Barreiras Duarte apresentou a demissão

PSD / Flickr

Feliciano Barreiras Duarte, secretário-geral do PSD

O secretário-geral do PSD apresentou, este domingo, a demissão do cargo ao líder do partido, numa decisão que diz ser “irrevogável”.

Num comunicado enviado às redações esta tarde, Feliciano Barreiras Duarte anunciou aquilo que há muito já se estava à espera: a sua demissão.

“Face à violência inusitada dos ataques e aos efeitos para mim e a minha família atingimos o limite e por isso apresentei ao presidente do meu partido o pedido irrevogável de demissão, tão irrevogável que já está concretizado, de secretário geral PSD”, pode ler-se na nota citada pelo Observador.

O agora ex-secretário-geral do PSD teve uma “semana complicada” e a imprensa já tinha avançado que Rui Rio estava à espera que Barreiras Duarte tomasse iniciativa de se demitir até este domingo.

Depois dos problemas com o currículo, conhecidas durante a semana, a nova polémica estalou este sábado, quando o Observador deu a conhecer que, durante os dez anos como deputado, entre 1999 e 2009, o secretário-geral do PSD usou a casa dos pais, no Bombarral, como a sua morada fiscal, apesar de viver em Lisboa. Desta forma, o subsídio de transporte e ajudas de custo eram calculados como se vivesse no distrito de Leiria.

Antes, o Sol levantou suspeitas de que Barreiras Duarte teria falsificado o seu currículo oficial, no qual incluiu nas notas biográficas o estatuto de visiting scholar da Universidade da Califórnia, em Berkeley, na qual nunca esteve.

No dia seguinte, o Observador revelou que o secretário-geral do PSD também teria mentido na tese de mestrado em Direito, na Universidade Autónoma de Lisboa, no qual usou o mesmo falso estatuto de professor convidado na universidade norte-americana.

Com a saída de Barreiras Duarte, a direção do PSD terá de propor um novo secretário-geral ao conselho nacional, o órgão máximo do partido entre congressos, que convocará uma reunião para a votação secreta.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Já ontem esta tarde!!
    Este parasita, além de mentiroso/mafioso, não tem a mínima dignidade nem qualquer vergonha na cara!
    Só o facto de ter sido secretario de estado do relvas já deveria ser sinal da “qualidade” do artista!
    O Rui Rio tem que ter muito cuidado com quem escolhe, pois escumalha como este “mestre” só o descredibilizam e não faltam parasitas mafiosos como este na PSD (e no PS!) à espera de atacar!…

  2. Coitadinho. Além de o terem obrigado a aldrabar no CV (com as respetivas implicações na obtenção de outros benefícios), também o obrigaram a mentir quanto ao domicílio fiscal… Não há uma alma caridosa que lhe dê os contactos da APAV?

RESPONDER

PSD e CDS dão as mãos para ganhar a Madeira (e fecham a porta ao Chega)

Esta quarta-feira, o PSD e o CDS fecharam a porta ao Chega no acordo de coligação autárquica na Madeira, que ambos os partidos assinaram no Funchal. No início deste mês, o líder do PSD/Madeira Miguel Albuquerque …

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …