BE quer encerrar aterros sem condições e próximos das populações

ABr

O Bloco de Esquerda (BE) vai apresentar um projeto de resolução para o encerramento dos aterros sem condições de funcionamento, que tenham atingido a sua capacidade, e que estejam na proximidade das populações, anunciou a segunda-feira a coordenadora, Catarina Martins.

Em declarações à porta da Recivalongo, que desde 2019 tem sido acusada de crime ambiental no aterro de Sobrado pela população daquele concelho do distrito do Porto, a dirigente considerou insuficientes as medidas anunciadas pelo Governo neste âmbito, avançou a agência Lusa.

“O Governo já disse que vai rever as regras para estes aterros e para a importação de lixo e no Orçamento de Estado já se aumentou o preço por tonelada de lixo para tentar desincentivar este tipo de comércio. Do nosso ponto de vista não chega e, por isso, o BE vai propor que sejam encerrados todos os aterros que não têm condições e que já estão na sua capacidade bem como os que estão na proximidade das populações”, anunciou Catarina Martins.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) anunciou no domingo que Portugal recusou a entrada nos seus aterros de “48 mil toneladas de resíduos” provenientes de países estrangeiros só na última semana.

“Em apenas uma semana, a publicação do despacho permitiu já objetar a entrada de 48 mil toneladas de resíduos provenientes de outros países”, avançou a fonte do MAAC, anunciando também que a Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) para os aterros em Portugal vai duplicar no próximo verão de 11 para “22 euros por tonelada”.

Numa visita ao perímetro exterior do aterro que se estendeu por meia hora e em que foi possível perceber a entrada e saída constante de camiões do aterro, o mau cheiro foi outra presença constante, pese embora a humidade que se fazia sentir no local.

Defendendo ser “preciso fiscalizar todos os aterros” porque “as populações têm direito a saber que lixo está no aterro”, Catarina Martins estendeu essa necessidade à escala nacional argumentando que “Portugal tem de saber não só o que está a ser tratado, mas também o lixo que entra”.

“A importação de lixo é uma vergonha. Se estivéssemos a falar de uma medida ambiental, que tivesse a ver com solidariedade entre vários países para resolver problemas, seríamos os primeiros a apoiar, mas não, estamos a falar de um negócio de milhões em que alguém ganha muito à conta da qualidade de vida e da saúde das populações”, acusou a coordenadora do BE.

Perante cerca de 50 locais e membros da associação Jornada Principal, que tem liderado as denúncias à ação da empresa, a bloquista indicou que a “lei tem de mudar considerando o interesse das populações e não apenas como é o negócio internacional dos resíduos”.

Teresa Linda, residente em Sobrado, que dista cerca de 500 metros da entrada do aterro, alertou que as “crianças passam semanas inteiras em casa sem conseguir ir para a escola por estarem doentes” e que “sempre que alguém é picado por um mosquito é infeção pela certa”.

“Isto é um cheiro a morto todo o dia”, denunciou a local, dando ainda conta que “a situação piorou no último ano” e que a solução “é o encerramento” pois dizer que “vão reduzir ao número de resíduos é atirar areia para os olhos”.

Lusa //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …