Biblioteca de São Lázaro acusada de deitar ao lixo centenas de livros doados

(dr) Lisboa.pt

Biblioteca Municipal de São Lázaro, em Lisboa.

A Biblioteca Municipal de São Lázaro, em Lisboa, é acusada de deitar ao lixo centenas de livros que lhe foram doados, denunciou a atriz Joana Manuel através de uma publicação feita no Facebook.

Em declarações ao Observador, o bibliotecário principal de São Lázaro garante que as acusações são falsas e classificou-as como “maledicência”.

A publicação de Joana Manual é acompanhada por fotografias de livros num ecoponto da Rua Nova do Desterro. Um amigo da atriz ainda conseguiu “salvar” algumas das obras.



“A Biblioteca Municipal de São Lázaro, em Arroios, recebeu uma doação de centenas de livros. Os que estão aqui com ar arrumadinho foram salvos pela pessoa que me alertou para isto. Edições da Afrodite, da &etc, edições estrangeiras de autores portugueses, até um exemplar que se encontra à venda na net por 280 euros.”, começou por escrever Joana Manuel.

“Os restantes tiveram o destino que se vê nas outras fotos. Se alguém tiver uma cana de pesca e uma lanterna, ainda pode passar no ecoponto da Rua Nova do Desterro e tentar a sorte”, acrescentou. “Mas fica a dica: se tiverem livros para doar, não doem à biblioteca mais bonita de Lisboa. As pessoas lá dentro não parecem estar para se chatear muito com isso”.

A publicação, partilhada na quinta-feira à noite, conta já com centenas de ‘gostos’ e comentários e quase outras tantas partilhas.

Ao Observador, o amigo mencionado por Joana Manuel, Pedro Soares, garante ter testemunhado o ocorrido.

“Dois funcionários puseram os sacos no corredor naquele momento, pegaram em alguns livros e fizeram comentários próprios de quem os estava a ver pela primeira vez, o que me leva a concluir que não fizeram nenhuma triagem prévia”, relatou. “Estavam enervados, parecia que lhes tinha caído em cima uma tarefa muito aborrecida”.

Com autorização dos bibliotecários, Pedro Soares e outras pessoas que ocupavam o espaço puderam escolher alguns dos livros e levá-los para casa. “Isto foi uma doação, tire o que quiser”, terá dito uma bibliotecária.

Os livros que ninguém quis foram postos em sacos junto da porta de entrada, com os bibliotecários a argumentarem que iriam para “cabines de leitura” da freguesia.

“Pouco tempo depois, saí para ir tomar um café e vi um dos bibliotecários a regressar da zona dos contentores, com os sacos dos livros vazios. Mais tarde passei mesmo ao lado do ecoponto do papel e espreitei. Vi o fundo cheio de livros”, contou.

Rui Faustino, responsável pela Biblioteca Municipal de São Lázaro, desmentiu as acusações e garantiu que “nenhum livro propriedade da Biblioteca de São Lázaro ou da rede de Bibliotecas de Lisboa foi colocado no lixo”.

“As pessoas podem dizer o que quiserem, vivemos em democracia, mas têm de provar as acusações que fazem”, atirou Rui Faustino, acrescentando que estamos perante “maledicência” e “fake news”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Terapia para bebés pode reduzir a probabilidade de diagnóstico de autismo

Um novo estudo sugere que terapia personalizada pode ajudar algumas crianças a desenvolver competências sociais antes da idade escolar, evitando assim o diagnóstico de autismo. Uma equipa de médicos internacional demonstrou que uma nova terapia dirigida …

PS admite perder entre 10 e 15 Câmaras Municipais nas autárquicas

A direcção socialista espera também segurar Almada e Coimbra e vencer em Viseu e em Portalegre, duas câmaras historicamente do PSD. Segundo avança o Público, a direcção do Partido Socialista já está a contar perder entre …

Lula ganharia as eleições presidenciais brasileiras à primeira volta

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais na primeira volta se as eleições, marcadas para outubro de 2022, fossem realizadas hoje, de acordo com uma sondagem de opinião divulgada na …

Conselho de Ministros de hoje vai trazer de volta "antigo normal". Restauração abandona certificado

Governo vai reunir no dia de hoje para decidir quais os moldes em que avança a última fase do processo de desconfinamento. Regras só deverão entrar em vigor a partir de 1 de outubro. Após vários …

O que causou um enorme buraco na camada do ozono em 2020? A ciência já pode ter resposta

O grande buraco que se abriu na camada do ozono no ano passado pode ter sido desencadeado por temperaturas recordes, durante o inverno, no oceano Pacífico Norte, indicam novas análises. O enorme buraco, que se formou …

Rio diz que Governo “procura influenciar voto" com “notícia positiva” pré-eleições

O presidente do PSD defendeu que o Governo “se esforçou” por, em cima das autárquicas, dar uma notícia positiva aos portugueses sobre a pandemia, considerando que deveria tê-lo feito há mais tempo ou então só …

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …