Governo quer funcionários públicos a ir de bicicleta ou à boleia para o trabalho

ParisSharing / Flickr

O governo apresenta nesta terça-feira o programa de Mobilidade Eléctrica e Sustentável da Administração Pública que prevê, entre outras medidas, que os funcionários públicos se desloquem de bicicleta para o trabalho ou à boleia em carros partilhados do Estado.

As “linhas de acção” deste programa, conforme as  define o próprio governo, já foram publicadas em Diário da República depois da resolução do Conselho de Ministros com vista à criação da Plataforma para a Mobilidade Sustentável na Administração Pública – Plataforma ECO.mob.

A meta do governo é reduzir em 20% as emissões de dióxido de carbono na frota automóvel do Estado, durante os próximos cinco anos.

No âmbito deste Programa, o governo prevê gastar cerca de três milhões de euros num estudo para a caracterização das deslocações dos funcionários públicos e na criação de locais de estacionamento para bicicletas nos organismos da Administração Pública.

Ideias que Ana Avoila, da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, contesta, considerando em declarações à TSF que se trata de uma “estupidez política”.

“Isto não faz nenhum sentido. Eu não sei se o governo também tem algum estudo para poder partilhar o carro com cinco ministros e se também tem algum Fundo para irem comprar bicicletas para eles se deslocarem mais depressa. É uma estupidez política. Não passa pela cabeça que os funcionários públicos possam andar de partilha com as condições de vida que as pessoas têm. Então, mais vale fazerem uma coisa que é bem feita, que é as empresas terem transportes para conduzir os funcionários públicos”, considera a sindicalista.

Ana Avoila frisa ainda que este programa leva à questão da “privatização” dos transportes que tem vindo a ser feita pelo governo.

No domínio da mobilidade sustentável, o executivo já tinha anunciado a aquisição de 1.200 carros eléctricos com vista a uma poupança de 50 milhões de euros.

ZAP

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. ooops…esqueceram-se de que a forma como vou de casa para o trabalho pertence à Esfera do Privado, o mesmo é dizer que este assunto nao diz respeito ao Estado! A medida é simpática mas peca pelo formato. Deveria incentivar os funcionários publicos a ir de bicicleta para o trabalho (opcional) mediante a oferta de uma bicicleta ou mesmo passe gratuito para o acesso aos transportes (ahaaa ok estes vao ser privatizados! ) Enfim, medidas de um Estado totalitário com rasgos de ditadura!!! Não brinquem comigo.

  2. Vamos ver se é desta que acabamos com os carros dos senhores ministro, secretários de estados e os demais… Que andem com os próprios veículos ou a de bicicleta ou a boleia ou mesma a pé, como se vê em outros países mas civilizados.
    Anda um pobre toda a vida para ganhar para um carro usado e estes fdps andam sempre com carros novos e de alga gama e quem paga é sempre o mesmo.

  3. E se o exemplo viesse de cima e os Senhores Membros do Governo e os Senhores Deputados da AR prescindissem dos carros topo de gama e começassem a deslocarem-se de bicicleta?

    • Achas que têm capacidade para conduzir uma bicicleta?!!!!!!!! Mais uma anedota para rir…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!
      Além disso pensas que vives numa democracia escandinava?!!! Estás enganado vive-se numa “demokratur” à lá portuguaise “”. Andar de pópó topo de gama, é ser “importante e chiquérrimo” …..e quem paga a factura são os otários!!!

  4. estes merdosos e quem vota neles que andem de bicicleta e a pé de preferência
    com um pau enfiado no c. . para irem mais rápido.

  5. Seria um bom começo, a exemplo de certos Países Nórdicos, nomeadamente a NORUEGA
    Nada que fizesse estranhar ao ministro Mota Soares, reconhecido lambareteiro, mas isso noutros tempos.
    A grande diferença, está nas pessoas, “POLÍTICOS HONESTOS E SÉRIOS, andam a vontade na rua, será que em Portugal poderão andar?

  6. “…o governo prevê gastar cerca de três milhões de euros num estudo…” Continuam com os cofres cheios e com as mentes vazias!!

  7. Por aqui, mais uma vez…o Zé Povinho…APOIA!
    Estamos na era das competências e da poupança.
    PASSOS e PORTAS conta com o NOSSO VOTO!
    Ser Português na verdadeira acessão da palavra é ser responsável e competente.
    O Varoufakis em directo na TV disse ter uma mensagem para Portugal…e foi esta:
    “A democracia funciona!” nesta altura;
    O António Costa, A Catarina BE, O PCP, O Verdes…vieram a terreiro dar um abracinho ao artista Varoufakis e de barato criticaram e venderam a dignidade do nosso Povo ao exterior em proveito da mediocridade destes senhores…que na realidade nem sequer os conhecemos e nem portugueses são, são GREGOS.
    A verdade é que a democracia que os artistas de cá apregoam, é rigorosamente igual à do artista grego, daí o ABRACINHO….Mas Como o artista Grego foi apanhado nas malhas da artistisse, os artistas de cá…portam-se como os ratinhos..caladinhos e sem comentários…
    Pensam que cá o Zé Povinho é estúpido, ou que está a dormir, que não está atento?!
    Por isso Passos e Portas, tiraram-nos do posso que por três vezes os artistas PS nos colocaram, agora continuem, esse é o caminho, o da prosperidade…força, contem com o nosso voto…e sem dó nem piedade…realcem estas artistisses aos menos esclarecidos, baralhados, esquecidos e surfistas políticos..os que votam ao contrário porque lhes dá jeito!
    Abraços!!

  8. O Estado não tem que transportar os seus funcionários para o trabalho, só tem que lhes dar trabalho e exigir cumprimento e pagar-lhes atempadamente de acordo com a sua capacidade laboral, é assim que se passa no privado excetuando os altos cargos que indevidamente usam e abusam desse privilégio, doutra forma jamais o défice do Estado será sanado, é necessário que de uma vez por todas se mude de mentalidade neste país das vaidades e privilégios e que todos os partidos estejam de acordo o que não é o caso.

  9. Estou de acordo. De Massamá ate Lisbos, é sempre a descer. Vamos ver ainda um Coelho a andar de triciclo. Sera que veremos a rabuda também? Não sei onde mora, mas se for no mínimo a plano, só lhe fará bem a bicicleta. Desce um pouco o peso a mais.

  10. Olha um apoiante dos ratos! “(ZÉ POVINHO) diz: Por isso Passos e Portas, tiraram-nos do posso que por três vezes os artistas PS nos colocaram, agora continuem, esse é o caminho, o da prosperidade…força, contem com o nosso voto…e sem dó nem piedade…realcem estas artistisses aos menos esclarecidos, baralhados, esquecidos e surfistas políticos..os que votam ao contrário porque lhes dá jeito!
    Abraços!!”
    Tem juízo pá tens de me mostrar um político português honesto…
    Deves andar a comer do taxo… Só pode. Votar em PS, PSD e CDS e estar a dizer “come-me o cu que eu gosto!”
    Desde que temos democracia que partidos nos governaram?
    Quem o responsável pelo estado do país?
    Quem são os corruptos?

    Pensa nestas questões (ZÉ POVINHO)papão!!

    • O “desvio” que faz com o exercício, provavelmente de cócoras, não sendo propriamente caso de boca a fugir para a verdade pessoal, não deixa de ser factor condicionante da visão também pessoal que demonstra quanto às liberdades de cada um por mais metafórico que seja! Ainda assim, Percebendo o que a alma lhe dita, pensar pensaram os gregos, já os cubanos ou os angolanos… Russos. Bem. Pois. Há uns que sobrevivem com feira anual e “avante camarada”. Outros revolucionários bicéfalos quais tias bloquistas de esqª de aviário a arrebanhar nas universidades “computadores para todos” (quem é que não tem?)…
      O fundo do poço normalmente é escuro. A profundidade é desconhecida… Pelos vistos é o que em “consciência” alguns arrebatados preferem como horizonte e esses felizmente são poucos e não sendo gregos, são portugueses…

  11. Anteciparam o 1º de Abril, só pode.
    Só um idiota se lembra destes absurdos, a não ser que ganhe algo com isso…
    3 milhões para obter informação que deve ser ser recolhida gratuitamente a partir dos RH das diferentes entidades públicas é no mínimo estranho, provavelmente até o INE pode responder num par de dias sem grande esforço.
    O engraçado da história é que o ministro Mota Soares vai então mudar de nome para Bicicleta Soares, ou mesmo Bike Soares depois de encostar a famosa acelera.
    Este país é uma paródia, mas com muita e boa formação superior!
    Fica a incógnita, como vai o Ministério da Educação resolver a palhaçada do sistema existente em que desloca os professores para bem longe das suas casas com emprego à porta. Vai desistir desse inferno anual e gastar mais uns milhões para estudar a reestruturação?

  12. o melhor seria retirar os carros do estado, pagos por nós contribuintes e o direito a motorista pago por nós contribuintes. Depois que se deslocassem da forma que lhes fosse mais conveniente. Se tivessem algumas dúvidas dar-lhes um curso intensivo ministrado por um político holandês, dinamarquês ou norueguês, daqueles países que não se deslocam a custa do dinheiro dos contribuintes.

RESPONDER

Banco Alimentar recolhe 1.605 toneladas de alimentos no fim de semana

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.605 toneladas de alimentos durante o fim de semana da campanha nacional que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais, anunciou a presidente do Banco Alimentar contra …

Sérgio Conceição apontado à Lazio

A imprensa italiana aponta esta segunda-feira o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, à Lazio. O técnico português, recorde-se, passou pelo emblema italiano em duas ocasiões como jogador de futebol. O jornal italiano Il Messaggero adianta …

Filial portuguesa de multinacional alemã envolvida em subornos em Angola

A sucursal portuguesa em Angola da multinacional alemã Fresenius Medical Care, que actua na área médica, esteve envolvida num esquema de pagamento de subornos a médicos e militares angolanos que renderam 124 milhões de euros …

CGD acaba com empresa que criou há quase 20 anos com a PT

Criada há quase 20 anos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Portugal Telecom (PT), a Caixanet foi liquidada no início deste ano, bem como a Caixa Tec e a Sogrupo, duas outras empresas …

MB Way. Bancos "fecham" aplicação para cobrar comissões diferenciadas nas transferências

Em pleno arranque do 'open banking', os bancos estão a substituir a aplicação MB Way por soluções próprias que "amarram" os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Segundo noticiou …

A abstenção venceu. É a mais alta de sempre

A abstenção foi a grande figura das eleições europeias deste domingo, tendo 68,7% dos portugueses optado por não votar. A abstenção em Portugal voltou a atingir um novo recorde, enquanto que a taxa de participação …

Neurocirurgia do Hospital de São João deixa os contentores ao fim de 12 anos

O novo serviço de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, está a funcionar desde este sábado. Ao fim de 12 anos, os serviços de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, deixaram de …

Derrota histórica para o PSD. O PS resiste, o Bloco chega-se à frente e o PAN estreia-se

A derrota do PSD, com uma desvantagem de mais de 10 pontos percentuais sobre o PS que foi o vencedor da noite eleitoral, o reforço do Bloco de Esquerda como a terceira força política e …

Sindicalista que parou o país vai representar seguranças privados

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas e Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, vai acumular este cargo com a vice-presidência de um outro sindicato, o Sindicato de Segurança e Vigilantes de Portugal (SSVP), que …

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …