Benfica recusa jogar com o Rio Ave no Dragão. E há um infectado confirmado no FC Porto

4

António Cotrim / Lusa

O regresso do campeonato português de futebol continua em dúvida, apesar de tudo apontar para que a bola volte a rolar nos relvados a 4 de Junho. Há mais um jogador infectado com covid-19, desta vez no FC Porto, e os clubes não se entendem quanto aos estádios onde vão jogar, com o Benfica a recusar entrar no Dragão como “casa emprestada”.

Os representantes dos 18 clubes do principal escalão de futebol e elementos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) têm mantido vários reuniões e contactos no sentido de alinhavarem os moldes do regresso do campeonato.

A expectativa é que a bola volte a rolar nos relvados a 4 de Junho para a realização das últimas 10 jornadas da época, mas não há um entendimento quanto aos estádios onde vão decorrer os jogos.

Nem todos apresentam condições de higiene e segurança ideais em tempos de pandemia de covid-19, pelo que será necessário encontrar soluções.

Para já, o Benfica recusa terminantemente a possibilidade de ter que jogar no Estádio do Dragão como “casa emprestada”, nomeadamente no desafio contra o Rio Ave da 27.ª jornada, segundo garante o jornal A Bola.

O Benfica recusa também ceder o Estádio da Luz para que outros clubes o utilizem como “casa emprestada” noutros jogos, de acordo com o mesmo desportivo.

O Marítimo já ameaçou impugnar o campeonato caso não jogue na Madeira.

Vistoria aos estádios já arrancou

As visitas para avaliar as condições de segurança e higiene nos estádios para o retomar da competição começaram nesta quinta-feira, anunciou a LPFP.

Os técnicos especialistas realizaram visitas aos estádios de Moreirense, Rio Ave, Paços de Ferreira, Desportivo das Aves, Tondela, Vitória de Setúbal e Portimonense.

“Desta acção, resultará um relatório que será posteriormente remetido à DGS”, acrescenta a Liga em comunicado.

Este processo, dirigido pela directora executiva de competições da Liga, Helena Pires, será apoiado em permanência por Carlos Lucas, director de competições da Federação Portuguesa de Futebol.

FC Porto tem um jogador infectado com covid-19

Haverá um jogador do FC Porto com um teste positivo para a covid-19, conforme avança o jornal Record.

O desportivo não revela a identidade do atleta, mas refere que se trata de um jogador não faz parte das escolhas habituais de Sérgio Conceição.

Este atleta infectado não terá sintomas da doença e estará em isolamento, a cumprir as normas da DGS.

Benfica, Famalicão, Vitória de Guimarães e Moreirense também têm casos positivos de jogadores infectados com o coronavírus.

A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou há dias que caso haja um elevado número de casos positivos de covid-19 nos clubes, terá de ser feita uma nova “avaliação de risco” que pode condicionar o regresso do campeonato de futebol.

“É uma situação muito complexa, conciliar o retorno da actividade do futebol com regras sanitárias e de segurança”, apontou Graça Freitas, notando que “é difícil definir linhas vermelhas”.

A Liga portuguesa de futebol está suspensa desde 12 de Março e deverá regressar a 4 de Junho, com a disputa da 25.ª jornada.

O FC Porto lidera com 60 pontos, mais um do que o Benfica, segundo classificado, enquanto o Sporting de Braga é terceiro com 46 pontos e o Sporting é quarto com 42.

No domingo, a DGS emitiu o parecer técnico sobre as condições do regresso da Liga à competição, no seguimento da decisão do Governo de 30 de Abril, quando o executivo enquadrou esta competição profissional como uma das actividades autorizadas ao desconfinamento.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. Acho que o campeonato devia terminar como está agora. De resto foi o que aconteceu na segunda liga. Este ano não seria atribuído título de campeão a ninguém e os lugares atuais serviriam para acesso às competições europeias e para a descida de divisão.
    A retoma do campeonato vai fazer correr muita tinta nos jornais. Esperem para ver.

    • E se acontecesse como o Sr. acha também muita tinta ia correr na mesma. Neste momento, o titulo de campeão para o Porto, o Benfica e o Sporting, é, digamos, algo de menor importância para verdadeiramente o que está em jogo. OS MILHÕES DA UEFA ! Se o Benfica ou o Sporting estivessem a 1 (um) simples ponto de diferença do Porto a 10 jornadas do fim, ou seja, quando ainda estão 30 pontos em disputa, o Sr. sustentava a mesma ideia? Pergunte aos dirigentes do Porto se a classificação estivesse ao contrário – o Benfica à frente com um (1) ponto de diferença- e com 30 ainda em disputa, se eles concordariam com isso. Vamos ser HONESTOS, IMPARCIAIS e REALISTAS, o ÙNICO caminho justo a seguir é procurar realizar os 10 jogos que faltam e seja campeão quem fique à frente, que vá para a Europa quem se classificar para isso e desça de divisão os dois últimos classificados, mas no FIM do campeonato. Aliás, acho que, se não estou enganado a UEFA já decidiu – E BEM – que os países que não terminem as provas, os seus clubes não têm direito a participar nas competições europeias. O VÍRUS veio para todos, não foi para beneficiar uns e prejudicar outros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.