Barreiras Duarte apresentou a demissão

PSD / Flickr

Feliciano Barreiras Duarte, secretário-geral do PSD

O secretário-geral do PSD apresentou, este domingo, a demissão do cargo ao líder do partido, numa decisão que diz ser “irrevogável”.

Num comunicado enviado às redações esta tarde, Feliciano Barreiras Duarte anunciou aquilo que há muito já se estava à espera: a sua demissão.

“Face à violência inusitada dos ataques e aos efeitos para mim e a minha família atingimos o limite e por isso apresentei ao presidente do meu partido o pedido irrevogável de demissão, tão irrevogável que já está concretizado, de secretário geral PSD”, pode ler-se na nota citada pelo Observador.

O agora ex-secretário-geral do PSD teve uma “semana complicada” e a imprensa já tinha avançado que Rui Rio estava à espera que Barreiras Duarte tomasse iniciativa de se demitir até este domingo.

Depois dos problemas com o currículo, conhecidas durante a semana, a nova polémica estalou este sábado, quando o Observador deu a conhecer que, durante os dez anos como deputado, entre 1999 e 2009, o secretário-geral do PSD usou a casa dos pais, no Bombarral, como a sua morada fiscal, apesar de viver em Lisboa. Desta forma, o subsídio de transporte e ajudas de custo eram calculados como se vivesse no distrito de Leiria.

Antes, o Sol levantou suspeitas de que Barreiras Duarte teria falsificado o seu currículo oficial, no qual incluiu nas notas biográficas o estatuto de visiting scholar da Universidade da Califórnia, em Berkeley, na qual nunca esteve.

No dia seguinte, o Observador revelou que o secretário-geral do PSD também teria mentido na tese de mestrado em Direito, na Universidade Autónoma de Lisboa, no qual usou o mesmo falso estatuto de professor convidado na universidade norte-americana.

Com a saída de Barreiras Duarte, a direção do PSD terá de propor um novo secretário-geral ao conselho nacional, o órgão máximo do partido entre congressos, que convocará uma reunião para a votação secreta.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Já ontem esta tarde!!
    Este parasita, além de mentiroso/mafioso, não tem a mínima dignidade nem qualquer vergonha na cara!
    Só o facto de ter sido secretario de estado do relvas já deveria ser sinal da “qualidade” do artista!
    O Rui Rio tem que ter muito cuidado com quem escolhe, pois escumalha como este “mestre” só o descredibilizam e não faltam parasitas mafiosos como este na PSD (e no PS!) à espera de atacar!…

  2. Coitadinho. Além de o terem obrigado a aldrabar no CV (com as respetivas implicações na obtenção de outros benefícios), também o obrigaram a mentir quanto ao domicílio fiscal… Não há uma alma caridosa que lhe dê os contactos da APAV?

RESPONDER

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …