Com o desaire no Dragão, Benfica tem os olhos postos na reconquista

Manuel de Almeida / Lusa

O FC Porto saiu derrotado do jogo com o Braga e, no mesmo dia, o Benfica cumpriu o seu papel e venceu o Sporting no dérbi lisboeta. As águias encontram-se isoladas no topo da tabela classificativa, com sete pontos de avanço.

Quem esteve no Estádio do Dragão, esta sexta-feira, não pode negar o “gelo” que se fez sentir em apenas 90 minutos. E não pelas temperaturas, que esta semana até deram tréguas, mas pela exibição de um FC Porto sem inspiração, que conseguiu falhar dois penáltis e acabou derrotado em casa pelos “guerreiros” do Sporting de Braga.

No final do jogo, o treinador dos dragões, Sérgio Conceição, não escondeu a frustração pelo resultado, mas garantiu aos jogadores e aos adeptos que “isto não acabou”.

“Se perdermos pontos, isto começa naturalmente a ficar mais difícil. Há muitos pontos em disputa e tenho um grupo que me faz acreditar ser possível. Acabou a primeira volta, ainda faltam 17 jornadas para o campeonato acabar e aqui ninguém desiste, nem atira a toalha ao chão. Estamos desiludidos, tristes, revoltados. Não sei se estamos até mais revoltados do que as bancadas”, cita o jornal A Bola.

Mas a verdade, não há como negar, é que os azuis-e-brancos estão numa posição cada vez mais difícil para se conseguirem aproximar do líder. São agora sete pontos que afastam o Benfica do segundo lugar que, ontem, cumpriu o seu papel e venceu o Sporting no dérbi lisboeta com dois golos de Rafa.

No final do jogo, os jogadores festejaram efusivamente no campo do rival e, nas bancadas, os adeptos encarnados entoaram os cânticos “campeões, campeões” e “rumo ao 38”.

São apenas três pontos que nos deixam na liderança confortável do campeonato. Temos de ter a noção de que são três pontos que nos deixam a uma vantagem que nós recuperámos no ano passado, apenas isso”, reagiu o treinador benfiquista, Bruno Lage, no final do jogo, citado pelo jornal O Jogo.

Mas Lage não escondeu o orgulho na equipa. “Tivemos uma qualidade fantástica em termos coletivos. Sabemos que temos sempre do outro lado uma equipa determinada em vencer-nos, mas têm de correr mais e jogar mais para nos vencer“.

Também contidas foram as reações do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que pediu calma e contenção aos adeptos depois da vitória frente ao rival leonino. “Dentro desta casa trabalhamos com um objetivo claro. Os adeptos que façam o mesmo. Eu só penso no Benfica, não penso nos adversários”.

“Este campeonato é tão competitivo (…) Temos de respeitar toda a gente e queremos que os adeptos tenham esse mesmo respeito. Não pensem que serão favas contadas, no ano passado recuperámos sete pontos e não queremos que ninguém recupere. Deixem lá isso dos sete pontos, façam de conta que é apenas um ponto”, cita o mesmo jornal.

Se o FC Porto tem a tarefa complicada, mais longe ainda está o Sporting que, depois deste dérbi, fecha a primeira volta do campeonato a 19 pontos do líder. Os leões estão no quarto lugar da tabela classificativa, atrás dos dois principais rivais e do Famalicão.

E os próximos tempos não se avizinham fáceis para os leões, sobretudo agora que a “estrela” do plantel, Bruno Fernandes, está a caminho de Inglaterra. O médio leonino, que provavelmente fez o seu último jogo contra o Benfica, não teve uma exibição especialmente inspirada, mas recebeu elogios do treinador Jorge Silas.

“O Bruno faz coisas por dois ou três jogadores. Preferia que ele não saísse. Temos de perceber a ambição do jogador, que prefere jogar numa liga superior à nossa. Tem-se falado na liga inglesa, mas quem não gostaria de jogar lá? O Bruno merece tudo e experimentar uma liga assim, se ele é um dos melhores, merece lá estar”.

Sem o médio leonino, Silas admite que é cada vez mais necessário contratar no mercado de inverno. “Acho que é inevitável falarmos sobre isso, tendo em conta a diferença entre nós e as outras duas equipas. Precisamos de gente que nos ajude”, admitiu o técnico na conferência de imprensa depois do jogo.

FM, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …