar em Lisboa

Nesta quinta-feira, será apresentado um novo serviço de bicicletas partilhadas. A Uber entra em Lisboa com as Jump, o nome do serviço de bicicletas elétricas que na Europa só existe em Berlim.

A Uber não comenta a informação, segundo o Público, mas ao aceder-se à aplicação já é visível um botão no topo do ecrã que permite escolher entre “viajar” ou “pedalar”.

Nos Estados Unidos, onde o serviço existe em várias cidades, os preços variam. Em Nova York, o preço para 30 minutos de uso das bicicletas é de dois dólares e, depois disso, custa sete cêntimos ao minuto. Já em Atlanta, o valor para iniciar viagem é de um dólar, sendo depois cobrados 10 cêntimos por minuto.

Quanto a Lisboa, ainda nada se sabe. A marca deverá revelar todas as informações no evento desta quinta-feira. Mas no site da Jump, uma unidade de negócio da Uber comprada em abril de 2018, a indicação é de que as bicicletas podem ser estacionadas em todas as docas para bicicleta existentes nas cidades e que devem ser trancadas com um cadeado que é desbloqueado através de um código ou QR code que é inserido na aplicação.

A Uber junta-se assim à Gira, rede de bicicletas partilhadas, e às seis operadoras de trotinetes no mercado da mobilidade sustentável disponível em Lisboa.

“Melhor mobilidade” em Lisboa

Lisboa tem tido alguns problemas de mobilidade. Para os contrariar, foi lançada uma campanha pela câmara de Lisboa, juntamente com a Polícia Municipal, Carris e EMEL, que conta com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, que pretende mobilizar os cidadãos para uma boa utilização do espaço público “independentemente das opções de mobilidade de cada um”, lê-se num comunicado enviado às redações.

A iniciativa “Lisboa na Boa” estará em marcha entre 27 de fevereiro e 20 de março e ilustra cinco situações de mau uso do espaço público “que todos os dias comprometem a mobilidade nas cidades”. Estacionamento em segunda fila, estacionamento abusivo em lugares de mobilidade reduzida, peões nas ciclovias, bicicletas que circulam nos passeios e trotinetes cuja circulação não obedece às regras de trânsito são alguns dos problemas.

“Nos transportes públicos, ao andar a pé ou de bicicleta, de carro ou de mota, importa que os cidadão possam usufruir do espaço público com respeito pelos outros e em segurança”, lê-se no documento. Só assim é possível contribuir “para uma melhor mobilidade e qualidade de vida nas cidades”, sublinha a autarquia.

Foi ainda criada um site com toda a informação. A partir de 8 de março haverá também a possibilidade de participar em passatempos e ganhar prémios de mobilidade. O mote da campanha “Lisboa na Boa”, “depende de todos”, defende o município.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …