Bloco quer menos idosos institucionalizados em lares

O Bloco de Esquerda defende um plano de desinstitucio­nalização das pessoas idosas (PDPI) que passe pela criação de um serviço público de apoio domiciliário.

José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda, defendeu, em declarações ao Expresso, que a “Segurança Social deve deixar de ser apenas financiadora para também providenciar” apoio aos mais velhos.

Nas negociações com o Governo, que dão o pontapé de saída esta semana, os bloquistas vão apresentar um conjunto de propostas, sendo que uma delas é investir nestas instituições como resposta de emergência. Em vista, o BE tem também a obrigatoriedade de realização de testes para a abertura dos centros de dia e para os funcionários que regressem de férias.

O partido encabeçado por Catarina Martins defende ainda um plano mais vasto, de longo prazo, que será entregue no Parlamento em setembro, e que quer ver incluído no programa do Governo para utilização do fundo de retoma europeia.

José Soeiro esclareceu que, entre as medidas, está o apoio de pequenas obras em casa de idosos que possam permanecer nas suas habitações ou nas de familiares, de iniciativas de aldeias comunitárias, mas também co-housing.

O PDPI tem como principal objetivo reforçar o apoio domiciliário alargando o tipo de apoio prestado, os horários, o reforço dos cuidados de saúde e de apoio emocional e passando, também, pela contratação de mais funcionários.

Numa primeira fase, a medida será direcionada às instituições que já prestam apoio domiciliário, mas o partido quer que esta seja uma ação da responsabilidade do Estado. “Defendemos que deve haver uma provisão pública do apoio domiciliário”, o que implica criar uma valência “que não existe”.

“O Estado deve assumir esse papel nos cuidados em geral”, rematou o deputado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Como foi possível? "Inquérito urgente" à transferência de 788 mil euros para desempregado

Ainda não se sabe como é que foi possível que a Segurança Social tenha transferido 788 mil euros para um desempregado. O caso já levou à abertura de um "inquérito urgente" e o Governo quer …

MP investiga protesto com alegadas saudações nazi

Uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República revelou esta sexta-feira que foi instaurado um inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, às alegadas saudações nazi na manifestação que ocorreu na Praça …

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …

Guterres presta juramento na ONU e estabelece "prioridade mundial absoluta"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, prestou juramento e tomou posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. António Guterres …

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …