Bicicletas elétricas da Uber vão rodar em Lisboa

Nesta quinta-feira, será apresentado um novo serviço de bicicletas partilhadas. A Uber entra em Lisboa com as Jump, o nome do serviço de bicicletas elétricas que na Europa só existe em Berlim.

A Uber não comenta a informação, segundo o Público, mas ao aceder-se à aplicação já é visível um botão no topo do ecrã que permite escolher entre “viajar” ou “pedalar”.

Nos Estados Unidos, onde o serviço existe em várias cidades, os preços variam. Em Nova York, o preço para 30 minutos de uso das bicicletas é de dois dólares e, depois disso, custa sete cêntimos ao minuto. Já em Atlanta, o valor para iniciar viagem é de um dólar, sendo depois cobrados 10 cêntimos por minuto.

Quanto a Lisboa, ainda nada se sabe. A marca deverá revelar todas as informações no evento desta quinta-feira. Mas no site da Jump, uma unidade de negócio da Uber comprada em abril de 2018, a indicação é de que as bicicletas podem ser estacionadas em todas as docas para bicicleta existentes nas cidades e que devem ser trancadas com um cadeado que é desbloqueado através de um código ou QR code que é inserido na aplicação.

A Uber junta-se assim à Gira, rede de bicicletas partilhadas, e às seis operadoras de trotinetes no mercado da mobilidade sustentável disponível em Lisboa.

“Melhor mobilidade” em Lisboa

Lisboa tem tido alguns problemas de mobilidade. Para os contrariar, foi lançada uma campanha pela câmara de Lisboa, juntamente com a Polícia Municipal, Carris e EMEL, que conta com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, que pretende mobilizar os cidadãos para uma boa utilização do espaço público “independentemente das opções de mobilidade de cada um”, lê-se num comunicado enviado às redações.

A iniciativa “Lisboa na Boa” estará em marcha entre 27 de fevereiro e 20 de março e ilustra cinco situações de mau uso do espaço público “que todos os dias comprometem a mobilidade nas cidades”. Estacionamento em segunda fila, estacionamento abusivo em lugares de mobilidade reduzida, peões nas ciclovias, bicicletas que circulam nos passeios e trotinetes cuja circulação não obedece às regras de trânsito são alguns dos problemas.

“Nos transportes públicos, ao andar a pé ou de bicicleta, de carro ou de mota, importa que os cidadão possam usufruir do espaço público com respeito pelos outros e em segurança”, lê-se no documento. Só assim é possível contribuir “para uma melhor mobilidade e qualidade de vida nas cidades”, sublinha a autarquia.

Foi ainda criada um site com toda a informação. A partir de 8 de março haverá também a possibilidade de participar em passatempos e ganhar prémios de mobilidade. O mote da campanha “Lisboa na Boa”, “depende de todos”, defende o município.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …