Uma equipa de investigadores suecos criou um parafuso que promete reduzir os níveis de ruído até 50%.
O sistema, concebido principalmente para a insonorização de paredes e tetos com estruturas de madeira, tem como objetivo resolver o problema da má acústica. Ao contrário dos edifícios de betão, as construções de madeira são mais propensas a transmitir ruído e as soluções tradicionais de insonorização ocupam frequentemente muito espaço.
“Com o nosso parafuso, é possível instalar placas de gesso diretamente nas paredes, libertando espaço valioso no chão. Em alguns casos, um único metro quadrado de espaço pode valer milhares de euros”, diz Håkan Wernersson, investigador principal do projeto, citado pelo El Confidencial.
A inovação reside no design único do parafuso. Assemelha-se a um parafuso normal, mas com uma reviravolta – literalmente. Ele tem uma secção semelhante a uma mola no meio, que ajuda a absorver as ondas sonoras. Quando instalado, a ponta do parafuso é ancorada na estrutura de madeira, enquanto a cabeça permanece nivelada com a superfície da placa de gesso. Desta forma, as vibrações sonoras são amortecidas, impedindo a propagação do ruído.
Embora a comunidade científica já conhecesse este tipo de mecanismo, Wernersson salienta que a conceção patenteada e a sua aplicação são inteiramente novas.
O novo parafuso, chamado Sound Screw, é fácil de instalar. De acordo com os seus criadores, não requer ferramentas ou conhecimentos especializados, tornando-o acessível a qualquer um.
Os testes realizados num laboratório de som revelaram uma redução de nove decibéis em comparação com as paredes normais. Esta redução, segundo os investigadores, equivale a reduzir para metade o nível de ruído sentido.
“Nos edifícios de apartamentos multifamiliares, existem requisitos legais para o isolamento acústico. No entanto, nas casas unifamiliares, onde reside apenas uma família, esses requisitos não são muitas vezes obrigatórios. O nosso sistema seria uma excelente solução para reduzir o ruído entre divisões”, explica Wernersson.
Embora o Sound Screw ainda não esteja disponível comercialmente, Wernersson e a sua equipa fundaram uma empresa chamada Akoustos para o colocar no mercado. O interesse já está a crescer em países como o Japão, bem como na América do Norte e do Sul.
Os vizinhos devem usar os novos parafusos nas camas que rangem?
Ou serve para furar os tímpanos e deixar de ouvir o barulho?
Ou talvez para colocar na ração dos cães-ratazana, a ver se param de guinchar o dia todo (e à noite também).