Benfica responde ao “polvo encarnado” com novo Apito Dourado

Jorge-Nuno-Pinto-da-Costa / Facebook

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

O Benfica acusa o FC Porto de estar envolvido num “novo Apito Dourado”, acusando Pinto da Costa e o director desportivo dos dragões, Luís Gonçalves, de integrarem um esquema para “condicionar” os árbitros. É a resposta do clube da Luz às acusações portistas no caso dos emails.

Depois do “polvo encarnado”, nome que titula o livro lançado pelo director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, que denunciou o chamado caso dos emails, o Benfica responde em tom semelhante, acusando os rivais do Dragão de estarem envolvidos num “novo Apito Dourado”.

Por via da Benfica TV e através do porta-voz José Marinho, durante o programa “Chama Imensa”, o Benfica denunciou um suposto esquema de corrupção, com o intuito de “condicionar” os árbitros, que terá Pinto da Costa à cabeça e a claque Super Dragões como “braço armado”.

O director de comunicação do FC Porto tinha recorrido ao Porto Canal, o canal de televisão do portistas, para denunciar emails que evidenciam, alegadamente, um esquema de corrupção e de influência de árbitros em prol do Benfica.

Agora, o Benfica fala num “novo Apito Dourado”, acusando o presidente do FC Porto, o director desportivo do clube, Luís Gonçalves, e o delegado do clube nos jogos do FC Porto B, Joaquim Pinheiro, de coordenarem um esquema de “coacção aos árbitros” que envolverá telefonemas, com ameaças e intimidação perpetradas pelos Super Dragões.

O ex-árbitro assistente António Perdigão e o ex-presidente da Associação de Futebol do Porto (AFP), Alexandre Morgado, também são citados por José Marinho como supostos “elos de ligação do FC Porto com a restante estrutura ligada ao Conselho de Arbitragem”.

José Marinho acusa a AFP e a Associação de Futebol de Braga (AFB) de participarem activamente neste suposto esquema em prol do FC Porto. O porta-voz do Benfica cita, particularmente, os nomes do presidente do Conselho de Arbitragem da AFP, Carlos Carvalho, e do vice-presidente da AFB, Sérgio Pereira, como alegados coadjuvantes dos dragões.

As acusações do Benfica visam ainda a claque portista, referida como “o braço armado do FC Porto”, que denuncia alegadas visitas de elementos da claque ao Centro de Treinos dos Árbitros, “presenças nas áreas de residência, escolas dos filhos dos árbitros” e “práticas de condicionamento”.

José Marinho assegura que todos estes dados estão já “na posse do Ministério Público” e do Departamento Central de Investigação e Acção Penal para investigação.

Em reacção a estas acusações do Benfica, o director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, usou o seu perfil do Twitter para dizer que “o polvo pariu um rato”.

Pedro Guerra confirma troca de emails com Piriquito

Entretanto, o comentador do Benfica Pedro Guerra, implicado no caso dos emails, confirmou no programa “Prolongamento”, da TVI24, que trocou mensagens de correio electrónico com Horácio Piriquito, ex-dirigente da Federação Portuguesa de Futebol.

Horácio Piriquito demitiu-se da FPF depois da notícia de que passou informações confidenciais da entidade, nomeadamente relatórios de contas, ao comentador do Benfica.

Trocamos informação muitas vezes e trocámos emails sobre matérias que muito me interessam, porque sou comentador de televisão”, disse Pedro Guerra na TVI24, acrescentando que “uma das matérias” que lhe “interessam são as contas, de quanto custa a arbitragem ou a Selecção”.

O comentador do Benfica justificou, ainda, a troca de emails com Piriquito com a “relação de amizade” que diz manter com o ex-dirigente da FPF.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …