Barcelona nas ruas. Porque “não temos medo”

Alejandro Garcia / EPA

Uma manifestação contra o terrorismo, convocada sob o lema “não temos medo” após os atentados na Catalunha, junta hoje, em Barcelona, milhares de pessoas, em resposta ao apelo das autoridades locais mas também do primeiro-ministro de Espanha.

Organizada pela Câmara Municipal de Barcelona e pelo governo regional da Catalunha, liderados por Ada Colau e Carles Puigdemont, respetivamente, a manifestação é secundada por concentrações noutras cidades, como Madrid, Valência, Alicante, Castelló e Vigo, com o mesmo lema e inicio à mesma hora, às 18:00 locais (17:00 em Lisboa).

O rei Felipe VI participa na manifestação, organizada após os atentados da semana passada, em Barcelona e Cabrills, onde morreram 15 pessoas, incluindo duas portuguesas, e mais de 100 ficaram feridas.

Em declarações aos jornalistas, aquando da convocação da manifestação, os dois dirigentes catalães convidaram todos os organismos de Estado, instituições e organizações sociais para se juntarem a esta iniciativa que, disseram, visa unir todos os cidadãos para levantar as suas vozes contra a atrocidade de ataques terroristas.

“Queriam-nos de joelhos na Rambla mas levantámo-nos e pusemo-nos de pé com mais força e com o grito de ‘não temos medo’ que já se ouviu em todo o mundo”, assegurou Puigdemont, que disse que a Catalunha “é um país da diversidade e quer que continuar a sê-lo”

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, juntou-se ao apelo pedindo, sexta-feira, a todos os espanhóis para participarem nas concentrações, manifestando o seu carinho pela Catalunha e a sua capital.

“Quero apelar a todos para participarem na manifestação de amanhã (hoje) em Barcelona. Com toda a sociedade catalã e toda a Espanha, voltaremos a dar uma mensagem de unidade e de rejeição do terrorismo e de carinho pela cidade de Barcelona“, declarou Rajoy numa conferência de imprensa.

Em Barcelona, o início da manifestação é nos Jardins de Gràcia, seguindo para o Paseo de Gràcia em direção à praça da Catalunha.

Em Madrid, a concentração terá lugar na Porta do Sol, em Valência na Praça do Município, em Alicante na Praça Muntañeta, em Castelló na Praça Maria Agustina e em Vigo na Calle Princípe.

Também este sábado, o jornal madrileno El País publicou um vídeo com depoimentos de apoio a Barcelona, que a chamou “Carta de amor de Madrid a Barcelona“.

Porque te quiero. Y no tiengo medo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 127 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …