Barcelona restringe circulação de carros com matrícula anterior a 2000. Multas podem chegar aos 500 euros

A partir desta quarta-feira, o início do ano 2020, Barcelona passou a ter uma Zona de Baixas Emissões (ZBE), onde está limitada a circulação dos carros mais poluentes. Quem não cumprir a restrição, será multado. 

Com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e de vida dos catalães, a câmara de Barcelona e a autoridade metropolitana local decidiram restringir o trânsito aos veículos mais poluentes mediante a criação de zonas de baixas emissões.

Os carros que podem circular na ZBE receberão um dístico identificador. Sem autocolante, ficam os veículos ligeiros de passageiros a gasolina com matrícula anterior a 2000, os veículos ligeiros de passageiros a gasóleo matriculados antes de 2005 e motocicletas ou ciclomotores que tenham sido comprados antes de 2003. Estes carros ou motas deixam de poder circular entre as 7h e as 20h, durante a semana. Ao fim de semana, feriados e durante a noite, a restrição fica sem efeito.

De acordo com o jornal catalão La Vanguardia, pode ser pedida uma autorização especial para circular na cidade durante o dia, mas esta é apenas concedida por um período de 24 horas e está limitada a dez dias por ano.

As estimativas da polícia apontam para uma redução de 50 mil veículos por dia na cidade e menos 15% de gases poluentes na atmosfera resultantes dos transportes.

Durante os primeiros três meses em que a medida estiver em vigor, os condutores vão beneficiar de uma espécie de moratória. Porém, a a partir de 1 de abril, o não cumprimento da restrição pode ser punido com uma multa, a partir de 1 de abril de 2020, entre 100 e 500 euros.

Um condutor pode acumular várias multas no mesmo dia, caso continue dentro dos limites da ZBE, passados 90 minutos de ter sido notificado, segundo o Conselho da Cidade. A fiscalização está a cargo da polícia e há 70 câmaras instaladas em diferentes partes da cidade para ler as matrículas.

A medida abrange toda a cidade de Barcelona e pelo menos uma parte dos municípios de Hospitalet de Llobregat, Cornellà de Llobregat, Esplugues de Llobregat e Sant Adrià de Besòs. De fora, nos arredores, ficam as zonas de las rondas, o barrio de Vallvidrera, o Tibidabo, Planes e a Zona Franca.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. mais uma ideia estupida.
    em portugal tambem fizeram isso
    mas vamos a um exemplo:
    temos 2 carros da mesma marca e com as mesmas caracteristicas. um é registado em 31/12/2000 (nao pode circular na zona, o outro é registado em 01/01/2001 e ja pode circular
    se ambos libertam o mesmo CO2 porque é que um pode circular e o outro nao?

    nao serao ideias estupidas?

    porque nao fiscalizam as viaturas que manda tirar o filtro de particulas? (sem este filtro a puluiçao é maior

    • Totalmente de acordo! Além disso, há carros posteriores a 2000 que poluem muito mais do que outros anteriores a esse ano. Estas leis nem sequer respeitam a cilindrada dos veículos. São leis cegas.

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …