Crianças podem não ser fonte importante de transmissão do coronavírus

Mohamed Hossam / EPA

Um novo estudo sugere que as crianças podem não ser uma fonte importante de transmissão do novo coronavírus. Uma criança francesa infetada conviveu com 172 pessoas, mas nenhuma delas contraiu a doença.

“O facto de uma criança infetada não transmitir a doença, apesar das interações próximas nas escolas, sugere potenciais dinâmicas diferentes de transmissão em crianças”, concluíram os investigadores de um novo estudo publicado, este mês, na revista Clinical Infectious Diseases.

Em França, uma criança de nove anos, infetada com o novo coronavírus, conviveu com 172 pessoas e nenhuma delas contraiu a doença. Os autores do estudo, citados pela AFP, sugerem que “as crianças podem não ser uma fonte importante de transmissão”.

Os investigadores analisaram o caso desta criança que, sem ter conhecimento de que estava infetada, continuou a frequentar três clubes de esqui, em França. A criança apenas apresentava sintomas ligeiros.

Por precaução, todas as 172 pessoas com quem conviveu foram colocadas em quarentena, mas nenhuma delas acabou por contrair a doença. No entanto, 64% das pessoas deram positivo a outras doenças sazonais, como a gripe.

“Uma criança, co-infetada com outros vírus respiratórios, frequentou três escolas enquanto era sintomática, mas não transmitiu o vírus, sugerindo potenciais dinâmicas diferentes de transmissão em crianças”, disse Kostas Danis, autor principal do estudo, em declarações à AFP.

Apesar das conclusões deste estudo, acredita-se que as crianças são capazes de transmitir o vírus a outras pessoas mais velhas, em grupos de risco.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogoretz 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogoretz, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …

Tiago Pinto: "No Benfica acredita-se muito nos jovens, aqui ainda não"

Director da Roma recusa desentendimentos com José Mourinho e foge a pergunta sobre arbitragem. A Roma perdeu pela terceira vez nesta edição da Serie A, no domingo passado, ao ser derrotada no jogo mais aguardado da …