“Espião” na Federação passou documentos confidenciais a Pedro Guerra

PedroGuerra1966 / Facebook

Pedro Guerra, ex-director de conteúdos da Benfica TV

O comentador do Benfica terá recebido documentos internos confidenciais da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) através de um membro do Conselho Fiscal da entidade, Horácio Piriquito. A FPF já fez denúncia do caso à Polícia Judiciária.

A revista Sábado noticia nesta quarta-feira, na sua edição online, que Pedro Guerra, ex-director de conteúdos da Benfica TV, terá recebido documentos internos da FPF, através de Horácio Piriquito, membro do Conselho Fiscal do organismo.

Em causa estão documentos internos e confidenciais da federação, “relacionados com auditorias trimestrais” e que “não eram de divulgação pública”, adianta a revista. Fonte da FPF confirmou que se tratam de relatórios “internos, sem acesso público”.

Perante isto, a federação anunciou que fez uma denúncia à Polícia Judiciária e à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a situação.

“Por em causa poder estar a violação de segredo, a FPF denunciou o referido facto à Polícia Judiciária, disponibilizando-se para os procedimentos entendidos por convenientes”, lê-se num comunicado da FPF, que vai propor também a destituição de Horácio Piriquito.

A FPF acrescenta que remeteu ainda “o conteúdo do artigo publicado [pela Sábado] para o Conselho de Justiça” e que vai “requerer a realização de uma Assembleia-Geral extraordinária para discussão e votação da proposta de destituição” de Piriquito “por violação grave de deveres estatutários“.

Trocas de emails entre Guerra e Piriquito

Esta alegada fuga de informação da FPF está relacionada com o caso dos emails que implica o Benfica num alegado esquema de corrupção de árbitros e de influências no mundo do futebol.

A Sábado transcreve extractos de emails alegadamente trocados entre Pedro Guerra e Horácio Piriquito, em Setembro de 2015, logo depois de o comentador ter supostamente recebido um dos relatórios internos da FPF.

O comentador escreve que guardará “religiosamente e de forma confidencial, claro!” o documento e questiona o elemento do Conselho Fiscal da Federação sobre “uns devedores manhosos” que deixavam a instituição “pendurada”, cita a revista.

Na resposta, Piriquito refere, segundo a mesma publicação, que “muitas vezes são as associações que estrangulam ou beneficiam os clubes, conforme os alinhamentos ‘clubísticos’”. O elemento da FPF explicava, ainda, que essa situação justifica “as corridas do SLB e do FCP ao domínio das associações“.

“Se uma associação é portista pode atrasar os pagamentos a um clube alinhado com o Benfica, e vice-versa”, salientava também Piriquito, concluindo que “estas coisas nunca se podem escrever, só dizer e com pouca gente a ouvir“, transcreve a Sábado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …