Com o desaire no Dragão, Benfica tem os olhos postos na reconquista

Manuel de Almeida / Lusa

O FC Porto saiu derrotado do jogo com o Braga e, no mesmo dia, o Benfica cumpriu o seu papel e venceu o Sporting no dérbi lisboeta. As águias encontram-se isoladas no topo da tabela classificativa, com sete pontos de avanço.

Quem esteve no Estádio do Dragão, esta sexta-feira, não pode negar o “gelo” que se fez sentir em apenas 90 minutos. E não pelas temperaturas, que esta semana até deram tréguas, mas pela exibição de um FC Porto sem inspiração, que conseguiu falhar dois penáltis e acabou derrotado em casa pelos “guerreiros” do Sporting de Braga.

No final do jogo, o treinador dos dragões, Sérgio Conceição, não escondeu a frustração pelo resultado, mas garantiu aos jogadores e aos adeptos que “isto não acabou”.

“Se perdermos pontos, isto começa naturalmente a ficar mais difícil. Há muitos pontos em disputa e tenho um grupo que me faz acreditar ser possível. Acabou a primeira volta, ainda faltam 17 jornadas para o campeonato acabar e aqui ninguém desiste, nem atira a toalha ao chão. Estamos desiludidos, tristes, revoltados. Não sei se estamos até mais revoltados do que as bancadas”, cita o jornal A Bola.

Mas a verdade, não há como negar, é que os azuis-e-brancos estão numa posição cada vez mais difícil para se conseguirem aproximar do líder. São agora sete pontos que afastam o Benfica do segundo lugar que, ontem, cumpriu o seu papel e venceu o Sporting no dérbi lisboeta com dois golos de Rafa.

No final do jogo, os jogadores festejaram efusivamente no campo do rival e, nas bancadas, os adeptos encarnados entoaram os cânticos “campeões, campeões” e “rumo ao 38”.

São apenas três pontos que nos deixam na liderança confortável do campeonato. Temos de ter a noção de que são três pontos que nos deixam a uma vantagem que nós recuperámos no ano passado, apenas isso”, reagiu o treinador benfiquista, Bruno Lage, no final do jogo, citado pelo jornal O Jogo.

Mas Lage não escondeu o orgulho na equipa. “Tivemos uma qualidade fantástica em termos coletivos. Sabemos que temos sempre do outro lado uma equipa determinada em vencer-nos, mas têm de correr mais e jogar mais para nos vencer“.

Também contidas foram as reações do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que pediu calma e contenção aos adeptos depois da vitória frente ao rival leonino. “Dentro desta casa trabalhamos com um objetivo claro. Os adeptos que façam o mesmo. Eu só penso no Benfica, não penso nos adversários”.

“Este campeonato é tão competitivo (…) Temos de respeitar toda a gente e queremos que os adeptos tenham esse mesmo respeito. Não pensem que serão favas contadas, no ano passado recuperámos sete pontos e não queremos que ninguém recupere. Deixem lá isso dos sete pontos, façam de conta que é apenas um ponto”, cita o mesmo jornal.

Se o FC Porto tem a tarefa complicada, mais longe ainda está o Sporting que, depois deste dérbi, fecha a primeira volta do campeonato a 19 pontos do líder. Os leões estão no quarto lugar da tabela classificativa, atrás dos dois principais rivais e do Famalicão.

E os próximos tempos não se avizinham fáceis para os leões, sobretudo agora que a “estrela” do plantel, Bruno Fernandes, está a caminho de Inglaterra. O médio leonino, que provavelmente fez o seu último jogo contra o Benfica, não teve uma exibição especialmente inspirada, mas recebeu elogios do treinador Jorge Silas.

“O Bruno faz coisas por dois ou três jogadores. Preferia que ele não saísse. Temos de perceber a ambição do jogador, que prefere jogar numa liga superior à nossa. Tem-se falado na liga inglesa, mas quem não gostaria de jogar lá? O Bruno merece tudo e experimentar uma liga assim, se ele é um dos melhores, merece lá estar”.

Sem o médio leonino, Silas admite que é cada vez mais necessário contratar no mercado de inverno. “Acho que é inevitável falarmos sobre isso, tendo em conta a diferença entre nós e as outras duas equipas. Precisamos de gente que nos ajude”, admitiu o técnico na conferência de imprensa depois do jogo.

FM, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …

Pássaro com 46 mil anos encontrado com penas e garras intactas na Sibéria

Os arqueólogos já descobriram muitos espécimes antigos notáveis no permafrost da Sibéria. Desta feita, encontraram os restos mumificados de um pássaro com 46 mil anos que ainda tem penas e garras intactas. De acordo com a …

Centeno mantém "mistério" sobre BdP. "Não costumo sofrer com ansiedade"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, não fecha a porta à liderança do Banco de Portugal (BdP), dizendo que a eventual decisão, quando vier a ser tomada, será devidamente explicada pelo Governo. Mário Centeno, que …