Bebé retirada à mãe do jovem assassinado em Portimão

Elza Fiúza / ABr

-

A irmã de oito meses de Rodrigo Lapa, o rapaz algarvio encontrado sem vida esta quarta-feira, foi retirada à família pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

A bebé foi esta sexta-feira retirada à mãe, Célia Barreto, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e já foi institucionalizada, segundo o Expresso.

Em princípio, esta é uma medida provisória e que apenas acontece para proteger a criança de oito meses, uma vez que os pais estão a ser investigados pela morte do irmão Rodrigo.

“Pelo menos enquanto decorre a investigação da PJ. O objetivo é o de garantir a estabilidade emocional à bebé”, revelou uma fonte próxima do processo ao jornal.

Segundo o Jornal de Notícias, a mãe de Rodrigo Lapa chegou a casa já durante o início da tarde sem a bebé e, em lágrimas, disse que “ela agora está bem”.

Célia não foi constituída arguida por não ser considerada suspeita do crime mas terá conhecimento de factos decisivos para a investigação, pelo que tem estado a ser ouvida todos os dias pelas autoridades.

Entretanto, o pai biológico de Rodrigo já reclamou o corpo e vai levantar o cadáver ainda durante a tarde desta sexta-feira.

A autópsia realizada ontem conclui que o rapaz de 15 anos morreu por estrangulamento, no entanto, ainda terão que ser feitos outros exames complementares que podem demorar entre seis a oito semanas.

O jovem, que estava desaparecido desde a semana passada, foi encontrado sem vida esta quarta-feira num terreno próximo à casa onde vivia, em Portimão, no Algarve.

Neste momento, as suspeitas recaem sobre o padrasto, Joaquim Pinto, que abandonou o país em direção ao Brasil no mesmo dia em que Rodrigo foi dado como desaparecido.

A compra de um telemóvel, com dinheiro roubado ao companheiro da mãe, poderá estar na origem do desentendimento que levou ao seu assassinato.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …

Metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona mantê-lo

A pandemia veio mudar a forma como trabalhamos. Quase metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona manter a atividade, ou parte dela, em regime de trabalho remoto.  De acordo com um inquérito da CIP - …

"Muitos de vocês são fracos". Trump critica ação dos governadores durante protestos

O Presidente dos Estados Unidos ridicularizou alguns governadores estaduais por serem "fracos" e exigiu-lhes que tomem medidas duras contra os manifestantes, após mais uma noite de violência em diversas cidades. Donald Trump conversou com os governadores, …

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …