BCE quer plano alternativo à recapitalização pública da Caixa

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Luis Marques Mendes

O Banco Central Europeu quer um plano alternativo à recapitalização pública da Caixa Geral de Depósitos, revelou Marques Mendes. 

No seu programa de comentário semanal na SIC, o antigo líder do PSD deu a conhecer o conteúdo de uma carta enviada pelo BCE a 8 de junho à administração da CGD.

A instituição está contra as mudanças previstas para a Caixa e pede com urgência um plano alternativo à recapitalização pública da Caixa Geral de Depósitos.

“Por fim, em virtude das significativas incertezas em torno da recapitalização do banco do Estado, a CGD necessita urgentemente de desenvolver e apresentar ao BCE um plano alternativo para potenciar a sua adequação de capital para a eventualidade de a recapitalização por parte do Estado acabar por se revelar impraticável”, cita Marques Mentes.

“Na sua carta, o BCE coloca uma questão nova, até hoje não falada por ninguém. Pede expressamente, e com urgência, uma proposta alternativa à capitalização pública. Até agora, só se tem falado em capitalização por parte do Estado. Em que ficamos? O Governo preparou ou está a preparar uma alternativa à capitalização do Estado? Sim ou Não?”, questiona o comentador.

Marques Mendes conta ainda que na carta o BCE tecia também várias considerações sobre o conselho de administração da CGD, que será presidida por António Domingues, que sai da administração do BPI.

“O que publicamente foi dito é que a CGD terá 19 administradores. Só que o BCE contesta este número e recomenda um máximo de 15. Em que ficamos? Vai haver mudanças? Acumulação de funções entre Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva. A proposta publicamente conhecida é a de que António Domingos acumulará os dois cargos, Chairman e CEO. O Banco Central Europeu, ao contrário, opõe-se à ideia. Entende que deve haver separação. Em que ficamos?”.

Na carta, o BCE alerta ainda para que os nomes “não suscitem conflitos de interesse de qualquer natureza”, não especificando quem da lista de nomes poderá suscitar essa dúvida.

Patrão da Peugeot Citroen na administração da CGD

Na carta, de acordo com o líder social-democrata, o BCE alerta para o facto de ser desejável que os próximos administradores executivos e não executivos da Caixa tenham conhecimentos na área da banca.

Isto vai na contra-mão do anúncio desta segunda-feira de que Carlos Tavares, presidente do grupo PSA Peugeot Citroen, vai ser administrador não-executivo da CGD, acumulando os dois cargos.

Segundo o Jornal de Negócios, Carlos Tavares aceitou o convite de António Domingues, futuro presidente da CGD, para integrar a equipa de 12 administradores do banco público.

“Carlos Tavares aceitou o convite para o novo cargo, que vai acumular com a liderança do grupo PSA Peugeot Citroen”, escreve o Negócios.

A mesma notícia refere que o gestor português integrou a administração da Peugeot Citroen em janeiro de 2014 e que, no passado mês de março, os representantes do Estado francês no grupo automóvel votaram contra a remuneração de Carlos Tavares, “depois de o seu salário ter duplicado entre 2014 e 2015, para mais de cinco milhões de euros por ano”.

Além do presidente da PSA, são apenas conhecidos os nomes de mais quatro futuros administradores não executivos da CGD: Rui Vilar, ex-presidente do banco público; Leonor Beleza, que lidera a Fundação Champalimaud; Bernardo Trindade, administrador do grupo hoteleiro Porto Bay; e Pedro Norton, antigo líder executivo do grupo Impresa – estes últimos três sem experiência no setor.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …