Salgado apanhado no caso Marquês por milhões transferidos para Sócrates

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado foi constituído arguido na Operação Marquês esta quarta-feira. O antigo banqueiro é suspeito de ter corrompido o ex-primeiro-ministro José Sócrates, através de transferências para a conta de Carlos Santos Silva, para que este beneficiasse o Grupo Espírito Santo.

De acordo com a Procuradoria Geral da República (PGR), Ricardo Salgado foi constituído arguido e é suspeito da prática de “factos susceptíveis de integrarem os crimes de corrupção, abuso de confiança, tráfico de influência, branqueamento e fraude fiscal qualificada” no âmbito da Operação Marquês.

De acordo com o Diário de Notícias, o Ministério Público suspeita que mais de 17 milhões de euros encontrados nas contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates e alegado testa de ferro do antigo primeiro-ministro, tenham tido origem no Grupo Espírito Santo (GES). A SIC Notícias avançava ontem que foram encontrados mais de 20 milhões de euros suspeitos em contas de Santos Silva, e suspeita-se que grande parte tenha vindo de sociedades com ligação ao GES.

Já de acordo com o Expresso, que em abril de 2016 revelou o esquema do “saco azul” do GES no âmbito da investigação Panama Papers, a acusação defende que o ex-banqueiro deu ordens para serem transferidos 12 milhões de euros, entre 2008 e 2009, para Joaquim Barroca, dono do grupo Lena, através de contas suas na Suíça tituladas por dois offshores, a Markwell e Monkway.

Joaquim Barroca admitiu que essas contas foram usadas por Carlos Santos Silva, sendo que os 12 milhões de euros transferidos por ordem de Ricardo Salgado tinham como destino último José Sócrates. Os montantes, que terão servido para pagamento de luvas, tiveram origem em entidades do Grupo Espírito Santo, que o MP sempre disse ter beneficiado com o negócio da PT.

O jornal i relata que, enquanto acionista da PT, o GES terá sido um dos grandes beneficiários de todas as decisões tomadas por Sócrates no âmbito do negócio da PT com a Oi, nomeadamente “a venda da participação da Vivo à Telefónica e a compra de 22% da Oi por parte da PT, que ficou concluída em 2010 mas começou a ser negociada anos antes”.

Saco azul

O Ministério Público acredita que o ex-lider do Banco Espírito Santo usou Helder Bataglia, fundador da ESCOM, para fazer chegar o dinheiro ao então primeiro ministro. O Expresso relata que no ano passado, quando confrontado com as alegações, Bataglia afirmou que “as transferências foram feitas a partir da Espírito Santo Enterprises”, sem querer dar mais explicações.

O offshore Espírito Santo Enterprises, relata o semanário, é um alegado saco azul do Grupo Espírito Santo por onde terão passado 300 milhões de euros de pagamentos a destinatários não identificados e que, de acordo com os “Panama Papers”, foi criado em 1993 nas Ilhas Virgens Britânicas, tendo como presidente Ricardo Salgado e vice-presidente José Manuel Espírito Santo.

Neste momento, Ricardo Salgado é arguido em mais dois processos com projeção mediática: o Universo Espírito Santo, onde também é acusado de branqueamento, fraude fiscal qualificada e corrupção no processo de queda do Grupo Espírito Santo (GES) e o caso Monte Branco, que investiga a maior rede de branqueamento de capitais descoberta em Portugal.

O antigo banqueiro foi detido em julho de 2014 no âmbito da Operação Monte Branco. Entretanto, em dezembro de 2015, foi colocado em liberdade, depois de ter estado quase cinco meses em prisão domiciliária.

ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Chega o Verão e lá irá ele passar férias a Comporta, e o Sócrates talvez a Paris pra matar saudades… Same old shit ! E pagar os buracos causados, pagamos todos nós…

  2. Quando há lucros, os banqueiros são capitalistas e ficam com eles. Quando há prejuízos, os banqueiros são comunistas e o estado fica com eles (com os prejuízos). E o povinho, que paga, nem se apercebe, e até acha que é culpado, porque andou a viver acima das suas posses e porque teve hospitais e escolas de qualidade muito superior àquela que merecia!

  3. Detido? depois de ter estado quase cinco meses em prisão domiciliária?
    HAhA chamam a isto de prisão, só em Portugal é mesmo só para rir.
    Não sei como a comunicação social ainda vai nesta de chamar prisão a estas situações, enfim.

  4. “Apanhado”???? Apanhado como?? Está cá fora a gozar dos milhões que nos roubou!! A justiça não funciona!! É irrisoriamente fraquíssima com os fortes e fortíssima com os fracos!
    UMA VERGONHA!!!!

  5. “Apanhado”???!!! “Apanhado” era se estivesse lá dentro! Ele e outros que andam cá fora a gozar os milhões que nos roubaram e ainda roubam!!! Presunção de inocência? Se há provas qual é a dúvida? Mas não… só fazem manchetes mas saem SEMPRE impunes e com jeitinho ainda temos todos nós, os lesados pobres, o país, que pagar-lhes indemnizações monstruosas! Afinal a justiça portuguesa tem mesmo um preço!! E é irrisoriamente fraca com os fortes e fortíssima com os fracos. UMA AUTÊNTICA VERGONHA!!!!!!!!

  6. Sempre o Sócrates … !!!
    Mas esse gajo está sempre no centro dos furacões ?!
    E a pensar que o morto Soares tinha tantas esperanças nesse seu delfim…

  7. Claro, os mamões de direita é tudo gente séria, a começar por Dias Loureiro, Arlindo de Carvalho, Relvas, Portas,, Oliveira Costa, Duarte Lima, etc, etc, etc. Tudo gente boa… Ai, ai, haja paciência!

    • Aos senhores um bem haja.. E, antes demais deixem o ” clero ” trabalhar !
      Nos temos duas mãos! a direita embala e a esquerda ampara .
      Quero deixar aqui um elogio ao trabalho do Sr juiz : Carlos Alexandre . Que não tem mão a medir , tivesse ele mais e ainda reescreva o código penal dessa já obsoleta constituição portuguesa ; quem sabe uma ajuda do nosso “carrasco” tribunal constitucional.. E assim as nossas ‘mãos ‘ unidas a trabalhar para que Portugal volte a ser uma república, mais democrática ..boa noite

  8. E a lenga lenga continua… O dinheiro para a conta de Santos Silva e o suspeito afinal quem é quem é?
    O dinheiro para a conta de Joaquim Barroca mas o suspeito, quem é quem é?
    O dinheiro para a conta. ora deste ora daquele, mas o suspeito é sempre o outro…
    Mas então quando é que surge a acusação tão indispensável para condenarem o “outro”, único culpado de tudo o que é mau neste país? É o único alvo que interessa?
    O dinheiro na conta de Santos Silva é ilícito? Pois então prendam o Santos Silva!
    O dinheiro na conta de Joaquim Barroca é ilícito? Pois então prendam o Joaquim Barroca!

    • Sem duvida!
      Agora tente explicar isso a todos aqueles que, sem haver ainda nada de concreto, jä condenaram o homem.
      Este país tem andado nesta pouca vergonha há 2 anos. Nesse mesmo tempo só vi “indicios”, ” suspeitas”, uma procura doentia e desesperada de relacionar o homem com tudo o que é máfias, roubos, desvios, etc. Há dois anos que ando a ver um pasquim ordinário, em particular, numa feroz perseguição ao homem. Parece coisa de “Vendetta”.
      Tudo isto me cheira mal desde o principio. Aguardemos para ver o que vai acontecer.

        • Ó Torpedo, já percebi que você é daqueles que sabe tudo. Então faça um favor a todos nós contribuintes, PROVE!
          Se não prova nada mas apenas insinua com base no que lhe enfiaram na cabecinha dentro, então remeta-se ao silêncio e aguarde pelo veredicto, como eu faço.
          Realmente precisa de juizinho e alguma dose de humildade.

  9. Estamos a ser preparados para o veredicto final no caso Marquês:
    – O PROCESSO É ARQUIVADO POR TER PRESCRITO !

    Nesse dia Sócrates e Ricardo ainda pedirão uma indemnização ao estado, e todos nós como contribuintes, iremos pagar. Alguém tem orgulho nesta Justiça ?! Ou isto é propositado ?!

      • O “gostinho” especial que as pessoas têm de espezinhar, de humilhar. É tristemente fantástico! Dá-me vómitos este tipo de comportamentos.
        Acho graça, principalmente, á “insuficiência de tempo”. Ora francamente!
        Qual era a ideia? Era manter o homem infinatemente neste “chove não molha” vergonhoso? Como português, DISCORDO.
        Já reparou que, ao fim de dois anos, de concreto há ZERO? Claro que, se o senhor sabe algo que, quer a PJ, quer o Ministerio Publico, não saibam, então tenha a coragem de se assumir e divulgar! É que eu como contribuinte até lhe agradeço. Ou só se limita a “cuspir” para o ar?

RESPONDER

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …