“Espião” na Federação passou documentos confidenciais a Pedro Guerra

PedroGuerra1966 / Facebook

Pedro Guerra, ex-director de conteúdos da Benfica TV

O comentador do Benfica terá recebido documentos internos confidenciais da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) através de um membro do Conselho Fiscal da entidade, Horácio Piriquito. A FPF já fez denúncia do caso à Polícia Judiciária.

A revista Sábado noticia nesta quarta-feira, na sua edição online, que Pedro Guerra, ex-director de conteúdos da Benfica TV, terá recebido documentos internos da FPF, através de Horácio Piriquito, membro do Conselho Fiscal do organismo.

Em causa estão documentos internos e confidenciais da federação, “relacionados com auditorias trimestrais” e que “não eram de divulgação pública”, adianta a revista. Fonte da FPF confirmou que se tratam de relatórios “internos, sem acesso público”.

Perante isto, a federação anunciou que fez uma denúncia à Polícia Judiciária e à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a situação.

“Por em causa poder estar a violação de segredo, a FPF denunciou o referido facto à Polícia Judiciária, disponibilizando-se para os procedimentos entendidos por convenientes”, lê-se num comunicado da FPF, que vai propor também a destituição de Horácio Piriquito.

A FPF acrescenta que remeteu ainda “o conteúdo do artigo publicado [pela Sábado] para o Conselho de Justiça” e que vai “requerer a realização de uma Assembleia-Geral extraordinária para discussão e votação da proposta de destituição” de Piriquito “por violação grave de deveres estatutários“.

Trocas de emails entre Guerra e Piriquito

Esta alegada fuga de informação da FPF está relacionada com o caso dos emails que implica o Benfica num alegado esquema de corrupção de árbitros e de influências no mundo do futebol.

A Sábado transcreve extractos de emails alegadamente trocados entre Pedro Guerra e Horácio Piriquito, em Setembro de 2015, logo depois de o comentador ter supostamente recebido um dos relatórios internos da FPF.

O comentador escreve que guardará “religiosamente e de forma confidencial, claro!” o documento e questiona o elemento do Conselho Fiscal da Federação sobre “uns devedores manhosos” que deixavam a instituição “pendurada”, cita a revista.

Na resposta, Piriquito refere, segundo a mesma publicação, que “muitas vezes são as associações que estrangulam ou beneficiam os clubes, conforme os alinhamentos ‘clubísticos’”. O elemento da FPF explicava, ainda, que essa situação justifica “as corridas do SLB e do FCP ao domínio das associações“.

“Se uma associação é portista pode atrasar os pagamentos a um clube alinhado com o Benfica, e vice-versa”, salientava também Piriquito, concluindo que “estas coisas nunca se podem escrever, só dizer e com pouca gente a ouvir“, transcreve a Sábado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …