BES e Montepio são únicos bancos com “apagão” fiscal em 3 anos

Andre Kosters / Lusa

Fernando Rocha Andrade

Fernando Rocha Andrade, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Mais de metade das transferências para offshores envolvidas no “apagão” do fisco respeitam ao BES e ao Montepio, os únicos bancos que revelaram problemas em três anos distintos. Um dado que reforça as dúvidas em torno do caso.

O Jornal Económico apurou que os bancos Montepio Geral e Espírito Santo foram sinalizados pela Inspecção-Geral de Finanças como aqueles que estiveram envolvidos num “apagão” fiscal, durante mais de um ano, no âmbito das comunicações sobre transferências para paraísos fiscais.

De acordo com a publicação, “BES e Montepio representam 51%” das transferências afectadas pelo “apagão”, envolvendo “12 564 operações”.

Devido a este “erro de leitura” nas declarações dos dois bancos, “escaparam ao radar do fisco 8 055 milhões de euros”, frisando que BES e Montepio são as únicas entidades bancárias “com problemas em três anos”.

Este é mais um dado que vem reforçar as suspeitas em torno do “apagão” fiscal, alegadamente motivado por problemas informáticos ainda não esclarecidos.

Este processo implica 10 mil milhões de euros de transferências para offshores, verificadas entre 2011 e 2014, que não passaram pelo crivo do Fisco. Mais de metade desse valor terá saído do BES.

A Inspecção-Geral de Finanças anunciou, recentemente, ser “extremamente improvável” que o “apagão” tenha sido causado por mão humana deliberada.

Outro dado noticiado recentemente pelo jornal Público, e que reforça as suspeitas, aponta que o programa informático em causa só terá falhado no caso concreto das transferências para offshores, tendo funcionado adequadamente noutras operações, como nas retenções de taxas liberatórias.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Porque será? Três amigos comuns: Ricardo Salgado, Jose Guilherme e Tomás Correia. Um triangulo dourado. Já agora, ainda ninguém percebeu como subiram do nada as UP´s do Montepio há uns tempos? Imaginem que decidiam uma OPA ao preço inicial de venda, ou seja, com ganhos de mais de 100%, não diziam aos amigos? A Lei não permite, mas é pratica corrente em Portugal fazer-se isso, e quem ganha são sempre os mesmos que depois distribuem comissões por aqueles que decidem, não é Ricardo, não é Tomás? É, não é José Guilherme?! Ninguém vai preso, faz-se tudo, até roubar bancos!

  2. Ora aí está um sistema informático com grandes preferências!
    E o Zé povinho fica assim “plenamente” convencido que não houve qualquer dolo… Ficará?
    Foi só culpa do sistema informático! Alguém aqui duvida?
    O “Senhor Sistema Informático” tem o direito de tomar as suas decisões, sem depender dos dados que lá inserem. E não está sujeito a investigações nem a ser constituído arguido! Privilegia assim as contas da sua preferência, sem correr riscos! Disco rígido para recuperação de dados é coisa que não existe nestes casos!
    Com “sistemas informáticos” destes, o país que se cuide…

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …