Benfica recusa jogar com o Rio Ave no Dragão. E há um infectado confirmado no FC Porto

António Cotrim / Lusa

O regresso do campeonato português de futebol continua em dúvida, apesar de tudo apontar para que a bola volte a rolar nos relvados a 4 de Junho. Há mais um jogador infectado com covid-19, desta vez no FC Porto, e os clubes não se entendem quanto aos estádios onde vão jogar, com o Benfica a recusar entrar no Dragão como “casa emprestada”.

Os representantes dos 18 clubes do principal escalão de futebol e elementos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) têm mantido vários reuniões e contactos no sentido de alinhavarem os moldes do regresso do campeonato.

A expectativa é que a bola volte a rolar nos relvados a 4 de Junho para a realização das últimas 10 jornadas da época, mas não há um entendimento quanto aos estádios onde vão decorrer os jogos.

Nem todos apresentam condições de higiene e segurança ideais em tempos de pandemia de covid-19, pelo que será necessário encontrar soluções.

Para já, o Benfica recusa terminantemente a possibilidade de ter que jogar no Estádio do Dragão como “casa emprestada”, nomeadamente no desafio contra o Rio Ave da 27.ª jornada, segundo garante o jornal A Bola.

O Benfica recusa também ceder o Estádio da Luz para que outros clubes o utilizem como “casa emprestada” noutros jogos, de acordo com o mesmo desportivo.

O Marítimo já ameaçou impugnar o campeonato caso não jogue na Madeira.

Vistoria aos estádios já arrancou

As visitas para avaliar as condições de segurança e higiene nos estádios para o retomar da competição começaram nesta quinta-feira, anunciou a LPFP.

Os técnicos especialistas realizaram visitas aos estádios de Moreirense, Rio Ave, Paços de Ferreira, Desportivo das Aves, Tondela, Vitória de Setúbal e Portimonense.

“Desta acção, resultará um relatório que será posteriormente remetido à DGS”, acrescenta a Liga em comunicado.

Este processo, dirigido pela directora executiva de competições da Liga, Helena Pires, será apoiado em permanência por Carlos Lucas, director de competições da Federação Portuguesa de Futebol.

FC Porto tem um jogador infectado com covid-19

Haverá um jogador do FC Porto com um teste positivo para a covid-19, conforme avança o jornal Record.

O desportivo não revela a identidade do atleta, mas refere que se trata de um jogador não faz parte das escolhas habituais de Sérgio Conceição.

Este atleta infectado não terá sintomas da doença e estará em isolamento, a cumprir as normas da DGS.

Benfica, Famalicão, Vitória de Guimarães e Moreirense também têm casos positivos de jogadores infectados com o coronavírus.

A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou há dias que caso haja um elevado número de casos positivos de covid-19 nos clubes, terá de ser feita uma nova “avaliação de risco” que pode condicionar o regresso do campeonato de futebol.

“É uma situação muito complexa, conciliar o retorno da actividade do futebol com regras sanitárias e de segurança”, apontou Graça Freitas, notando que “é difícil definir linhas vermelhas”.

A Liga portuguesa de futebol está suspensa desde 12 de Março e deverá regressar a 4 de Junho, com a disputa da 25.ª jornada.

O FC Porto lidera com 60 pontos, mais um do que o Benfica, segundo classificado, enquanto o Sporting de Braga é terceiro com 46 pontos e o Sporting é quarto com 42.

No domingo, a DGS emitiu o parecer técnico sobre as condições do regresso da Liga à competição, no seguimento da decisão do Governo de 30 de Abril, quando o executivo enquadrou esta competição profissional como uma das actividades autorizadas ao desconfinamento.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho que o campeonato devia terminar como está agora. De resto foi o que aconteceu na segunda liga. Este ano não seria atribuído título de campeão a ninguém e os lugares atuais serviriam para acesso às competições europeias e para a descida de divisão.
    A retoma do campeonato vai fazer correr muita tinta nos jornais. Esperem para ver.

    • E se acontecesse como o Sr. acha também muita tinta ia correr na mesma. Neste momento, o titulo de campeão para o Porto, o Benfica e o Sporting, é, digamos, algo de menor importância para verdadeiramente o que está em jogo. OS MILHÕES DA UEFA ! Se o Benfica ou o Sporting estivessem a 1 (um) simples ponto de diferença do Porto a 10 jornadas do fim, ou seja, quando ainda estão 30 pontos em disputa, o Sr. sustentava a mesma ideia? Pergunte aos dirigentes do Porto se a classificação estivesse ao contrário – o Benfica à frente com um (1) ponto de diferença- e com 30 ainda em disputa, se eles concordariam com isso. Vamos ser HONESTOS, IMPARCIAIS e REALISTAS, o ÙNICO caminho justo a seguir é procurar realizar os 10 jogos que faltam e seja campeão quem fique à frente, que vá para a Europa quem se classificar para isso e desça de divisão os dois últimos classificados, mas no FIM do campeonato. Aliás, acho que, se não estou enganado a UEFA já decidiu – E BEM – que os países que não terminem as provas, os seus clubes não têm direito a participar nas competições europeias. O VÍRUS veio para todos, não foi para beneficiar uns e prejudicar outros.

RESPONDER

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …