/

Lisboa vai ter uma biblioteca numa cabine telefónica

mollyblock / Flickr

-

Uma antiga cabine telefónica vai ser transformada numa mini-biblioteca, para promover a leitura e “estreitar os laços” entre os moradores do bairro lisboeta junto às avenidas de Roma e Guerra Junqueiro, foi hoje anunciado.

A biblioteca será inaugurada a 23 de abril, Dia Mundial do Livro, e a ideia partiu do Movimento de Comerciantes da Avenida Guerra Junqueiro, Praça de Londres e Avenida de Roma, em parceria com a Portugal Telecom.

Carlos Moura-Carvalho, do movimento, explicou à agência Lusa que a pequena biblioteca terá entre 50 a 60 livros, doados por editoras, livrarias e por moradores do bairro.

No ano passado, surgiu um projeto semelhante – uma biblioteca numa cabine – em Barcelinhos, no norte do país, e há outras experiências do género concretizadas noutros países.

Nesta nova Cabine de Leitura, que terá também livros para crianças e jovens, cada pessoa que quiser levar um livro de empréstimo, terá de deixar outro em troca, juntamente com os seus contactos, comprometendo-se a devolvê-lo num prazo estipulado.

“Acreditamos no civismo, e que as pessoas irão respeitar as regras. Se, no final do primeiro dia, tiverem desaparecido os livros todos, teremos de os repor”, afirmou o comerciante.

A localização ainda não foi decidida, mas a cabine-biblioteca deverá ficar perto da pastelaria Mexicana, na praça de Londres ou na avenida Guerra Junqueiro.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.