Com o desaire no Dragão, Benfica tem os olhos postos na reconquista

Manuel de Almeida / Lusa

O FC Porto saiu derrotado do jogo com o Braga e, no mesmo dia, o Benfica cumpriu o seu papel e venceu o Sporting no dérbi lisboeta. As águias encontram-se isoladas no topo da tabela classificativa, com sete pontos de avanço.

Quem esteve no Estádio do Dragão, esta sexta-feira, não pode negar o “gelo” que se fez sentir em apenas 90 minutos. E não pelas temperaturas, que esta semana até deram tréguas, mas pela exibição de um FC Porto sem inspiração, que conseguiu falhar dois penáltis e acabou derrotado em casa pelos “guerreiros” do Sporting de Braga.

No final do jogo, o treinador dos dragões, Sérgio Conceição, não escondeu a frustração pelo resultado, mas garantiu aos jogadores e aos adeptos que “isto não acabou”.

“Se perdermos pontos, isto começa naturalmente a ficar mais difícil. Há muitos pontos em disputa e tenho um grupo que me faz acreditar ser possível. Acabou a primeira volta, ainda faltam 17 jornadas para o campeonato acabar e aqui ninguém desiste, nem atira a toalha ao chão. Estamos desiludidos, tristes, revoltados. Não sei se estamos até mais revoltados do que as bancadas”, cita o jornal A Bola.

Mas a verdade, não há como negar, é que os azuis-e-brancos estão numa posição cada vez mais difícil para se conseguirem aproximar do líder. São agora sete pontos que afastam o Benfica do segundo lugar que, ontem, cumpriu o seu papel e venceu o Sporting no dérbi lisboeta com dois golos de Rafa.

No final do jogo, os jogadores festejaram efusivamente no campo do rival e, nas bancadas, os adeptos encarnados entoaram os cânticos “campeões, campeões” e “rumo ao 38”.

São apenas três pontos que nos deixam na liderança confortável do campeonato. Temos de ter a noção de que são três pontos que nos deixam a uma vantagem que nós recuperámos no ano passado, apenas isso”, reagiu o treinador benfiquista, Bruno Lage, no final do jogo, citado pelo jornal O Jogo.

Mas Lage não escondeu o orgulho na equipa. “Tivemos uma qualidade fantástica em termos coletivos. Sabemos que temos sempre do outro lado uma equipa determinada em vencer-nos, mas têm de correr mais e jogar mais para nos vencer“.

Também contidas foram as reações do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que pediu calma e contenção aos adeptos depois da vitória frente ao rival leonino. “Dentro desta casa trabalhamos com um objetivo claro. Os adeptos que façam o mesmo. Eu só penso no Benfica, não penso nos adversários”.

“Este campeonato é tão competitivo (…) Temos de respeitar toda a gente e queremos que os adeptos tenham esse mesmo respeito. Não pensem que serão favas contadas, no ano passado recuperámos sete pontos e não queremos que ninguém recupere. Deixem lá isso dos sete pontos, façam de conta que é apenas um ponto”, cita o mesmo jornal.

Se o FC Porto tem a tarefa complicada, mais longe ainda está o Sporting que, depois deste dérbi, fecha a primeira volta do campeonato a 19 pontos do líder. Os leões estão no quarto lugar da tabela classificativa, atrás dos dois principais rivais e do Famalicão.

E os próximos tempos não se avizinham fáceis para os leões, sobretudo agora que a “estrela” do plantel, Bruno Fernandes, está a caminho de Inglaterra. O médio leonino, que provavelmente fez o seu último jogo contra o Benfica, não teve uma exibição especialmente inspirada, mas recebeu elogios do treinador Jorge Silas.

“O Bruno faz coisas por dois ou três jogadores. Preferia que ele não saísse. Temos de perceber a ambição do jogador, que prefere jogar numa liga superior à nossa. Tem-se falado na liga inglesa, mas quem não gostaria de jogar lá? O Bruno merece tudo e experimentar uma liga assim, se ele é um dos melhores, merece lá estar”.

Sem o médio leonino, Silas admite que é cada vez mais necessário contratar no mercado de inverno. “Acho que é inevitável falarmos sobre isso, tendo em conta a diferença entre nós e as outras duas equipas. Precisamos de gente que nos ajude”, admitiu o técnico na conferência de imprensa depois do jogo.

FM, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …