Benfica responde ao “polvo encarnado” com novo Apito Dourado

Jorge-Nuno-Pinto-da-Costa / Facebook

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

O Benfica acusa o FC Porto de estar envolvido num “novo Apito Dourado”, acusando Pinto da Costa e o director desportivo dos dragões, Luís Gonçalves, de integrarem um esquema para “condicionar” os árbitros. É a resposta do clube da Luz às acusações portistas no caso dos emails.

Depois do “polvo encarnado”, nome que titula o livro lançado pelo director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, que denunciou o chamado caso dos emails, o Benfica responde em tom semelhante, acusando os rivais do Dragão de estarem envolvidos num “novo Apito Dourado”.

Por via da Benfica TV e através do porta-voz José Marinho, durante o programa “Chama Imensa”, o Benfica denunciou um suposto esquema de corrupção, com o intuito de “condicionar” os árbitros, que terá Pinto da Costa à cabeça e a claque Super Dragões como “braço armado”.

O director de comunicação do FC Porto tinha recorrido ao Porto Canal, o canal de televisão do portistas, para denunciar emails que evidenciam, alegadamente, um esquema de corrupção e de influência de árbitros em prol do Benfica.

Agora, o Benfica fala num “novo Apito Dourado”, acusando o presidente do FC Porto, o director desportivo do clube, Luís Gonçalves, e o delegado do clube nos jogos do FC Porto B, Joaquim Pinheiro, de coordenarem um esquema de “coacção aos árbitros” que envolverá telefonemas, com ameaças e intimidação perpetradas pelos Super Dragões.

O ex-árbitro assistente António Perdigão e o ex-presidente da Associação de Futebol do Porto (AFP), Alexandre Morgado, também são citados por José Marinho como supostos “elos de ligação do FC Porto com a restante estrutura ligada ao Conselho de Arbitragem”.

José Marinho acusa a AFP e a Associação de Futebol de Braga (AFB) de participarem activamente neste suposto esquema em prol do FC Porto. O porta-voz do Benfica cita, particularmente, os nomes do presidente do Conselho de Arbitragem da AFP, Carlos Carvalho, e do vice-presidente da AFB, Sérgio Pereira, como alegados coadjuvantes dos dragões.

As acusações do Benfica visam ainda a claque portista, referida como “o braço armado do FC Porto”, que denuncia alegadas visitas de elementos da claque ao Centro de Treinos dos Árbitros, “presenças nas áreas de residência, escolas dos filhos dos árbitros” e “práticas de condicionamento”.

José Marinho assegura que todos estes dados estão já “na posse do Ministério Público” e do Departamento Central de Investigação e Acção Penal para investigação.

Em reacção a estas acusações do Benfica, o director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, usou o seu perfil do Twitter para dizer que “o polvo pariu um rato”.

Pedro Guerra confirma troca de emails com Piriquito

Entretanto, o comentador do Benfica Pedro Guerra, implicado no caso dos emails, confirmou no programa “Prolongamento”, da TVI24, que trocou mensagens de correio electrónico com Horácio Piriquito, ex-dirigente da Federação Portuguesa de Futebol.

Horácio Piriquito demitiu-se da FPF depois da notícia de que passou informações confidenciais da entidade, nomeadamente relatórios de contas, ao comentador do Benfica.

Trocamos informação muitas vezes e trocámos emails sobre matérias que muito me interessam, porque sou comentador de televisão”, disse Pedro Guerra na TVI24, acrescentando que “uma das matérias” que lhe “interessam são as contas, de quanto custa a arbitragem ou a Selecção”.

O comentador do Benfica justificou, ainda, a troca de emails com Piriquito com a “relação de amizade” que diz manter com o ex-dirigente da FPF.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …