Bataglia fez novas revelações sobre Salgado e passa a arguido também no Monte Branco

Akademika / Wikimedia

Hélder Bataglia

Hélder Bataglia

O empresário Hélder Bataglia foi constituído arguido no processo Monte Branco, depois de ter sido novamente ouvido pelo Ministério Público. O “amigo” de Ricardo Salgado terá feito “novas revelações” contra o ex-presidente do BES.

Hélder Bataglia, que é também arguido no caso Operação Marquês, que implica ainda José Sócrates e o próprio Ricardo Salgado, tinha sido ouvido a 5 de Janeiro passado pelo Ministério Público.

O depoimento prestado foi considerado decisivo para constituir o ex-presidente do BES como arguido na Operação Marquês e o jornal Sol garante ainda que o empresário fez “novas revelações contra Salgado” no processo Monte Branco.

“Bataglia abriu o jogo e empurrou responsabilidades sobre parte do buraco do BESA para Ricardo Salgado”, escreve o semanário.

Em causa estão créditos concedidos pelo BESA (a filial do BES em Angola) sem as devidas garantias e que contribuíram para o prejuízo de cerca de 4 mil milhões de euros que levou ao encerramento do banco.

Bataglia foi um parceiro privilegiado do Grupo Espírito Santo (GES) em Angola, ao longo de mais de 25 anos, e tem, portanto, também um conhecimento particular dos negócios da família no país africano.

O Sol repara que, no seu testemunho, Bataglia “identificou inclusivamente aos investigadores do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) as offshores e os circuitos que terão servido para escoar o capital”.

Bataglia com Termo de Identidade e Residência

No seguimento deste depoimento, Bataglia foi constituído arguido no processo “Monte Branco”, sendo suspeito dos crimes de branqueamento, burla e fraude fiscal.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informa ainda, numa nota enviada à agência Lusa, que o empresário ficou com Termo de Identidade e Residência como medida de coacção.

O processo “Monte Branco” começou a ser investigado em 2011, na sequência de um outro inquérito, a “Operação Furacão”, tornada pública em 2005 e que investiga fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Bataglia é também arguido na “Operação Marquês” que tem no rol dos suspeitos o ex-primeiro-ministro José Sócrates, Armando Vara e Ricardo Salgado, que também é arguido no processo Monte Branco.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …

Países Baixos vão abater mais de 10 mil visons após suspeita de transmissão

As autoridades holandesas ordenaram o abate, a partir desta sexta-feira, de mais de 10 mil visons em unidades que fazem criação, depois da suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas. No passado dia 28 de …