Bebé de um ano entre os sete novos casos registados nos Açores

Massimo Percossi / EPA

A Autoridade de Saúde dos Açores informou esta quarta-feira que foram diagnosticados, nas últimas 24 horas, sete casos positivos de covid-19 em São Miguel, entre os quais uma bebé de um ano.

Nas últimas 24 horas, decorrentes das 635 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores (São Miguel e Terceira), foram diagnosticados sete casos na ilha de São Miguel que se reportam a mulheres com “idades compreendidas entre 1 e 93 anos de idade”, disse a entidade em comunicado.

Segundo a Autoridade de Saúde Regional, “dos casos diagnosticados, cinco referem-se a utentes da estrutura residencial para idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste”, sendo os restantes respeitantes “a uma utente admitida e a uma profissional de saúde do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada”.

A Autoridade de Saúde dos Açores dá conta ainda da ocorrência de um óbito de uma utente do lar de idosos do Nordeste, de 84 anos, mulher que estava internada no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

“Todos os novos casos diagnosticados estão a ser acompanhados pelas delegações de saúde concelhias, estando em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos”, segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, informando que estão a ser feitos “os procedimentos relativos à transferência para unidade hospitalar das cinco utentes” do Lar de Idosos do Nordeste diagnosticados nas últimas 24 horas.

A nota indica ainda que há a registar a recuperação de quatro casos em São Miguel.

Até ao momento, já foram detetados na região um total de 138 casos, verificando-se 19 recuperados, oito óbitos e 111 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 84 em São Miguel, cinco na ilha Terceira, cinco na Graciosa, três em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.

Transporte marítimo suspenso no verão

Também nesta quarta-feira, o Conselho do Governo dos Açores anunciou que suspendeu a operação sazonal de verão do transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas do arquipélago, que será retomada em 2021, na sequência da pandemia da covid-19.

Não estão reunidas condições para que o transporte marítimo de passageiros e viaturas inter-ilhas se realize, à semelhança do que tem vindo a acontecer anteriormente”, disse hoje a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, numa conferência de imprensa, em Ponta Delgada.

Ana Cunha recordou que, neste momento, encontram-se suspensas as ligações marítimas regulares de passageiros e viaturas entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, realizada pela Atlânticoline. Mantêm-se o transporte de carga e o transporte de “casos de força maior, desde que devidamente autorizados pela Autoridade de Saúde Regional”, acrescentou.

A Atlânticoline é uma empresa de capitais públicos criada para assegurar a gestão do transporte marítimo nos Açores. Apesar de considerar que esta é uma decisão que cabe ao conselho de administração da Atlânticoline, admitiu que os “recursos humanos que seriam contratados para efeitos de apoio à operação sazonal não venham a ser contratados”.

Os que estão afetos aos escritórios da empresa deverão manter-se porque “continua a haver uma operação regular, mais reduzida desde 18 de março”, tendo admitido ainda o recurso ao “lay-off” do quadro de pessoal.

A operação sazonal da Atlânticoline, que custou cerca de seis milhões de euros em 2019, implica a celebração de um contrato de fretamento de dois navios, devendo agora a empresa “iniciar os procedimentos para a rescisão do contrato” com os fundamentos ligados à necessidade de defesa da saúde pública.

Em 18 de março, o Conselho do Governo deliberou suspender as ligações aéreas inter-ilhas, praticadas pela SATA Air Açores e também as ligações aéreas da Azores Airlines, para o exterior da região. Na mesma reunião do Conselho do Governo, foi, também, aprovada a suspensão das ligações marítimas de passageiros e viaturas, a cargo da Atlânticoline, entre todas as ilhas da região.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …