Biblioteca de São Lázaro acusada de deitar ao lixo centenas de livros doados

(dr) Lisboa.pt

Biblioteca Municipal de São Lázaro, em Lisboa.

A Biblioteca Municipal de São Lázaro, em Lisboa, é acusada de deitar ao lixo centenas de livros que lhe foram doados, denunciou a atriz Joana Manuel através de uma publicação feita no Facebook.

Em declarações ao Observador, o bibliotecário principal de São Lázaro garante que as acusações são falsas e classificou-as como “maledicência”.

A publicação de Joana Manual é acompanhada por fotografias de livros num ecoponto da Rua Nova do Desterro. Um amigo da atriz ainda conseguiu “salvar” algumas das obras.



“A Biblioteca Municipal de São Lázaro, em Arroios, recebeu uma doação de centenas de livros. Os que estão aqui com ar arrumadinho foram salvos pela pessoa que me alertou para isto. Edições da Afrodite, da &etc, edições estrangeiras de autores portugueses, até um exemplar que se encontra à venda na net por 280 euros.”, começou por escrever Joana Manuel.

“Os restantes tiveram o destino que se vê nas outras fotos. Se alguém tiver uma cana de pesca e uma lanterna, ainda pode passar no ecoponto da Rua Nova do Desterro e tentar a sorte”, acrescentou. “Mas fica a dica: se tiverem livros para doar, não doem à biblioteca mais bonita de Lisboa. As pessoas lá dentro não parecem estar para se chatear muito com isso”.

A publicação, partilhada na quinta-feira à noite, conta já com centenas de ‘gostos’ e comentários e quase outras tantas partilhas.

Ao Observador, o amigo mencionado por Joana Manuel, Pedro Soares, garante ter testemunhado o ocorrido.

“Dois funcionários puseram os sacos no corredor naquele momento, pegaram em alguns livros e fizeram comentários próprios de quem os estava a ver pela primeira vez, o que me leva a concluir que não fizeram nenhuma triagem prévia”, relatou. “Estavam enervados, parecia que lhes tinha caído em cima uma tarefa muito aborrecida”.

Com autorização dos bibliotecários, Pedro Soares e outras pessoas que ocupavam o espaço puderam escolher alguns dos livros e levá-los para casa. “Isto foi uma doação, tire o que quiser”, terá dito uma bibliotecária.

Os livros que ninguém quis foram postos em sacos junto da porta de entrada, com os bibliotecários a argumentarem que iriam para “cabines de leitura” da freguesia.

“Pouco tempo depois, saí para ir tomar um café e vi um dos bibliotecários a regressar da zona dos contentores, com os sacos dos livros vazios. Mais tarde passei mesmo ao lado do ecoponto do papel e espreitei. Vi o fundo cheio de livros”, contou.

Rui Faustino, responsável pela Biblioteca Municipal de São Lázaro, desmentiu as acusações e garantiu que “nenhum livro propriedade da Biblioteca de São Lázaro ou da rede de Bibliotecas de Lisboa foi colocado no lixo”.

“As pessoas podem dizer o que quiserem, vivemos em democracia, mas têm de provar as acusações que fazem”, atirou Rui Faustino, acrescentando que estamos perante “maledicência” e “fake news”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …