BCE quer plano alternativo à recapitalização pública da Caixa

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Luis Marques Mendes

O Banco Central Europeu quer um plano alternativo à recapitalização pública da Caixa Geral de Depósitos, revelou Marques Mendes. 

No seu programa de comentário semanal na SIC, o antigo líder do PSD deu a conhecer o conteúdo de uma carta enviada pelo BCE a 8 de junho à administração da CGD.

A instituição está contra as mudanças previstas para a Caixa e pede com urgência um plano alternativo à recapitalização pública da Caixa Geral de Depósitos.

“Por fim, em virtude das significativas incertezas em torno da recapitalização do banco do Estado, a CGD necessita urgentemente de desenvolver e apresentar ao BCE um plano alternativo para potenciar a sua adequação de capital para a eventualidade de a recapitalização por parte do Estado acabar por se revelar impraticável”, cita Marques Mentes.

“Na sua carta, o BCE coloca uma questão nova, até hoje não falada por ninguém. Pede expressamente, e com urgência, uma proposta alternativa à capitalização pública. Até agora, só se tem falado em capitalização por parte do Estado. Em que ficamos? O Governo preparou ou está a preparar uma alternativa à capitalização do Estado? Sim ou Não?”, questiona o comentador.

Marques Mendes conta ainda que na carta o BCE tecia também várias considerações sobre o conselho de administração da CGD, que será presidida por António Domingues, que sai da administração do BPI.

“O que publicamente foi dito é que a CGD terá 19 administradores. Só que o BCE contesta este número e recomenda um máximo de 15. Em que ficamos? Vai haver mudanças? Acumulação de funções entre Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva. A proposta publicamente conhecida é a de que António Domingos acumulará os dois cargos, Chairman e CEO. O Banco Central Europeu, ao contrário, opõe-se à ideia. Entende que deve haver separação. Em que ficamos?”.

Na carta, o BCE alerta ainda para que os nomes “não suscitem conflitos de interesse de qualquer natureza”, não especificando quem da lista de nomes poderá suscitar essa dúvida.

Patrão da Peugeot Citroen na administração da CGD

Na carta, de acordo com o líder social-democrata, o BCE alerta para o facto de ser desejável que os próximos administradores executivos e não executivos da Caixa tenham conhecimentos na área da banca.

Isto vai na contra-mão do anúncio desta segunda-feira de que Carlos Tavares, presidente do grupo PSA Peugeot Citroen, vai ser administrador não-executivo da CGD, acumulando os dois cargos.

Segundo o Jornal de Negócios, Carlos Tavares aceitou o convite de António Domingues, futuro presidente da CGD, para integrar a equipa de 12 administradores do banco público.

“Carlos Tavares aceitou o convite para o novo cargo, que vai acumular com a liderança do grupo PSA Peugeot Citroen”, escreve o Negócios.

A mesma notícia refere que o gestor português integrou a administração da Peugeot Citroen em janeiro de 2014 e que, no passado mês de março, os representantes do Estado francês no grupo automóvel votaram contra a remuneração de Carlos Tavares, “depois de o seu salário ter duplicado entre 2014 e 2015, para mais de cinco milhões de euros por ano”.

Além do presidente da PSA, são apenas conhecidos os nomes de mais quatro futuros administradores não executivos da CGD: Rui Vilar, ex-presidente do banco público; Leonor Beleza, que lidera a Fundação Champalimaud; Bernardo Trindade, administrador do grupo hoteleiro Porto Bay; e Pedro Norton, antigo líder executivo do grupo Impresa – estes últimos três sem experiência no setor.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …