Berlim mostra o “dedo do meio” aos antimáscara

O anúncio da agência de turismo de Berlim.

“Um dedo do meio para todos aqueles sem máscara: nós regemo-nos pelas regras do corona”, lê-se num poster que faz parte de uma campanha de informação pública da agência de turismo de Berlim.

A agência de turismo de Berlim publicou um anúncio em vários jornais da capital alemã como parte de uma campanha de informação pública relativamente ao novo coronavírus. Até aqui tudo bem, não fosse o facto de o anúncio contar com uma imagem de uma idosa a mostrar o “dedo do meio” com a mensagem: “Um dedo do meio para todos aqueles sem máscara: nós regemo-nos pelas regras do corona”.

“Queríamos usar uma linguagem que se adequasse ao carácter de Berlim e que enfatizasse a dramática situação da pandemia – e conseguimos”, disse o porta-voz da agência Visit Berlin ao jornal britânico The Guardian.

Este anúncio surge na linha de uma campanha que tem sido levada a cabo desde setembro com a publicação de vários posters semelhantes, embora algo menos ofensivos em comparação com este recente.

Berlim é uma cidade conhecida pelos seus habitantes orgulhosos, que zelam pelo civismo nestes tempos de pandemia, cumprindo as regras sanitárias do Governo à letra. No entanto, nem todos estão satisfeitos com a campanha publicitária da agência de turismo.

“A situação é séria demais para piadas estúpidas”, disse o líder local, Kai Wegner. Por sua vez, o secretário-geral do Partido Democrata Livre, de centro-direita, disse que a campanha “não foi nem engraçada nem não convencional, mas sim arrogante e ofensiva“.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e recolher obrigatório entre as 22h00 e as …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …