Barcelona contratou empresa para difamar os seus próprios jogadores nas redes sociais

Alejandro Garcia / EPA

O Barcelona pagou a uma empresa que gere “contas-fantasma” nas redes sociais para difamar alguns jogadores. Nem Lionel Messi escapou às publicações.

A direção do Barcelona contratou a I3Ventures.sl, uma empresa especializada em criar correntes de opinião nas redes sociais. Numa notícia avançada esta segunda-feira pela estação espanhola Cadena SER, algumas das publicações desta empresa eram mesmo difamatórias em relação a alguns jogadores dos catalães, entre os quais Lionel Messi.

As publicações tinham como objetivo “proteger a imagem” do presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, e da restante direção. As contas nas redes sociais criadas pela I3Ventures.sl não são consideradas oficiais, embora sejam financiadas pelo Barcelona.

O Observador realça que alguns dos perfis desta empresa criticaram duas das principais figuras da equipa, Leo Messi e Gerard Piqué, e até mesmo ex-jogadores, Xavi e Puyol, e o antigo treinador do emblema ‘blaugrana’, Pep Guardiola.

Victor Font, candidato às próximas eleições no clube, e Joan Laporta, antigo presidente do Barcelona, foram outras duas personalidades visadas nas publicações destas “contas-fantasma”.

O Barcelona pagou quase um milhão de euros pelos serviços desta empresa, com os pagamentos a serem divididos em seis tranches “para que fossem pagos por diferentes departamentos” do clube.

De acordo com o jornal A BOLA, a Cadena SER divulgou também um dossier que comprova a veracidade das afirmações avançadas pelo órgão espanhol. As contas criadas são mencionadas num relatório enviado ao clube e tornado público pela rádio. O dossier está disponível para consulta online.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ao que isto chega. Aqui estão todos indignados por insultar um jogador no Barcelona (não é um clube qq) os próprios dirigentes do clube pagaram p/ insultar todos os jogadores!!!

  2. Ao que isto chega. Aqui estão todos indignados por insultar um jogador, no Barcelona (não é um clube qq) os próprios dirigentes do clube pagaram p/ insultar todos os jogadores!!!

RESPONDER

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …