Bava investiu milhões do saco azul do GES fora da PT

Tiago Petinga / Lusa

O antigo presidente da PT, Zeinal Bava

O antigo administrador da PT, Zeinal Bava, usou pelo menos oito milhões de euros do saco azul do Grupo Espírito Santos (GES) em investimentos fora da Portugal Telecom.

Bava é um dos arguidos da Operação Marquês, sendo acusado de ter recebido luvas do chamado saco azul do Grupo Espírito Santo. Agora, o Correio da Manhã avança que o antigo administrador da PT investiu pelo menos 8 milhões de euros do dinheiro do GES fora da PT.

De acordo com Ricardo Salgado, o ex-líder do Banco Espírito Santo, o dinheiro transferido do saco azul do GES para Zeinal Bava tinha como objetivo a compra de ações da Portugal Telecom.

“Quem efetuou a gestão profissional dos meus meios financeiros nunca o fez em termos de pôr em causa as disponibilidades e liquidez que garantiriam a devolução do total transferido”, disse Bava, quando confrontado com a utilização destes fundos fora da PT.

O investimento fora da empresa consta nos movimentos bancários da Rownya, o offshore de Bava na Suíça, que recebeu 8,5 milhões de euros da Enterprises Management Services, o alegado saco azul do Grupo Espírito Santo. A transação foi feita a 20 de janeiro de 2011.

Segundo o CM, foram investidos 7,9 milhões de euros em produtos estruturados apenas cinco dias depois. Uma semana depois, já com a verba reposta na conta, a offshore reinvestiu oito milhões de euros.

O antigo administrador da PT é acusado de ter recebido luvas no valor de 25,2 milhões de euros do GES, na altura chefiado por Ricardo Salgado. Bava diz que esse dinheiro lhe foi confiado a “título fiduciário”.

Salgado e Bava assinaram contrato em 2010 com BI de 2014, com a defesa a justifica que foi um “lapso de escrita”.

Segundo Ivo Rosa, o contrato que ambos dizem ter celebrado tem o dia 20-12-2010 como sendo a data de assinatura dos dois arguidos e que o Ministério Público diz ser ter sido falsificado.

Em sede de instrução ambos confirmaram que esse contrato, escrito em inglês e com o nome de agreement, destinado à aquisição de ações da PT, tinha sido celebrado nesse mês de dezembro de 2010 — contrariando a tese da acusação que diz que foi celebrado depois de novembro de 2014, quando o ex-primeiro-ministro José Sócrates foi detido, porque Salgado teria ficado “receoso” de ser descoberto.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais um grande patriota que usou Portugal como uma coutada para encher e fazer encher os seus próprios bolsos e os bolsos dos quadrilheiros a quem sempre esteve associado. Nunca foram os legítimos interesses do Portugal e o seu seu povo que orientaram a sua conduta. Portugal para eles não é país a defender mas a espoliar e extorquir. Que nas sentenças, se vierem a ser condenados, se lhes retire a todos a nacionalidade portuguesa e se lhes nacionalizem os bens, que a Portugal somente pertencem.

  2. É o que se pode chamar de bava e ranho 😉 e os portugueses que paguem! O dia mais feliz será quando Bavas, Granadeiros, Linos, Salgados, Berardos, Sócrates e outros, forem engaiolados finalmente, e se possível, que deitem fora as chaves das celas.

  3. 3 questoes
    Parece que normalissimo que um cidadao nacional tenha contas offshore, porque disso ja nem se fala, ou deixou de ser ilegal ?
    Que movimente milhoes, sem que isso seja branqueamento ou lavagem ?
    Recebeu e pagou imposto ? Tambem parece nao importar.
    Cambada

  4. Há que respeitar este Ilustre Condecorado (mais um), de uma idoneidade irrepreensível !…… mas enfim, já sabemos todos o que a casa (do poder)gasta !!!……….e de uma Justiça, cega só de um olho !

RESPONDER

Benfica empresta Caio Lucas ao Al Sharjah

O Benfica anunciou, esta quinta-feira, o empréstimo do futebolista brasileiro ao Al Sharjah, clube dos Emirados Árabes Unidos, que é válido por um ano e meio. "O Sport Lisboa e Benfica formalizou com o Al Sharjah …

Morreu o general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi …

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …