BES e Montepio são únicos bancos com “apagão” fiscal em 3 anos

Andre Kosters / Lusa

Fernando Rocha Andrade

Fernando Rocha Andrade, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Mais de metade das transferências para offshores envolvidas no “apagão” do fisco respeitam ao BES e ao Montepio, os únicos bancos que revelaram problemas em três anos distintos. Um dado que reforça as dúvidas em torno do caso.

O Jornal Económico apurou que os bancos Montepio Geral e Espírito Santo foram sinalizados pela Inspecção-Geral de Finanças como aqueles que estiveram envolvidos num “apagão” fiscal, durante mais de um ano, no âmbito das comunicações sobre transferências para paraísos fiscais.

De acordo com a publicação, “BES e Montepio representam 51%” das transferências afectadas pelo “apagão”, envolvendo “12 564 operações”.

Devido a este “erro de leitura” nas declarações dos dois bancos, “escaparam ao radar do fisco 8 055 milhões de euros”, frisando que BES e Montepio são as únicas entidades bancárias “com problemas em três anos”.

Este é mais um dado que vem reforçar as suspeitas em torno do “apagão” fiscal, alegadamente motivado por problemas informáticos ainda não esclarecidos.

Este processo implica 10 mil milhões de euros de transferências para offshores, verificadas entre 2011 e 2014, que não passaram pelo crivo do Fisco. Mais de metade desse valor terá saído do BES.

A Inspecção-Geral de Finanças anunciou, recentemente, ser “extremamente improvável” que o “apagão” tenha sido causado por mão humana deliberada.

Outro dado noticiado recentemente pelo jornal Público, e que reforça as suspeitas, aponta que o programa informático em causa só terá falhado no caso concreto das transferências para offshores, tendo funcionado adequadamente noutras operações, como nas retenções de taxas liberatórias.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Porque será? Três amigos comuns: Ricardo Salgado, Jose Guilherme e Tomás Correia. Um triangulo dourado. Já agora, ainda ninguém percebeu como subiram do nada as UP´s do Montepio há uns tempos? Imaginem que decidiam uma OPA ao preço inicial de venda, ou seja, com ganhos de mais de 100%, não diziam aos amigos? A Lei não permite, mas é pratica corrente em Portugal fazer-se isso, e quem ganha são sempre os mesmos que depois distribuem comissões por aqueles que decidem, não é Ricardo, não é Tomás? É, não é José Guilherme?! Ninguém vai preso, faz-se tudo, até roubar bancos!

  2. Ora aí está um sistema informático com grandes preferências!
    E o Zé povinho fica assim “plenamente” convencido que não houve qualquer dolo… Ficará?
    Foi só culpa do sistema informático! Alguém aqui duvida?
    O “Senhor Sistema Informático” tem o direito de tomar as suas decisões, sem depender dos dados que lá inserem. E não está sujeito a investigações nem a ser constituído arguido! Privilegia assim as contas da sua preferência, sem correr riscos! Disco rígido para recuperação de dados é coisa que não existe nestes casos!
    Com “sistemas informáticos” destes, o país que se cuide…

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …