/

BCE comprou mais de 3 mil milhões de dívida por dia no programa de combate à pandemia

Stephen Jaffe / International Monetary Fund / Flickr

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde

O Banco Central Europeu (BCE) já adquiriu 96,72 mil milhões de euros em títulos de dívida pública e privada no âmbito do programa especial de combate à pandemia iniciado a 26 de março.

Segundo noticiou o Expresso, desde início do PEPP (‘Pandemic emergency purchase programme’) – aprovado por unanimidade, a 18 de março -, o BCE está a comprar, em média, 3,2 mil milhões de euros por dia em títulos. Os 96,72 mil milhões de euros referem-se ao período entre 26 de março e 24 de abril, os primeiros trinta dias de vigência.

Em março, o BCE comprou títulos no valor de 15,44 mil milhões de euros, e, em abril, até dia 24, adquiriu 81,28 mil milhões. O PEPP prevê adquirir 750 mil milhões de euros em 2020. A sua vigência mínima está prevista até final do ano.

De acordo com o Expresso, até 24 de abril, o BCE tinha em carteira 2,67 biliões de euros de ativos públicos e privados comprados ao abrigo do programa de aquisição relançado no ano passado, a que se somam os quase 100 mil milhões do PEPP. A carteira de títulos públicos somava 2,19 biliões.

A carteira de títulos de dívida pública portuguesa detida pelo BCE e pelo Banco de Portugal ascendia, no final de março, a 42,19 mil milhões de euros, não se conhecendo o montante adicional adquirido ao abrigo do PEPP.

O Expresso acrescentou que o BCE adquire títulos públicos de um dado país membro do euro segundo uma chave de capital – ajustada pela participação de cada banco central nacional no total do capital do BCE detido pelos 19 da moeda única. No caso de Portugal, a chave de capital ajustada é de 2,34%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.