A construção de uma base lunar está nos planos da Força Espacial norte-americana

U.S. Space Force

Logotipo Space Force

Pode não ser para já, mas a Força Espacial dos Estados Unidos está já a considerar a possibilidade de lançar as primeiras tropas no Espaço e estabelecer uma base lunar.

“Sim, em determinado momento, vamos colocar humanos no Espaço“, garantiu John Shaw durante uma conferência de imprensa, citado pelo Futurism. O líder do Comando Espacial dos Estados Unidos confirmou ainda que os humanos ao serviço da Força Espacial vão operar a partir de um centro de comando “em algum lugar do ambiente lunar”.

A notícia chega após a NASA e a Força Espacial norte-americana se terem unido formalmente, na semana passada, na execução de um conjunto de objetivos que vão desde voos espaciais até à defesa planetária.

Ainda assim, a base lunar está longe no horizonte: para além de o Espaço não ser o lugar mais habitável para os seres humanos, também há a possibilidade de substituir astronautas por robôs. No futuro, em vez de haver tropas na Lua, é muito mais provável que os robôs façam esse trabalho.

“Teremos muitos sistemas automatizados e autónomos a operar nas órbitas terrestre, lunar e solar nos próximos anos, levando a cabo atividades espaciais de segurança nacional”, disse Shaw.

A Força Espacial já está a estudar se é mesmo possível ter uma presença militar permanente na Lua, mas há muitos especialistas que se dividem quanto à questão de colocar corpos de astronautas da Força Espacial no Espaço nas próximas décadas.

“Permanecemos focados nos nossos comandantes em terra. Foi por isso que fomos ao Espaço, não porque estamos a lutar para controlar a Lua ou Marte, mas porque temos de assegurar que as capacidades espaciais estão lá para as pessoas no terreno”, afirmou o subcomandante da Força Espacial, o tenente-general David Thompson, há uns meses.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. acho muito prematuro, mas … temos de construir facto especial para proteger da radiacao cosmica.
    Ter muito cuidado na forma como vao construir as bases … vejo tudo muito a pressa… reunir paises e profissionais, alguns com conhecimentos, nao seria melhor….

RESPONDER

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …