Com o desaire no Dragão, Benfica tem os olhos postos na reconquista

Manuel de Almeida / Lusa

O FC Porto saiu derrotado do jogo com o Braga e, no mesmo dia, o Benfica cumpriu o seu papel e venceu o Sporting no dérbi lisboeta. As águias encontram-se isoladas no topo da tabela classificativa, com sete pontos de avanço.

Quem esteve no Estádio do Dragão, esta sexta-feira, não pode negar o “gelo” que se fez sentir em apenas 90 minutos. E não pelas temperaturas, que esta semana até deram tréguas, mas pela exibição de um FC Porto sem inspiração, que conseguiu falhar dois penáltis e acabou derrotado em casa pelos “guerreiros” do Sporting de Braga.

No final do jogo, o treinador dos dragões, Sérgio Conceição, não escondeu a frustração pelo resultado, mas garantiu aos jogadores e aos adeptos que “isto não acabou”.

“Se perdermos pontos, isto começa naturalmente a ficar mais difícil. Há muitos pontos em disputa e tenho um grupo que me faz acreditar ser possível. Acabou a primeira volta, ainda faltam 17 jornadas para o campeonato acabar e aqui ninguém desiste, nem atira a toalha ao chão. Estamos desiludidos, tristes, revoltados. Não sei se estamos até mais revoltados do que as bancadas”, cita o jornal A Bola.

Mas a verdade, não há como negar, é que os azuis-e-brancos estão numa posição cada vez mais difícil para se conseguirem aproximar do líder. São agora sete pontos que afastam o Benfica do segundo lugar que, ontem, cumpriu o seu papel e venceu o Sporting no dérbi lisboeta com dois golos de Rafa.

No final do jogo, os jogadores festejaram efusivamente no campo do rival e, nas bancadas, os adeptos encarnados entoaram os cânticos “campeões, campeões” e “rumo ao 38”.

São apenas três pontos que nos deixam na liderança confortável do campeonato. Temos de ter a noção de que são três pontos que nos deixam a uma vantagem que nós recuperámos no ano passado, apenas isso”, reagiu o treinador benfiquista, Bruno Lage, no final do jogo, citado pelo jornal O Jogo.

Mas Lage não escondeu o orgulho na equipa. “Tivemos uma qualidade fantástica em termos coletivos. Sabemos que temos sempre do outro lado uma equipa determinada em vencer-nos, mas têm de correr mais e jogar mais para nos vencer“.

Também contidas foram as reações do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que pediu calma e contenção aos adeptos depois da vitória frente ao rival leonino. “Dentro desta casa trabalhamos com um objetivo claro. Os adeptos que façam o mesmo. Eu só penso no Benfica, não penso nos adversários”.

“Este campeonato é tão competitivo (…) Temos de respeitar toda a gente e queremos que os adeptos tenham esse mesmo respeito. Não pensem que serão favas contadas, no ano passado recuperámos sete pontos e não queremos que ninguém recupere. Deixem lá isso dos sete pontos, façam de conta que é apenas um ponto”, cita o mesmo jornal.

Se o FC Porto tem a tarefa complicada, mais longe ainda está o Sporting que, depois deste dérbi, fecha a primeira volta do campeonato a 19 pontos do líder. Os leões estão no quarto lugar da tabela classificativa, atrás dos dois principais rivais e do Famalicão.

E os próximos tempos não se avizinham fáceis para os leões, sobretudo agora que a “estrela” do plantel, Bruno Fernandes, está a caminho de Inglaterra. O médio leonino, que provavelmente fez o seu último jogo contra o Benfica, não teve uma exibição especialmente inspirada, mas recebeu elogios do treinador Jorge Silas.

“O Bruno faz coisas por dois ou três jogadores. Preferia que ele não saísse. Temos de perceber a ambição do jogador, que prefere jogar numa liga superior à nossa. Tem-se falado na liga inglesa, mas quem não gostaria de jogar lá? O Bruno merece tudo e experimentar uma liga assim, se ele é um dos melhores, merece lá estar”.

Sem o médio leonino, Silas admite que é cada vez mais necessário contratar no mercado de inverno. “Acho que é inevitável falarmos sobre isso, tendo em conta a diferença entre nós e as outras duas equipas. Precisamos de gente que nos ajude”, admitiu o técnico na conferência de imprensa depois do jogo.

FM, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …