Benfica responde ao “polvo encarnado” com novo Apito Dourado

Jorge-Nuno-Pinto-da-Costa / Facebook

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

O Benfica acusa o FC Porto de estar envolvido num “novo Apito Dourado”, acusando Pinto da Costa e o director desportivo dos dragões, Luís Gonçalves, de integrarem um esquema para “condicionar” os árbitros. É a resposta do clube da Luz às acusações portistas no caso dos emails.

Depois do “polvo encarnado”, nome que titula o livro lançado pelo director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, que denunciou o chamado caso dos emails, o Benfica responde em tom semelhante, acusando os rivais do Dragão de estarem envolvidos num “novo Apito Dourado”.

Por via da Benfica TV e através do porta-voz José Marinho, durante o programa “Chama Imensa”, o Benfica denunciou um suposto esquema de corrupção, com o intuito de “condicionar” os árbitros, que terá Pinto da Costa à cabeça e a claque Super Dragões como “braço armado”.

O director de comunicação do FC Porto tinha recorrido ao Porto Canal, o canal de televisão do portistas, para denunciar emails que evidenciam, alegadamente, um esquema de corrupção e de influência de árbitros em prol do Benfica.

Agora, o Benfica fala num “novo Apito Dourado”, acusando o presidente do FC Porto, o director desportivo do clube, Luís Gonçalves, e o delegado do clube nos jogos do FC Porto B, Joaquim Pinheiro, de coordenarem um esquema de “coacção aos árbitros” que envolverá telefonemas, com ameaças e intimidação perpetradas pelos Super Dragões.

O ex-árbitro assistente António Perdigão e o ex-presidente da Associação de Futebol do Porto (AFP), Alexandre Morgado, também são citados por José Marinho como supostos “elos de ligação do FC Porto com a restante estrutura ligada ao Conselho de Arbitragem”.

José Marinho acusa a AFP e a Associação de Futebol de Braga (AFB) de participarem activamente neste suposto esquema em prol do FC Porto. O porta-voz do Benfica cita, particularmente, os nomes do presidente do Conselho de Arbitragem da AFP, Carlos Carvalho, e do vice-presidente da AFB, Sérgio Pereira, como alegados coadjuvantes dos dragões.

As acusações do Benfica visam ainda a claque portista, referida como “o braço armado do FC Porto”, que denuncia alegadas visitas de elementos da claque ao Centro de Treinos dos Árbitros, “presenças nas áreas de residência, escolas dos filhos dos árbitros” e “práticas de condicionamento”.

José Marinho assegura que todos estes dados estão já “na posse do Ministério Público” e do Departamento Central de Investigação e Acção Penal para investigação.

Em reacção a estas acusações do Benfica, o director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, usou o seu perfil do Twitter para dizer que “o polvo pariu um rato”.

Pedro Guerra confirma troca de emails com Piriquito

Entretanto, o comentador do Benfica Pedro Guerra, implicado no caso dos emails, confirmou no programa “Prolongamento”, da TVI24, que trocou mensagens de correio electrónico com Horácio Piriquito, ex-dirigente da Federação Portuguesa de Futebol.

Horácio Piriquito demitiu-se da FPF depois da notícia de que passou informações confidenciais da entidade, nomeadamente relatórios de contas, ao comentador do Benfica.

Trocamos informação muitas vezes e trocámos emails sobre matérias que muito me interessam, porque sou comentador de televisão”, disse Pedro Guerra na TVI24, acrescentando que “uma das matérias” que lhe “interessam são as contas, de quanto custa a arbitragem ou a Selecção”.

O comentador do Benfica justificou, ainda, a troca de emails com Piriquito com a “relação de amizade” que diz manter com o ex-dirigente da FPF.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Infetados que furem quarentena podem arriscar prisão preventiva

Em Portugal, o crime de propagação de doença tem uma moldura penal que pode ir até oito anos de prisão, admitindo ainda medidas de coação privativas da liberdade, como é o caso da prisão preventiva. Assim, …

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre. Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados …

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …